Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing Dicas de como otimizar o inbound marketing da sua empresa

Dicas de como otimizar o inbound marketing da sua empresa

Saiba com atrair os seus leads de forma eficiente e otimizada!

por Business Connection

O ambiente digital tornou-se um espaço muito utilizado pelo setor comercial, e a estratégia de inbound marketing é empregada de forma constante para garantir a atração de leads e transformação em clientes fidelizados e encantados.

Essa estratégia pode ser aplicada em diferentes segmentos comerciais, promovendo uma marca, um produto ou um serviço voltado para o mercado consumidor.

De maneira eficiente, mesmo que a médio e longo prazo, é possível se transformar em uma autoridade junto aos clientes.

A jornada de compra está dentro do escopo de inbound marketing, em que os leads são atraídos para o funil de vendas e passa pelo topo, pelo meio e pelo fim de um funil e em uma trajetória que visa garantir o sucesso comercial em todos os sentidos.

A otimização do inbound marketing pode ser destacada a partir de 8 pontos que podem ser aplicados às seguintes etapas:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender;
  • Encantar;
  • Reter.

Deste modo, vale aplicar a estratégia para destacar uma marca ou aumentar as vendas, sempre visando a satisfação do consumidor com fórmulas práticas, como criação de conteúdo atraente, chamando a atenção do cliente e proporcionando uma comunicação aberta e fortalecendo a confiança.

Aplique marketing de conteúdo de forma abrangente

As técnicas de atração podem ser incitadas a partir do marketing de conteúdo, ou seja, com materiais que possam ser publicados e tenham relevância ao que o lead procura.

Neste ponto é preciso ter atenção à qualidade do que se produz, pois é uma forma eficaz para mensurar o ROI (Return Over Investiment), ou seja, o retorno sobre o investimento empregado.

Há diferentes formatos que podem ser produzidos, e isso demanda um estudo prévio sobre o público-alvo que se pretende atingir. Sendo assim, podem ser materiais em forma de:

  • Blogs institucionais;
  • Infográficos;
  • Podcasts;
  • Vídeos publicitários.

Uma entrevista com um personal que atende em uma academia de natação zona norte que oferece o serviço pode ser reveladora para os pacientes que buscam especialistas de uma área específica de musculação.

De qualquer forma, é preciso entregar algo que seja relevante para estar presente nas plataformas da instituição ou organização e que sejam direcionadas ao público que se pretende atrair.

Aumente o tráfego orgânico com SEO

Quando uma empresa está iniciando um projeto de atendimento ao consumidor, pode ser que o plano de negócios não contemple um orçamento significativo para a divulgação.

Sendo assim, uma empresa de fabricação de máquinas industriais para B2B, condomínios e empreendimentos imobiliários como hotéis e pousadas pode investir pouco, mas centrado no público-alvo.

Isso pode ser feito por meio da aplicação da prática de SEO (Search Engine Optimization), que trata do uso de palavras-chave no marketing de conteúdo para que possam ser identificadas pelo algoritmo utilizado em plataformas de busca.

Essa é uma forma menos custosa, mas inteligente para se divulgar uma empresa. Porém pode ocorrer em um tempo maior para se garantir um posicionamento adequado nas páginas de busca.

Por isso é importante apostar em diferentes mídias para inserir a prática de SEO, ou mesmo disponibilizar parte do orçamento de uma campanha publicitária, mesmo que pequena, para anúncios nas plataformas digitais de busca, e também nas redes sociais.

Estabeleça uma conexão com CTA

Uma ferramenta de atração que tem um alcance amplificado e é possível envolver o CTA (Call To Action) junto ao lead é o e-mail marketing.

Um mailing pode ser adquirido de forma que se respeite a individualidade e a privacidade dos usuários de internet.

Para isso, basta disponibilizar um formulário de pesquisa, para que assim possa ser preenchido com dados simples de contato, como:

  • Endereço de e-mail;
  • Nome completo;
  • Faixa etária;
  • Interesses específicos;
  • Telefone para contato.

Com esses dados em mãos, é possível estipular se um cliente busca o portão residencial preço ou está interessado em projetos e maquinários voltados para o setor industrial.

Tudo vai depender das finalidades da empresa, e o que ela oferece para o público-alvo. Isso deve ser estipulado desde o princípio, dentro do plano de negócios comerciais desenvolvido de forma apropriada por empresários e empreendedores.

Aproveite a versatilidade das redes sociais

As redes sociais são fundamentais para empregar a estratégia de inbound marketing de uma forma abrangente.

É possível colocar postagens significativas dentro de uma linha do tempo de diferentes usuários, conforme os interesses apontados dentro da própria rede social em que está estabelecido, assim como a empresa que investe na versatilidade desse mundo dinâmico.

Uma empresa de monitoramento de fauna pode se destacar com postagens direcionadas para pessoas interessadas em segmentos como administração e economia.

Mesmo assim, uma publicação pode ser de interesse de outras pessoas, e ser compartilhada para um maior número de pessoas.

Portanto, é essencial entender como as redes sociais funcionam, pois cada uma tem uma proposta diferente, voltada a públicos distintos e que devem ser respeitados para se encaixar nos moldes aplicados.

Engajamento pode atrair novos leads

Aliás, o engajamento dos usuários pode ser fundamental para a atração de novos leads, proporcionando uma amplificação da rede em forma de comunidades em torno de uma marca, um serviço ou um produto específico.

As palavras-chaves entram como parte do engajamento, com o uso de hashtags (#) nas redes sociais para identificar quem faz parte de um mesmo grupo com interesses específicos.

As empresas que prestam serviço de interfone com camera para condominio podem estar associadas a grupos hoteleiros, estabelecimentos comerciais voltados para a alimentação, como bares, restaurantes e lanchonetes, entre outros empreendimentos, inclusive do setor da construção civil e industrial.

Os leads que passam para clientes podem, inclusive, se tornarem divulgadores de forma orgânica, promovendo negócios de terceiros, desde que passem pela jornada de compra e experiência completa e satisfatória.

Apresenta-se como autoridade nos assuntos

Para garantir o emprego de SEO e o engajamento ser bem aproveitado, é preciso que as empresas se apresentem como autoridades sobre um assunto que domina. Ou vários, no caso de marketplaces e e-commerces que trabalham em parcerias comerciais.

A questão da autoridade é uma fórmula recorrente junto ao algoritmo das plataformas de busca, pois é levado em consideração os cliques por página, ou em um site específico. Isso determina o posicionamento e a relevância sobre o assunto a ser pesquisado.

Dessa forma, se um escritório que trabalha em galpões de lona para armazenagem de áreas urbanas e terrenos para o setor da construção civil, é necessário disponibilizar materiais que sejam relacionados ao assunto.

Isso inclui entrevistas com especialistas, divulgação de artigos técnicos e disposição de vídeos que mantenham os tópicos que são levados em consideração quando se trata de autoridade.

Ofereça conteúdos gratuitos para atrair leads

As iscas virtuais são empregadas em diferentes formatos quando se trata de atração de leads e encaminhamento para a jornada de compra.

Muitas empresas apostam em materiais que associam a marca a um produto ou serviço. Antes, porém, é oferecida uma pílula que pode ser utilizada como experimento, ou para aprofundar o conhecimento.

Para um serviço de paisagismo e conhecer qual preço de gas para geladeira, é preciso identificar as condições do local.

Isso pode ser apresentado por meio de um webinar, ou então da distribuição de e-books após a disposição dos dados para formação de um mailing digital.

Os conteúdos gratuitos devem ter uma proposta de aproximação entre empresa e lead, com a possibilidade de apresentar produtos e serviços de forma abrangente, e que se encaixe dentro das soluções e propostas que o consumidor procura.

Não esqueça de fazer o remarketing

Os resultados obtidos por meio do inbound marketing tratam da gestão de relacionamento com o consumidor, o que permite a aplicação de software CRM (Customer Relationship Management) para manutenção do foco e de longa durabilidade.

A facility serviços terceirizados de investimento que pode ser adaptado ao tamanho da empresa que a contrata, permitindo a automação no relacionamento com o cliente, permitindo até mesmo o remarketing de serviços que podem ser oferecidos continuamente.

Até mesmo produtos que são vendidos de forma contínua dependem do remarketing, levando em consideração que muitos clientes são ocupados e podem deixar passar uma oportunidade de negócio oferecida pela empresa em questão, ou podem ser abordados por uma concorrente.

Assim, o relacionamento e fidelização são cruciais e podem ser feitos por meio de uma assinatura de newsletter, ou indicação de ofertas e promoções que possam ser de interesse do cliente, seja ele fidelizado ou em estado de lead.

Vale destacar que o trabalho é árduo, demanda paciência e tempo, mas os resultados compensam e, para ambos os lados, tanto para o empresarial quanto para o consumidor, a satisfação é garantida.

Caso apareça algum ruído na comunicação, é possível retornar até determinado ponto e identificar o que precisa ser corrigido ou melhorado.

Afinal de contas, o inbound marketing trata da atração e retenção dos clientes, sendo empregado por uma empresa de pequeno porte ou uma corporação de alcance global.

Autor:

Business Connection | Parceiro Construsite Brasil
Com a intenção de disseminar informações relevantes em relação à esse universo, surgiu o blog Business Connection. Através de dados importantes, últimas inovações e novidades do mercado, o site deseja te manter por dentro desse mundo, contribuindo também com diversas dicas sobre negócios.
Outros posts feitos por Business Connection

Comentários:

Orçamento por WhatsApp