Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Dicas de como fazer um teste de velocidade do site

Dicas de como fazer um teste de velocidade do site

Para uma empresa é muito importante o cliente ter uma boa experiência ao buscar informações online sobre ele. Entenda como a velocidade do carregamento influencia!

| Atualizado em
por Equipe Melhor Plano

É fundamental, para quem tem um site, que o acesso a ele seja simplificado.

Por exemplo, pessoas que trabalham com e-commerce não querem que os clientes desistam de concluir a compra por causa do carregamento lento demais.

O mesmo ocorre para artistas com portfólios, lojas clínicas, ONGs e outros estabelecimentos que precisam ter acesso fácil a informações.

Para um negócio é muito importante então o cliente ter uma boa experiência ao buscar informações online sobre ele.

Além de ser benéfico para sua identidade online, também faz com que você atinja mais pessoas que estão buscando conteúdo como o seu.

Com um simples teste de velocidade, é possível determinar a responsividade de sua página, alterando o que for necessário para facilitar a difusão de informações.

Por que ter um site para seu negócio?

Qual a função de um site? Para um negócio em que você vende produtos, ter o catálogo online é uma forma de atingir muito mais clientes com baixo custo.

Outra possibilidade é aproximar a informação de quem precisa: é o caso por exemplo de médicos, hospitais, ONGs, serviços essenciais e outros que precisam ter todo seu conteúdo facilitado para ajudar.

Prestadores de serviços autônomos também se beneficiam de uma presença digital. Dessa forma, podem se apresentar para novos clientes, colocar referências de trabalho e até formulário de contato, o que facilita a comunicação com potenciais clientes.

E fazer um site não precisa ser uma tarefa complexa. Com uma ferramenta de construção como a da Construsite Brasil, você pode criar o seu de uma forma simples, rápida e efetiva.

Além de poder escolher design e formatação do site você também garante a estabilidade da conexão e servidores de qualidade. Assim seu site fica sempre acessível e você não precisa se preocupar com a manutenção.

Ao escolher sua hospedagem busque saber como é o suporte. Ou seja, qual é o tipo de equipe preparada para ajudar você a resolver os problemas.

Para facilitar a disseminação de informações, você deve garantir que o site será responsivo e poderá ser visualizado em qualquer plataforma, não importa o tamanho da tela ou a resolução, todos os usuários podem ver tudo que você quer passar online.

Por que um site rápido?

Muitas pessoas se perguntam qual é a diferença entre um site que tem otimização de velocidade e um site comum.

A diferença é muito importante: se as informações não carregam com eficiência, isso desestimula o potencial cliente. Enquanto isso, se o conteúdo é facilmente acessível, ele permanece na página.

Principalmente para os sites que possuem múltiplas páginas, como é o caso por exemplo do e-commerce, é fundamental que o cliente não tenha dificuldade de passar entre um conteúdo e outro.

Prejudica sua experiência de comprador na loja, o que acaba sendo negativo para a marca.

Como saber a velocidade de seu site?

Muitos usuários ainda não sabem se sua página está preparada para um carregamento rápido, mas existem ferramentas que podem ajudar nesse processo.

Você mesmo pode checar esses dados e determinar que mudanças devem ser feitas.

Uma das ferramentas disponíveis é o Google Pagespeed, em que você coloca a URL do seu site e faz uma busca de quanto tempo é necessário para abri-la, além de detectar quais funções podem estar atrapalhando.

Outra ferramenta interessante é o site Minha Conexão. Responsável pelo teste de redes móveis e a cabo por todo o Brasil, o site permite que o usuário avalie tanto sua rede quanto a média dos servidores de sua região.

Para quem sobe com frequência arquivos em seu site, analisar as taxas de upload é importante.

Se o plano contratado não for o suficiente para a manutenção do site, pode ser hora de alterá-lo. Para isso, é importante utilizar um comparador de planos de internet e escolher o que seja ideal para seu negócio.

Como otimizar seu site

Existem algumas técnicas que podem ser aplicadas para auxiliar seu site a carregar mais rápido. Com algumas pequenas mudanças, o acesso é mais simples!

  1. Evite arquivos pesados

Pode parecer óbvio, mas a principal causa de carregamento lento é a sobrecarga de arquivos.

Ao utilizar imagens, prefira formatos menos pesados e não deixe arquivos inutilizados no seu servidor. Arquivos . JPEG e .PNG são mais eficientes.

Vídeos, áudios e outros formatos também podem sobrecarregar a conexão. Se forem parte de seu site, opte por compressão de arquivos, o que ajuda muito.

  1. Menos é mais

Ainda que a internet esteja repleta de funcionalidades e recursos para seu site, avalie quais são realmente benéficos.

Instalar múltiplos plug-ins, layouts elaborados demais, arquivos em HD e recursos em flash, por exemplo, comprometem mais a banda de seu servidor de hospedagem.

  1. Atente para seu servidor

Quando o usuário contrata um serviço de hospedagem, deve analisar a qualidade e a responsabilidade do mesmo.

É importante atentar para a garantia da empresa de múltiplos servidores dedicados, o que garante a estabilidade de seu site.

  1. Evite redirecionar

Se um usuário precisa percorrer diferentes páginas para acessar seu site, isso faz com que o carregamento seja mais lento.

É vantajoso evitar que isso aconteça, mas, caso seja necessário, como é o caso de usuários mobile, opte por redirecionamentos HTTPS.

  1. Faça sempre diagnósticos

A melhor forma de estar atento à velocidade de carregamento do seu site é checando com frequência.

Acessando uma ferramenta de análise, você pode ter um panorama de seu site e diagnosticar rapidamente possíveis alterações.

Sites rápidos ampliam o acesso

Seja pela dificuldade em conectar a sites pesados por dispositivos móveis ou simplesmente porque sites lentos sobrecarregam a rede do usuário, manter seu site otimizado é fundamental.

Isso garante melhor experiência do cliente, acessibilidade do conteúdo e mais acessos.

Saiba mais sobre a criação de sites profissionais!

Autor:

Equipe Melhor Plano | Parceiro Construsite Brasil
O Melhor Plano é uma startup especializada em comparação de planos de telefonia no Brasil, de forma imparcial e transparente. O site compara planos empresariais, individuais e planos para uma família com até 5 linhas, do tipo controle e pós-pago, além de internet banda larga, tv, fixo e combos. Para mais informações, visite https://melhorplano.net
Outros posts feitos por Equipe Melhor Plano

Comentários: