Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual Quais são os custos para abrir uma loja virtual profissional?

Quais são os custos para abrir uma loja virtual profissional?

Conheça todos os custos envolvidos no processo de abrir uma loja virtual. Comece o quanto antes o seu planejamento!

por Time Construsite

Quanto custa abrir uma loja online?

Para avaliar quanto custa montar uma loja online, você deve, primeiramente, fazer um plano de negócios a partir do nicho que você escolher como sendo o seu comércio.

É preciso calcular um bom orçamento do que vai ser gasto e o que esperar de lucro. Para saber quanto se deve investir, planeje qual o capital de giro essencial para começar o negócio.

Uma boa loja online pode começar com pouco investimento ou muito, vai depender do seu capital e o quanto você está disposto a investir. Calcule os gastos em ferramentas de marketing, estrutura, estoque e na qualidade que você vai oferecer.

Basicamente, a loja irá custar o quanto você tem para investir. Por isso é importante criar um plano de negócios. A partir do orçamento levantado é que você deve saber o quanto será o seu investimento.

Saiba mais sobre quanto custa abrir uma loja virtual profissional hoje!

Como montar uma loja virtual profissional

Comece por escolher o nicho de mercado que mais tem a ver com o negócio que você quer montar. O nicho pode ser apresentado como um leque com diversos tipos de persona, de forma geral, por exemplo: nutrição, maquiagem, cosméticos, moda e outros.

A partir daí você deve iniciar seu plano de negócios, organizando tabelas de produtos a oferecer, serviços direcionados, escolher os fornecedores, definir os horários de atendimento online ou se será uma loja 24 horas.

Procure fazer um bom mix de produtos ou de serviços dos quais você vai expor e uma boa vitrine virtual. A exposição em uma vitrine serve também para dar destaque a lançamentos, promoções e ofertas relâmpago visando atrair um público mais curioso.

Para montar a sua loja virtual, deve-se levantar os custos de produção, design, desenvolvimento do site, redes sociais ligadas a ele e todo o gasto com marketing.

Calcule o investimento em tráfego pago, despesas com mensalidades referentes ao custo da loja e gastos em geral com o fornecimento de produtos e serviços.

Definido seu orçamento inicial e o capital giro para as despesas do mês, estime seu lucro esperado. O lucro deve ser proporcional e realista, e o tempo de retorno do capital investido deve ser constante e gradual, no tempo natural que leva para fidelizar clientes.

Custos diretos que você vai ter ao abrir uma loja virtual profissional

Os custos iniciais da criação de uma loja virtual profissional envolvem, basicamente, a escolha do domínio, a hospedagem da loja e o desenvolvimento do projeto do site da loja, com todos os trâmites legais padronizados e os meios de pagamento disponíveis.

Se preciso, entre em contato com bancos e empresas de cartões de crédito para saber mais o que oferecem de vantagem ou cobram de juros por bandeiras. Procure por plataformas de pagamento que facilitem as transações.

Defina como serão entregues as encomendas de seus clientes. Calcule os gastos com Correios, transportadoras ou delivery. O preço do frete ou gasto com combustível deve ser incluído como custo para a sua empresa.

Para garantir assertividade nas contas com bons resultados de vendas, conte com uma gestão financeira auxiliada por um CRM - sistema de gerência de relacionamento com o cliente. Mantenha a assessoria de bons contadores para estar a par de toda a burocracia fiscal.

Quanto custa uma plataforma digital: vale a pena utilizá-la para minha loja virtual?

Existem diversas plataformas digitais que podem servir de base para sua loja. Escolha que tipo de comércio você quer fazer e que tipo de plataforma que serve melhor. Há 3 tipos de plataformas que podem ser escolhidas:

  • Plataformas alugadas SaaS (Software as a Service): você aluga e a empresa contratada fica responsável pela parte técnica;
  • Plataformas open source: trabalham com código livre, ampliando suas opções;
  • Plataformas exclusivas: requer alto investimento.

Você pode criar a sua loja direta no marketplace, através de uma plataforma digital ou criar um site no qual você consegue criar páginas dinâmicas como “sobre” da empresa, blog e página de contato, por exemplo.

Além disso, você pode usar as redes sociais para divulgar diretamente seus produtos e serviços através de fotos e vídeos mantendo interações sociais com prováveis clientes.

Um bom investimento em plataformas pagas pode render maior visibilidade e publicidade instantânea sobre seus produtos.

Portanto, é importante fazer um orçamento dentro das suas possibilidades incluindo o investimento em plataformas ou na criação de um site profissional próprio.

Loja Profissional

Uma loja profissional conta com todos os meios de pagamento possíveis, tem uma plataforma que atinge bastante público, que seja bem conhecida e conte com apoio de inúmeras redes sociais para fazer sua divulgação.

Ao se afirmar profissionalmente, sua loja conquista a confiança dos clientes e o retorno esperado em prazo determinado.

Lembre-se sempre de:

  • Manter bom estoque de seus produtos;
  • Cultivar contato com excelentes fornecedores;
  • Ter um ótimo relacionamento financeiro com bancos e profissionais que assegurem a parte jurídica e de contabilidade da empresa;
  • Manter o investimento em marketing e deixar seus clientes sempre a par de novidades. Oferecer convites e brindes para lançamentos e divulgar liquidações ou mix de serviços prestados por sua empresa. Conte com anúncios de destaque nas redes sociais e plataformas afins;
  • Ter uma equipe à sua disposição. Conte com todo tipo de ajuda possível. É sempre bom contar com um gestor de tráfego, um produtor de conteúdo, vendedores e atendentes online, fornecedores confiáveis e assessores jurídicos e de contabilidade. Profissionais de programação do sites também são requisitados para deixar a sua página sempre em dia atualizada e programada para novidades.

Se possível conte também com uma social mídia ou uma assistente virtual que planeje uma agenda para sua loja nas redes sociais, com presença constante e um bom mix de produtos, frequentemente postados, sem lacunas entre uma venda e outra.

A Construsite Brasil cria lojas profissionais de qualidade

Conte com uma equipe profissional para gerenciar seus compromissos e também aceite ajuda de pessoas experientes com lojas online.

A equipe da Construsite Brasil pode te ajudar neste empreendimento com toda a assistência necessária. Conte com profissionais gabaritados para montar sua loja da maneira mais funcional e dinâmica para começar o seu negócio!

Preencha agora mesmo o formulário abaixo e um dos nossos especialistas entrará em contato!

Receba o contato de um especialista

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: