Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Dicas para Site Descubra como criar um site para vender cursos online

Descubra como criar um site para vender cursos online

Criar um site profissional é o primeiro passo para seu sucesso online. Ele é responsável por te tornar a primeira opção entre os concorrentes.

por Innovio

Descubra como criar um site para vender cursos online

Com o avanço da tecnologia, e o maior acesso à internet, tem se tornado cada vez mais democrática a venda de cursos online. Vender cursos online pode ser feito por empresas, por instituições e até mesmo por professores independentes.

Isso pode ser visto em números: segundo dados da ABED, em 2017/2018 já havia 9 milhões de estudantes matriculados no modelo EAD. Da mesma forma cresceu o número de cursos, com mais de 2 mil cursos EAD desde 2005.

E como criar uma plataforma de cursos online onde você pode vendê-los? Prossiga com a leitura e entenda mais sobre seu site de cursos online!

Como criar uma plataforma de cursos online: Passo a passo para vender cursos online!

A gestão dos cursos à distância é complexa, exige investimento em tecnologia e acima de tudo é preciso entender quem é o seu aluno.” (Betina von Staa, coordenadora do Censo EAD)

Uma plataforma para vender cursos online é a maneira mais prática de lucrar com o conhecimento. Ao criar um site para venda de cursos online, você garante:

  • Flexibilidade, pois aulas online não exigem horários fixos e locais pré-determinados;

  • Versatilidade, pois pode usar da plataforma EAD para cursos online e em treinamentos para empresas;

  • Economia, pois exige menos recursos para funcionar.

Mas como criar uma plataforma de cursos online? Como fazer a divulgação de cursos online? Como vender cursos online? Saiba disso tudo num passo a passo.

1. Definição de público

Comece com a definição do segmento de atuação, que deve ser um tema do qual tem domínio e é capaz de criar aulas sobre. Deve entender se esse assunto já foi abordado e como foi abordado – se possível, você pode preencher lacunas dessas abordagens.

Para achar essas lacunas, é necessário definir o público-alvo. Para facilitar isso, use da persona, que é uma representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em dados reais. Para montar, construa um questionário com perguntas como:

  • Idade da persona?

  • Qual seu nicho?

  • Qual seu nível de estudo?

  • Quais são seus desejos e medos? E outras.

2. Definição do assunto

Com o tema definido, é necessário pensar em como abordará o assunto no curso. Ao criar site para venda de cursos, você precisa pensar na estrutura dos cursos, ou seja, em:

  • Duração do curso e de cada aula;

  • Divisão dos conteúdos pelo curso;

  • Formato do curso;

  • Verba disponível.

3. Produção do material de aula

Comece com um rascunho de como serão as aulas, estruturando-as em tópicos para depois encorpá-las. Faça bastante pesquisa e conte com fontes confiáveis para criação do conteúdo. Se não for especialista no assunto, contrate um profissional para lhe ajudar.

Algumas dicas para essa etapa são:

  • Utilizar da estrutura de conteúdo em vídeo, pois é mais estimulante que texto e áudio;

  • Buscar por material complementar, como filmes, documentários, artigos, livros, etc.

4. Escolha da plataforma para vender cursos online

Agora é o momento mais técnico ao criar site para venda de cursos. É importante que busque uma plataforma EAD segura, de fácil acesso, com monetização inteligente e gestão simples dos usuários.

Para seu site de cursos online, a plataforma deve oferecer:

  • Capacidade de personalização: deve permitir que inclua sua identidade visual no site de cursos online;

  • Responsividade: é essencial que seja facilmente navegado por dispositivos mobile;

  • Pagamento facilitado: para um site de cursos online, é essencial um sistema de pagamento integrado, que permita diferentes opções de pagamento ao cliente;

  • Controle de promoções: Criar uma promoção ou uma oferta por tempo limitado deve ser fácil e intuitivo, assim como alterar preços e colocar tags e selos de “oferta”.

  • Área logada ou Área de membros: tanto para alunos quanto para professores, o controle do conteúdo e do andamento dos cursos deve ser acessado de forma rápida, simples, segura e privada.

5. Venda de cursos online

Após todas essas etapas, você já deve ser capaz de definir seu modelo de negócios. Ao vender cursos online, você pode contar com dois modelos básicos de monetização:

  • Venda de cursos pontuais: você oferece os cursos separadamente, ou seja, os vende por módulo. Nesse caso, ao monetizar, leve em conta fatores como duração e profundidade do conteúdo;

  • Venda por assinatura: você oferece os cursos, módulos e aulas na plataforma, com preço fixo mensal para que o aluno tenha acesso a tudo. Isso permite o acesso pelo aluno de qualquer conteúdo que quiser no ambiente virtual.

Para o último modelo, é adotado o sistema de assinatura, que utiliza do pagamento recorrente. O pagamento recorrente é feito de maneira periódica, com a cobrança sendo automática a cada período (ex: todo dia 25 de cada mês).

Isso permite valores mais baixos e atrativos (considerando tudo que o aluno recebe) e gera uma renda mais previsível para você.

6. Divulgação de cursos online

Após definir o modelo de negócios, é necessário definir a forma de divulgação de cursos online. Você pode ter uma grande oferta, mas se ela não for conhecida pelo público, dificilmente será lucrativa.

Por isso, defina sua estratégia para diferentes canais de divulgação!

Redes sociais

Nesse espaço, deve divulgar seus conteúdos por meio de vídeos, chamadas para ação e demonstrações de valor. Essa demonstração pode ser por descontos, por um “teaser” do conteúdo ou por depoimentos de ex-alunos.

É importante que foque na rede social onde está seu público-alvo!

E-mail marketing

Se já tem contato por e-mail com pessoas interessadas em suas aulas ou de cursos anteriores, você pode montar uma lista de e-mails. Através da lista, você pode divulgar novidades ou materiais, com algum diferencial ou desconto limitado.

Anúncios personalizados

Através do Google ou pelas redes sociais, é possível investir em anúncios e conteúdos patrocinados. Isso lhe torna mais visível e permite segmentar seu público, algo possível pela ferramenta de anúncios.

Criar plataforma para vender cursos online é mais simples do que parece…

Para criar seu próprio portal para cursos online, é necessário cumprir com três pontos: conteúdo, venda e divulgação. Os dois últimos são essenciais para você ter um modelo de negócios lucrativo.

Afinal, como dito anteriormente, há muitas pessoas ganhando dinheiro ao vender cursos online. Com um bom conteúdo, você garante um diferencial. Com boa venda e divulgação, você garante seu alcance de público!

Autor:

Innovio | Parceiro Construsite Brasil
A Innovio usa tecnologia e design para tornar a experiência de fazer um curso online mais simples e agradável, tanto para quem ensina quanto para quem aprende
Outros posts feitos por Innovio

Comentários:

Contate-nos pelo WhatsApp!