Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Desenvolvimento de website gratuito ou pago?

Desenvolvimento de website gratuito ou pago?

Principais diferenças entre as opções gratuitas e pagas, e qual a melhor solução para o seu negócio. Confira!

| Atualizado em
por Time Construsite

Qualquer empresa que deseja ingressar no marketing digital ou melhorar os seus ganhos deve saber da importância do desenvolvimento de website.

Ele é o primeiro passo para quem está ingressando nesse universo, por isso muitos empreendedores podem se sentir perdidos no processo de desenvolvimento.

Atualmente há várias ferramentas gratuitas no mercado que permitem que você mesmo construa o seu site de forma prática e fácil totalmente gratuito.

Mas será que essa é realmente a melhor opção? Nesse artigo a Construsite Brasil vem falar sobre as principais diferenças entre as opções gratuitas e pagas e qual a melhor solução para o seu negócio.

Sites gratuitos: vantagens e desvantagens

Se você está começando agora no marketing digital e possui um orçamento apertado, utilizar ferramentas gratuitas para o desenvolvimento de website pode ser uma opção válida em um primeiro momento.

A principal vantagem reside realmente em não ter que pagar pelo serviço de construção do site em si, mas é importante lembrar que há diversas taxas que ainda devem ser pagas, como a hospedagem de site e registro de domínio.

As desvantagens, no entanto, são diversas. A primeira delas é que com o desenvolvimento de website gratuito seu site tem o layout parecido com várias outras páginas. Isso demonstra amadorismo e não transmite confiança aos clientes.

Outro ponto é você ficar responsável por desenvolver toda a estrutura e, caso você seja leigo na área, esse processo pode levar muito tempo e não ter um resultado satisfatório.

Isso por muitas questões serem importantes no momento da construção para fazer com que o site seja realmente responsivo e traga o retorno que você espera.

Pontos importantes no desenvolvimento de website

Não basta ter uma página online para alcançar sucesso com o marketing digital, também é preciso pensar em alguns pontos importantes para a responsividade.

  • Navegação intuitiva com uso de botões com um planejamento de redirecionamento, um site bem elaborado tem mais chances de venda e de fidelização;

  • Design adaptável a diversas telas, desde desktops até smartphones, hoje a maior parte dos acessos são realizados pelos smartphones, sem responsividade o cliente deixa de acessar sua página;

  • Site otimizado para a velocidade de acesso, a urgência é primordial para uma grande parcela dos clientes, então oferecer um site rápido e simples é essencial para ter sucesso;

  • Utilização de cachê para armazenamento de dados dos visitantes, com esses dados você poderá conhecer melhor o perfil dos seus visitantes para torná-los clientes.

Isso sem contar questões de segurança de dados, software e monitoramento dos acessos de modo a realizar melhorias.

Em resumo, as ferramentas gratuitas são sim úteis, e podem ajudá-lo no começo do seu negócio, mas elas não são garantia de sucesso e podem fazer com que você se desmotive no mercado.

A falta de conhecimento para corrigir problemas de segurança e erros com o sistema é um dos fatores mais importantes. Muitas pessoas desistem dos seus negócios apenas por não conseguir cuidar da estrutura do site.

Isso gera perdas de clientes e consequentemente nos ganhos da sua empresa. Por isso é preciso pensar em investir no desenvolvimento de website pago com uma equipe profissional.

Criação de sites pagos e personalizados: vantagens e desvantagens

Recorrer a uma empresa especializada nesse tipo de serviço à primeira vista pode parecer um luxo desnecessário, já que há diversos conteúdos gratuitos na internet guiando os usuários nesse tema.

Entretanto, você deve enxergar a construção do seu site como a construção da sua casa.

Economizar durante a criação da sua estrutura, em suas fundações mais básicas, pode trazer problemas futuros e demandar gastos ainda maiores.

Além disso, pode fazer com que sua página não atinja o objetivo principal que é atrair visitantes, construir leads e transformar o seu negócio em referência na área de atuação.

Então vamos entender como funciona uma consultoria especializada, suas principais vantagens e desvantagens.

Vantagens dos sites pagos

Veja as vantagens de criar um site pago para sua empresa:

Todos os serviços em um só lugar

Como falamos, a construção do site é apenas uma das etapas necessárias para o seu desenvolvimento.

Antes disso é necessário encontrar um domínio, encontrar uma empresa de hospedagem, definir o objetivo e a estrutura da página, entre outras questões.

Nesse caso, uma consultoria externa facilita esse processo, já que é possível delegar todas essas etapas à empresa.

Além da facilidade de não ter que se preocupar com questões técnicas, você contará com um suporte de pessoas experientes na área e terão as melhores soluções para o seu negócio.

Segurança

Ao contratar uma consultoria para a criação do seu site você possui a garantia da segurança dos seus dados e dos seus clientes, aspecto fundamental em um e-commerce, por exemplo.

Design gráfico profissional

A apresentação é um item fundamental no desenvolvimento de website para atrair visitantes e clientes em potencial.

Um layout moderno e exclusivo demonstra profissionalismo e confiança, o que aumenta exponencialmente as chances de fechar negócio.

Além disso, seu site se torna adaptável para qualquer versão de acesso, seja por celular, tablet ou computador. A pesquisa “Consumo online no Brasil” realizada no ano de 2021 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostrou que 87% dos brasileiros utilizam os celulares para realizar compras.

Otimizados para SEO

Outra vantagem é possuir um site configurado com todos os recursos necessários para ele estar entre as primeiras buscas do Google.

A utilização de SEO hoje é fundamental para fazer com que sua página seja realmente relevante e atraia um grande fluxo de visitação.

Monitoramento facilitado

Outra vantagem incrível do desenvolvimento de website pago é a possibilidade de monitorar o desenvolvimento da sua página.

A empresa pode oferecer a criação de mecanismos que permitam o gerenciamento do conteúdo de forma prática e intuitiva, para ser possível monitorar suas estratégias

Assim você conseguirá acompanhar a longo prazo como andam os acessos, quais itens são mais acessados, como melhorar as estratégias de captação de leads, entre outras questões.

Um site é um recurso que deve ser pensado a longo prazo, por isso é fundamental que você consiga ter esse tipo de controle para aperfeiçoar cada vez mais e conseguir retirar o máximo das suas ferramentas.

A Construsite Brasil possui um portfólio repleto de casos de sucesso na criação de site e todos os serviços relacionados a marketing digital.

Entre em contato agora mesmo e solicite o seu orçamento.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: