Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual / Marketing Dia dos pais 2019: crie estratégias para o seu negócio

Dia dos pais 2019: crie estratégias para o seu negócio

Ainda dá tempo de entender as vontades do consumidor e convencê-lo de que a solução oferecida pela sua empresa é a com mais benefícios. Não perca tempo!

| Atualizado em
por Lays Xavier

O dia dos pais é uma data comemorativa muito forte no Brasil

Para essa data, muitos consumidores aproveitam para ir às compras e a sua principal motivação está nos descontos oferecidos e na quantidade de produtos que é disponibilizada para esse público. 

Essa é uma ótima oportunidade para as lojas virtuais aproveitarem. 

Obter mais informações sobre esse público será uma ótima maneira de desenvolver estratégias para atrair quem está em busca do presente ideal.

De acordo com a pesquisa realizada pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, cerca de 50% dos consumidores irão com certeza presentear seus entes queridos e outros 14% ainda não se decidiu a respeito.

Ao questionar os consumidores que não pretendem presentear, se algo poderia os fazer mudar de ideia, muitos disseram que sim, destacando os preços e promoções como motivadores. 

Entenda como esses consumidores se relacionam com as lojas e os produtos e veja como eles encaram essa data comemorativa para criar as melhores estratégias para o seu negócio. 

Lojas físicas e lojas virtuais disputam a atenção do consumidor

A cada ano que passa, a atenção do consumidor se divide mais. Ao observar números de 5 anos atrás, é possível observar que a maioria dos consumidores não optaria pela compra online.

Essa realidade vem mudando com o passar dos anos. Com o avanço tecnológico, verificar se uma loja é confiável passou a ser um processo muito mais simples. 

A segurança verificável e o fato de parte dos jovens que cresceu tendo acesso à internet adquirirem poder aquisitivo, está tornando as lojas virtuais cada vez mais competitivas

Ainda que as lojas físicas tenham um maior volume nas buscas, cerca de 24,8% dos consumidores buscam informações sobre o produto e já realizam a compra do presente para o dias dos pais 2019 no próprio ambiente virtual. 

Aproximadamente 12% dos consumidores, faz pesquisas em lojas físicas para ver o produto e experimentar, mas acabam finalizando a compra em lojas online. Esse processo também ocorre de forma inversa, sendo que 28% pesquisam na loja virtual e acabam adquirindo em lojas físicas. 

Consultar a internet já se tornou um hábito para vários consumidores. 

Indicações sobre os produtos ou serviços, a média de preços e os comentários de outros usuários que já adquiriram a solução pesquisada são fatores decisivos na mente do usuário. 

Por essa razão, não estar inserido no ambiente virtual é o mesmo que estar perdendo vendas e reconhecimento. 

Estar ausente do ambiente virtual, é diferente de não terem pessoas falando sobre a sua empresa no universo online

Isso acontece já que um atendimento realizado com descaso e que gere a insatisfação do cliente, poderá fazer com que ele divulgue o nome de uma empresa negativamente, sem que os gestores saibam o que está acontecendo. 

Uma ação desse tipo, apesar de se desenvolver no ambiente virtual, terá consequências para a empresa no mundo real. 

Quando um usuário buscar por comentários sobre o local e encontrar avaliações negativas, ele desanimará de frequentar o estabelecimento, ocasionando na diminuição do retorno da empresa.  

A empresa que está inserida no universo online poderá ver a situação e pensar em soluções para resolvê-la da melhor forma, não ficando prejudicada. 

Leia o post: Ausência no meio digital é prejudicial a minha empresa? e veja mais sobre o assunto. 

Além da escolha do local de compras, a pesquisa analisou também questões como: os produtos que serão comprados, quem receberá a compra e mais. Confira!

Quem presentear 

Como é de se esperar, a maior parte das pessoas irá comprar presentes para os seus pais, porém, os sogros, maridos e avôs também possuem grande representatividade para a data comemorativa. 

Principais categorias de produtos

Os produtos que os consumidores mais pretendem comprar são relacionados a moda e acessórios. 

Em segundo lugar estão eletrônicos, seguidos por produtos de beleza e saúde que ocupam a terceira posição.

Para se mais específico, 44,8% pretendem comprar roupas, 32,9% presentearão com perfumes e 30,1% com algum tipo de acessório. Os demais produtos possuem representações menores. 

Já encontraram o presente ideal?

O que surpreende é o fato de a menos de duas semanas do dia dos pais, muitos consumidores ainda não realizaram a compra, apesar de já terem pesquisado e se programado para isso. 

Apenas 25,5% começou a pesquisar ou realizou a compra com semanas de antecedência. A maior parte dos consumidores começou a se movimentar a partir da segunda semana. Outros afirmaram que esperarão até a semana final para realizar as compras. 

Estes consumidores estão em buscas de melhores preços e promoções, criando a oportunidade para que estratégias sejam desenvolvidas. 

Estratégias para o dia dos pais 2019

Que tal um sorteio?

Como os consumidores estão dispostos a realizarem compras na data, aproveite!

Para se tornar atrativo e ser escolhido em meio a tantas opções, é necessário que o seu negócio tenha um diferencial

Apostar em sorteios para compras realizadas nessas datas é uma ótima ideia. 

Imagine: você compra o presente para o seu pai e ainda concorre a mais um item da loja, ou quem sabe a um valor em produtos.

O presente seria comprado de toda forma, quando aparece a oportunidade de um benefício, o consumidor se sente motivado a escolher a sua empresa. 

Brinque com o clichê

Os presentes mais comuns são as meias e gravatas, isso porque crianças não temos muita condições de investir em presentes mais elaborados. 

Brinque com essa situação. 

Use, por exemplo, a ideia de que os pais merecem presentes tão legais quanto ele é, ou, que a pessoa que sempre se dedicou a você merece a retribuição desse carinho e ofereça o seu produto. 

As oportunidades são várias, abuse da imaginação para criar estratégias atrativas que se enquadrem em seu negócio. 

A base para a criação de estratégias é o conhecimento sobre o assunto. Sabendo as informações de como os consumidores estão agindo você pode adaptar situações para o seu negócio de forma que ele se torne muito mais interessante. 

Não perca mais tempo, prepare o seu negócio para essa data e convença os consumidores que ainda não encontraram o presente ideal. 

Saiba também como ter um site que atenda os seus clientes e coloque a sua empresa em destaque, baixando gratuitamente nosso infográfico: 10 passos para criar um site vendedor

 

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: