Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Marketing Qual a diferença entre criar site, blog e landing page?

Qual a diferença entre criar site, blog e landing page?

Seu negócio precisa ter um ambiente virtual, descubra agora mesmo as diferenças entre criar site, blog e landing page.

por Time Construsite

Quem é proprietário de um negócio e quer criar um site começa a pesquisar várias informações na internet. Neste momento, são exibidos diversos termos que, muitas vezes, acabam causando confusão, principalmente naquelas pessoas que não tem muita experiência no assunto.

Uma das principais dúvidas é em relação às diferenças de criar site, blog e landing page. A partir de agora, explicaremos as características de cada um, como funcionam, pontos positivos, entre outras questões. Acompanhe!

Leia mais em: o que esperar da criação de sites em 2022

O que é um site?

Denominado também de website, um site nada mais é que um grupo de página em que você adiciona dados sobre o seu negócio, como serviços ou produtos. Além disso, é possível acrescentar informações correspondentes a contato e canais de comunicação.

O site é a ferramenta mais completa para divulgar o seu negócio na internet. Não é exagero dizer que ele é a base de tudo, especialmente porque permite construir várias estratégias de marketing digital.

Um site não pode ser desenvolvido de qualquer forma. Por isso, recomendamos contar com o apoio de um profissional ou de uma empresa que seja referência no assunto.

É importante ainda adquirir um domínio e assinar um servidor para que o seu site seja hospedado no ambiente online. Funciona como uma licença para que o seu portal se mantenha no ar para que outras pessoas encontrem o seu conteúdo na internet. Isso é indispensável.

Ao criar site, a sua empresa conquista diversos benefícios, como: ter um cartão de visitas digital, construir credibilidade, ser encontrado com facilidade no Google, marcar presença online 24 horas por dia, fortalece a marca, proporciona ótimo custo-benefício, entre outros.

O site também é confundido com um hotsite, que é uma página de menor proporção. Ele é desenvolvido para campanhas específicas e que permanecem no ar por um determinado período.

Você pode implementá-los em períodos sazonais, lançamentos de produtos e até em campanhas.

O hotsite é utilizado como uma ótima estratégia para eventos. É possível adicionar uma contagem regressiva para aumentar a expectativa da audiência. Para isso, utilize cores intensas e que chamem a atenção dos participantes.

Geralmente, o hotsite também é utilizado para calendários, programações e atividades interativas.

O que é uma landing page?

Provavelmente, você já acessou uma página na internet que solicitava alguns dados cadastrais, como nome e e-mail. Em troca, ela oferece algum conteúdo especial, como um curso ou um e-book com informações valiosas sobre um determinado tema. Essas características se referem a uma Landing Page.

Quando um visitante não identificado entra em contato com a sua marca e finaliza o cadastro, ele se transforma em um lead qualificado, isto é: o seu negócio tem informações suficientes para iniciar uma conexão com o usuário.

Você pode, por exemplo, construir campanhas de e-mail marketing e fazer com que ele fique mais próximo da marca. Assim, um novo relacionamento é construído, sendo possível influenciá-lo até na decisão de compra em um determinado produto ou serviço.

A construção de uma Landing Page traz diversos benefícios para um negócio, como: aumento médio na taxa de conversão, mensagem focada e segmentada, fácil de medir o resultado da campanha, mais liberdade de criação e design, possibilidade de mudar e testar a qualquer momento.

O que é um blog?

Originário do termo em inglês web logo, que em português é traduzido para “diário de rede”, o blog é uma das ferramentas mais utilizadas da internet.

No início, a ferramenta era utilizada como uma espécie de diário. Nela, os autores compartilhavam crônicas, poesias, descreviam suas viagens, experiências, entre outros temas.

Porém, com a evolução da internet, o blog se transformou em uma estratégia de marketing digital, especialmente quando ele é adicionado dentro de um site.

Isso ocorre porque os profissionais de marketing observaram que os conteúdos publicados no blog, denominados posts, poderiam trazer informações que seriam importantes para atrair potenciais consumidores para a página da companhia.

Outro ponto positivo é que o Google está a cada dia valorizando páginas que compartilham conteúdos de qualidade e oferecem uma ótima experiência para o leitor quando ele pesquisa um determinado termo ou palavra-chave.

Diante desse cenário, se você é proprietário de uma empresa, é fundamental ter um blog para conquistar boas posições no Google e atrair potenciais clientes para a sua página.

Se você é um profissional de contabilidade, por exemplo, pode compartilhar conteúdos como: dicas de contabilidade para pequenas empresas, erros de contabilidade que um negócio não pode cometer, entre outros.

Quando você ensina um profissional sobre um determinado tema, ele percebe o quanto de conhecimento tem sobre aquele determinado assunto. Se ele necessita de um serviço de contabilidade, as chances dele procurar pelas suas habilidades é maior.

Um blog traz diversos benefícios para a sua empresa, como: aumenta o tráfego do site, gera leads, constrói uma relação de confiança com os consumidores, oportunidade de se estabelecer como um líder do setor, aumenta o reconhecimento da marca e amplia sua lista de contatos.

Nunca é demais lembrar que, com a evolução da internet, há diversas ferramentas disponíveis para colocar uma página no ar, seja um site, blog ou landing page. Não é necessário ser um especialista em programação ou tecnologia para tirar a ideia do papel.

Para se ter uma ideia, em alguns casos, o projeto pode ser concluído em poucos minutos, sem ser necessário fazer grandes investimentos.

Agora que ficou mais fácil entender a diferença entre criar site, blog e landing page, veja como os criadores de site podem ajudá-lo a potencializar os resultados do seu negócio.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: