Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual Devo criar uma loja virtual ou Marketplace?

Devo criar uma loja virtual ou Marketplace?

Conheça quais são as vantagens e desvantagens de ambos e saiba como fazer a escolha certa!

| Atualizado em
por Time Construsite

Mesmo durante uma crise, o comércio online continua crescendo. Cada vez mais pessoas compram na internet e cabe ao empreendedor adotar um canal nesse meio. Mas aí reside uma dúvida: criar sua loja virtual ou estar num marketplace?

É necessário tomar uma boa decisão entre os dois para não perder o lucro desse mercado. Segundo dados da ABComm, o crescimento nas vendas online foi de 68% em 2020, com 301 milhões de pedidos feitos nesse ano.

Dessa forma, você não pode perder tempo. Para te ajudar, aqui vão as vantagens e desvantagens de ambos!

Site para vender online: entendendo como funciona a loja virtual para o seu negócio

Quando se pensa em comércio online, as pessoas logo pensam na loja virtual.”

Loja virtual ou e-commerce se trata de um site para vender online, feito unicamente para a empresa que vende. Aqui, são oferecidos apenas os seus produtos ou serviços online, não havendo compartilhamento com outros negócios.

É a opção mais indicada para quem já apresenta loja física, pois se trata de uma expansão dos negócios. O site apresenta a sua identidade visual, domínio próprio e total independência na administração do e-commerce.

E quais são as vantagens mais relevantes de uma loja virtual? E as desvantagens?

As maiores vantagens de uma loja virtual para o seu negócio digital

Ao optar por ter um site para vender online, você consegue as seguintes vantagens de uma loja virtual:

  • Autonomia: você tem um domínio próprio e uma plataforma para vendas apenas sua, sem estar sujeito às regras de outros. Além disso, não precisa pagar comissão por venda ao criador do site;

  • Maior personalização: no site, você tem total liberdade para personalizar o layout e as funcionalidades. Enquanto isso, no marketplace, você está preso ao layout do mesmo;

  • Imagem mais profissional: o potencial de vendas da loja virtual é muito maior, já que é um canal de vendas mais profissional na visão do público;

  • Menor custo de manutenção: a loja virtual não requer os mesmos custos da loja física, como manutenção de espaço físico, de equipamentos, estoque e por aí vai;

  • Integração com outros canais: é mais fácil de integrar outros canais de venda e de atendimento numa loja virtual do que num marketplace.

E quais são as maiores desvantagens da loja virtual para o seu negócio digital?

Mesmo com as vantagens, a loja virtual ainda tem pontos negativos:

  • Necessidade de investimento: há um custo inicial para contratar um profissional que realize a criação do site. Contudo, existem sim opções acessíveis no mercado;

  • Dificuldade em gerar tráfego: é necessário investir em SEO e anúncios para atrair novos clientes, pois isso irá de médio a longo prazo;

  • Envio de produtos: você não contará com a estrutura do marketplace para envio dos produtos.

Plataformas para vender online: entendendo como funciona o marketplace para o seu negócio

Diferente do e-commerce, plataformas para vender online vivem da economia compartilhada, que tem maior alcance na internet.”

O marketplace se trata de uma plataforma que reúne vários vendedores e empresas, como se fosse o shopping do meio digital. Nele, você divide espaço com outros vendedores e paga uma comissão por venda realizada na plataforma.

O grande destaque das plataformas para vender online é que promovem um alcance maior ao seu negócio. Afinal, marketplaces atraem variados clientes, sem uma grande campanha de marketing sua.

Dessa forma, é a opção mais indicada para empreendedores menores ou pequenos comerciantes. Contudo, há de se considerar a comissão que vai ser cobrada em suas vendas online.

Mas enfim, quais são as vantagens do marketplace? E as desvantagens?

As principais vantagens do marketplace para o seu negócio

Ao adotar esse canal para vender online, você obtém os benefícios do marketplace:

  • Maior alcance: você pode ser encontrado por milhares de clientes que constantemente visitam o marketplace;

  • Menor gasto com marketing: pelo mesmo motivo anterior, o gasto com marketing digital é menor, já que o marketplace possui um público consolidado;

  • Menor gasto com criação de site: sem a necessidade de site, não existem os custos com criação;

  • Otimização SEO: as plataformas para vender online já são otimizadas para os mecanismos de busca.

E quais são as desvantagens do marketplace?

Devido à sua estrutura, o marketplace também pode ser desvantajoso:

  • Falta de independência: você deve seguir as regras e pagar as comissões da plataforma para continuar vendendo nela;

  • Falta de personalidade: não há espaço para personalização visual no marketplace. Dessa forma, não há outra maneira de se destacar sem ser pelo preço ou pelo produto/serviço online;

  • Concorrência: há um número maior de concorrentes diretos no marketplace e você não tem como se destacar, fora o preço.

Criar uma loja virtual ou ter conta num marketplace?

A verdade é que os dois modelos de negócio apresentam diferentes objetivos. O marketplace é um espaço que pode fornecer alcance, o que é ideal para um negócio em fase inicial ou para testar produtos.

Já a loja virtual é a melhor opção para uma empresa que busca se consolidar no mercado. Afinal, por meio dela, você cria a sua identidade visual e tem total autonomia para administrar o seu negócio.

Mas com quem criar a loja virtual, de forma a ter menos custos com a criação de site?

Conte com a Construsite Brasil para criar a sua loja virtual

Para vender online, a melhor opção é a Construsite Brasil. Somos uma agência com 17 anos de experiência, tendo feito inúmeros projetos de lojas virtuais para diferentes segmentos do mercado. Conosco, você tem recursos como:

  • Layout personalizado, funcional e também responsivo;

  • Diferentes recursos para e-commerce, como meio de pagamento, controle de estoque, cálculo de frete automatizado e muito mais.

Por fim, nós trazemos um gestor integrado, o que permite que, mesmo sem experiência, você tenha total controle do negócio digital.

Então, se você já entendeu que criar uma loja virtual é a melhor opção, saiba mais sobre nossos serviços. Preencha o formulário abaixo para podermos entrar em contato com mais informações!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: