Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Tudo sobre o desenvolvimento de website para sua empresa

Tudo sobre o desenvolvimento de website para sua empresa

Criar um site profissional é o primeiro passo para seu sucesso online. Ele é responsável por te tornar a primeira opção entre os concorrentes.

| Atualizado em
por Time Construsite

A criação e manutenção de site é muitas vezes subestimada. O serviço de desenvolvimento de sites gratuito é ótimo para pequenas empresas, mas peca em pontos que o desenvolvimento de website profissional não perca.

O resultado de um site gratuito é má otimização e construção pobre de páginas. Quando se observa um site profissional, você nota a mão de uma equipe preparada para desenvolvimento de sites profissionais.

Você quer ver a diferença? Então prossiga com a leitura e veja como funciona o desenvolvimento de website!

Quem está por trás do desenvolvimento de sites profissionais?

Plataformas DIY (Do It Yourself) foram uma ótima ideia para democratizar a criação de sites pequenos e pessoais. Contudo, quando falo de um site corporativo, é importante ter a mão de profissionais envolvida.”

Antes de tudo, longe de mim duvidar que faça um bom trabalho em plataformas DIY. Contudo, há uma diferença enorme entre você ter um bom tato para criação de sites e existir uma equipe cheia de diferentes profissionais gabaritados.

Por trás do desenvolvimento de sites profissionais, há uma equipe composta por:

  • Web designer para desenvolver um bom layout que atenda a sua identidade visual;
  • Programador que torne esse layout funcional online;
  • Redator para criar, revisar e arquitetar o conteúdo do seu site;
  • Analista de suporte para lhe orientar no uso do site ou até mesmo garantir seu treinamento;
  • Entre outros.

São eles que participam das etapas a seguir no desenvolvimento de sites!

Como funciona o desenvolvimento de website para sua empresa?

Para o desenvolvimento de sites ocorrer com sucesso, nossa equipe passa por várias etapas bem planejadas. É pelo cumprimento de cada “degrau da escada” que conseguimos obter um site profissional.

Veja agora as etapas do serviço de desenvolvimento de sites!

1. Entendimento do cliente (montagem do Briefing)

Antes de tudo, precisamos conversar com o cliente para entender o que ele busca em nosso trabalho. É momento de entender suas necessidades e desejos, de forma a melhor montar o layout, os menus, os botões, o design, o conteúdo, etc.

Além disso, estudamos pontos como:

  • Sua concorrência;
  • Seu público-alvo;
  • Seu segmento de mercado.

Por fim, montamos um mapa do site, de forma que entenda o que será feito.

2. Definição da plataforma CMS

CMS, ou Content Management System, é um software montado para editar e criar conteúdo para seu site. É uma ferramenta mais intuitiva para desenvolvimento de sites, que traz um código “Open source”, o que reduz custos.

Basicamente, é o painel de controle do seu site. Alguns exemplos de CMS são WordPress, Drupal, Joomla e Liferay.

A Construsite Brasil tem plataformas gerenciáveis que se adequam as necessidades do seu negócio, fale com um especialista e confira!

3. Conceito gráfico das páginas (Layout)

É hora de montar o layout que será utilizado em todas as páginas do seu site. O layout deve ser bem pensado, de forma que comunique os seus valores, interesses e identidade visual.

Nisso, pensamos em detalhes como:

  • Cores;
  • Elementos;
  • Grafismos;
  • Logo;
  • Formas;
  • Tipografia;
  • Etc.

Por fim, partimos para o uso de imagens profissionais, desenvolvimento de banners, background, estrutura do menu, sequência de navegação, etc.

3.1. Diagramação do conteúdo

Após finalização do layout, entra um grande serviço de desenvolvimento de sites: diagramação. É momento de definir as informações que farão parte de cada página e quantas páginas serão necessárias.

4. Front-end para o site

Então é hora de passar todas as informações gráficas para a linguagem web HTML 5. Com isso, começa-se a montar o corpo do site dentro da plataforma CMS, de forma que se torne um site funcional.

5. Testes finais do site

A última etapa na criação e manutenção de site é o teste dos recursos do mesmo. Dessa forma, é possível observar possíveis falhas no layout ou mesmo falhas dentro do código HTML.

Alguns dos recursos que são averiguados são:

  • Interação do usuário, como caixa de comentários, e-mail, compartilhamento nas redes sociais;
  • Navegação entre páginas e linkagem, de forma que não haja links quebrados ou perdidos;
  • Entre outras coisas.

5.1. Certificado de segurança

Para um site ser considerado confiável, ele deve possuir o prefixo https na URL. Para isso, nós implementamos o certificado SSL, entre outros selos de segurança!

Quais são os aspectos vitais de um site profissional?

Para saber que realizamos um bom trabalho com seu site, nós averiguamos detalhes que consideramos vitais. Eles são:

Consistência de marca

O novo site deve corresponder à sua marca, transmitindo exatamente o que é e o que faz o seu negócio. Isso já é pensado na elaboração do layout e é posto em prática nos testes finais.

Design responsivo

Após pensar na diagramação do conteúdo, é inevitável não pensar no design responsivo. Segundo o Google, 61% dos usuários retornam a um site responsivo em que tiveram problemas para acessar do que a um site não responsivo.

Experiência do Usuário (UX)

O usuário deve ter facilidade para usar e “passear” pelo seu site. Isso é a Experiência do Usuário ou UX, que define o quão bom um site é de se navegar: se é responsivo, se é rápido para carregar, etc.

SEO

SEO é a Otimização para Mecanismos de Busca, que otimiza seu site para preencher os fatores de rankeamento do Google. Com isso, é mais fácil de alcançar a primeira página de resultados.

Essa é uma etapa complicada na criação e manutenção de site, devendo ser executada por profissionais.

Suporte ao usuário

Por fim, um site requer manutenção constante e acompanhamento diário para realmente funcionar. Esse é um elemento vital para seu site sempre permanecer no ar e atualizado!

Como pode ver, há muitas etapas no desenvolvimento de sites profissionais – e você viu apenas a ponta do iceberg. Contudo, isso não é uma grande preocupação quando deixa seu site nas mãos de um profissional.

Nós da Construsite Brasil lidamos com todas as etapas no desenvolvimento de website. Para entender melhor o que fazemos por você, preencha o formulário abaixo e receba o contato de nossos especialistas!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: