Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Casos de Sucesso / Dicas para Site Como criar um site de sucesso para Clínica Odontológica

Como criar um site de sucesso para Clínica Odontológica

Descubra como divulgar a sua marca de forma eficiente através do seu site e aumentar a relevância da sua empresa na internet

| Atualizado em
por Time Construsite

Vivemos em uma época em que ter presença online é totalmente fundamental para a divulgação e até o funcionamento de uma empresa.

Milhares de pessoas estão conectadas todos os dias e isso serve de vitrine para mostrar qualquer tipo de produto ou serviço que possa oferecer.

Para as clínicas odontológicas não é diferente. Apesar do trabalho ser realizado presencialmente com a pessoa, a divulgação do mesmo, pode ser feita de forma muito eficiente na internet, principalmente através de um site especializado e com a cara do seu consultório.

Criar site para clínica não é uma tarefa muito complicada para os profissionais da área e os retornos podem ser imensos, tanto para a imagem e divulgação, quanto, financeiro também.

Um site é o espelho da empresa na internet. Por isso, é importante que ele seja pensado e planejado da melhor forma possível. Para te ajudar com esse assunto, preparamos esse guia com as principais dicas para criar site para clínicas. Confira!

Importância de criar site para clínica

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, levantamento realizado pelo governo federal em 2021, mais de 90% dos lares no Brasil já têm acesso à internet.

Esse número ainda é muito maior levando em consideração os dispositivos portáteis com acesso à rede, como smartphones e tablets.

Em números, são cerca de 70 milhões de domicílios conectados. Não é incomum que uma casa atualmente tenha mais de um dispositivo conectado à internet.

Em alguns casos, o acesso à rede é tão comum que outros dispositivos de comunicação como TV e Rádio, nem são utilizados, ou até mesmo, nem existem no local.

Outro fator importante que a pesquisa também levantou é que a proporção de pessoas conectadas também aumentou em todas as faixas etárias. Tendo um destaque relevante nas pessoas na faixa entre os 50 a 59 anos e de 60 ou mais.

Com tantas pessoas conectadas e ativas na internet todos os dias, criar um site para clínica é fundamental. Além disso, essa é uma das maiores e melhores ferramentas para divulgar o seu trabalho.

Como criar um site para clínica?

Assim como na abertura de uma nova empresa, para criar um site para clínica é necessário cumprir alguns passos burocráticos de início. Eles são simples, porém, fundamentais. São eles:

  • Registro do domínio;
  • Hospedagem do site;
  • Layout.

A definição desses pontos é fundamental para iniciar a criação do site. Para ficar mais claro, vamos explicar melhor sobre cada item.

Registro de domínio

Não faria sentido se o nome da sua clínica fosse um e na fachada do imóvel a placa fosse de outro nome. O mesmo acontece em um site. O ideal é que ele tenha o nome da clínica, ou, se for um consultório particular, o nome do profissional.

Porém, pode acontecer do mesmo nome já estar registrado por outra pessoa ou empresa, é preciso consultar e ver a disponibilidade antes.

Para isso é preciso acessar o site Registro.br e fazer essa pesquisa. Lá é possível fazer uma busca do nome que deseja colocar em seu site e ver se ele está disponível para ser usado ou não.

Se ao pesquisar, o resultado apontar que o nome não está sendo usado por nenhum outro site e se encontra disponível, é possível fazer o registro dele. É muito importante fazer isso para não correr o risco de outra pessoa registrar o mesmo nome que o seu.

Hospedagem do site

O serviço e hospedagem do site é fundamental para manter ele no ar e ativo. Ela funciona como um aluguel de um espaço, nesse caso digital, para ter onde armazenar todos os dados e arquivos e mantê-los online e disponíveis por qualquer hora e dia.

Todo o conteúdo presente em um site precisa ser armazenado para que possa ser apresentado. Isso engloba textos, fotos, vídeos e qualquer outro tipo de arquivo. O servidor, local onde é feita a hospedagem, é como se fosse o HD do site.

No mercado, existem hospedagens gratuitas e pagas. É possível ter um site funcional hospedado em um servidor gratuito, porém, as opções onde é preciso realizar um investimento financeiro são mais estáveis e apresentam menos riscos de problemas, como o site ficar fora do ar, por exemplo.

Layout

O famoso ditado, “A primeira impressão é a que fica” também serve na hora de criar site para clínica. Isso porque o layout, a aparência, pode definir a permanência do visitante na página ou não.

É possível construir um site para divulgar o trabalho de uma clínica simples e bonito, fugindo de um layout carregado e cheio de informações. Inclusive, alguns serviços de hospedagem oferecem ferramentas e até templates já prontos para isso.

Dependendo da demanda e do estilo de site que tenha pretensão de criar, essas opções podem atender perfeitamente.

Mesmo se a escolha for em usar algo já pronto ou construir tudo do zero, algumas informações são muito importantes e podem fazer total diferença quando uma pessoa for navegar em seu site. São elas:

  1. Dê preferência por templates com um visual mais limpo e fácil de ver;
  2. Mantenha as informações do site de forma organizada;
  3. Evite sobrecarregar, encher de textos, fotos ou vídeos;
  4. Utilize fotos reais da sua clínica ou consultório;
  5. Destaque as informações mais relevantes;
  6. Coloque depoimentos de clientes satisfeitos pelo seu trabalho.

O site da sua clínica é uma extensão do seu trabalho. Ter um, seguindo um perfil mais sério, reflete na qualidade das suas tarefas.

A especialidade de atendimento também pode refletir. Por exemplo, se o consultório atende crianças, o site pode apresentar alguns elementos voltados para esse público, fazendo alusão ao tipo de atendimento realizado.

Como construir um site para clinica de sucesso?

A maioria das pessoas que navegam na internet querem informações claras e diretas do que estão procurando. Dessa forma, quanto mais fáceis elas aparecerem na tela, maiores são as chances de serem convertidas.

Um site para clínica também funciona assim. Ele é a porta de entrada para mostrar o que é feito na sua empresa e deve prender a atenção de imediato. Para isso, é preciso contêm informações claras, organizadas e de fácil entendimento.

Na página inicial é de suma importância mostrar os tratamentos e serviços oferecidos e também um campo de contato ou as formas diretas de falar com a clínica.

Como um site apresenta a opção de abas de navegação, outras informações relevantes que podem servir aos usuários, podem ser divididas nelas.

Também em relação às abas do site, nelas é importante mostrar alguns pontos da clínica como: Quadro de profissionais, unidades de atendimento, histórico da empresa e do profissional responsável, principais tratamentos e serviços oferecidos com mais detalhes, entre outros.

É importante lembrar de seguir algumas regras dos órgãos reguladores da profissão e andar de acordo com as suas especificidades. Não esqueça de sempre informar o número do CRO, Conselho Regional de Odontologia, e as informações detalhadas de cada dentista.

Ranqueamento no Google e presença online

O Google é o principal site de pesquisas da internet e milhares de pessoas, todos os dias, pesquisam sobre algo nele.

Quando querem encontrar alguma empresa ou serviço não é diferente. É muito comum que primeiramente seja feita uma pesquisa no site de buscas e através dos seus resultados, a escolha da clínica.

Sendo assim, é de suma importância que o site da sua clínica apareça entre os primeiros resultados da pesquisa. Isso porque, mais de 75% das pessoas não passam da primeira página dos resultados, e ainda, cerca de 25% clicam direto no primeiro resultado apresentado.

Para que o site da sua clínica figure entre os primeiros resultados do Google é preciso otimizar ele de acordo com as técnicas de SEO, Search Engine Optimization. Algumas são simples, mas apresentam resultados muito bons.

É muito importante realizar o levantamento das principais palavras-chave utilizadas no segmento do seu site e aplicá-las em seu conteúdo. O próprio Google oferece uma plataforma para realizar essas pesquisas.

Isso acontece porque ele calcula a quantidade de pesquisas realizadas usando uma palavra e suas variações e chega aos resultados com base nisso.

Por exemplo, se nos últimos tempos muitas pessoas estão buscando utilizar o termo “clínicas odontológicas em Belo Horizonte”, quanto mais o seu site trabalhar com isso, maiores as chances de ter um bom posicionamento nas buscas pela plataforma.

Site responsivo

É muito comum o uso de smartphones e tablets para acessar a internet. Para que as pessoas tenham uma visualização completa e uma boa experiência em geral é preciso que o site seja responsivo. Isso permite que as informações da página se enquadrem com o tamanho da tela.

Além disso, um site para dentistas responsivo apresenta um carregamento mais rápido em dispositivos móveis e também, um design mais simplificado e limpo. Justamente para facilitar a visualização em uma tela menor.

Além de facilitar que o visitante visualize as informações, ter um site responsivo, também ajuda no ranqueamento nas páginas de pesquisa.

Crie um blog e redes sociais

O blog é uma das principais formas de criar conteúdos relevantes, aplicar as técnicas de SEO e atrair mais visualizações para o seu site. Além, é claro, de ajudar no ranqueamento nos sites de busca.

Nele é possível utilizar diversas palavras-chave de uma só vez e abordar assuntos relevantes e de interesse das pessoas que buscam os serviços oferecidos pela sua clínica odontológica.

Além disso, outras ferramentas de SEO podem ser aplicadas nos textos como o uso de imagens, hiperlinks, CTA's (Call to Action) e outras chamadas para ações dentro do próprio site.

Criar páginas nas redes sociais também é fundamental, afinal, hoje em dia, elas movimentam informações para milhares de pessoas diariamente. Invista em postagens interessantes, com informações sobre a clínica, os serviços oferecidos e novidades.

Também é legal, com a permissão prévia dos pacientes, mostrar o antes e depois de alguns procedimentos, colocar depoimentos positivos e mostrar a satisfação dos clientes que usaram os seus serviços.

Onde criar um site para clínica de sucesso?

A melhor forma de criar um site para clínica de sucesso é através de profissionais qualificados e com experiência no mercado.

E quando o assunto é esse, a Construsite é a escolha certa. Isso porque somos especialistas e contamos com uma equipe totalmente preparada para executar todo o trabalho.

Aqui na Construsite contamos com profissionais qualificados e com uma vasta experiência em construção de sites, inclusive, direcionados às clínicas odontológicas. Conhecemos esse mercado e temos os direcionamentos perfeitos para que o site da sua clínica seja diferenciado e apresente, principalmente, resultados positivos.

Construímos um site totalmente personalizado, atendendo as principais demandas da sua clínica, além de ser totalmente otimizado com as técnicas de SEO e as principais ferramentas, como um blog. Além disso, oferecemos suporte para todas as dúvidas e muito mais.

Quer fazer a diferença com o site perfeito para a sua clínica? Não perca mais tempo! Preencha o formulário abaixo e fale agora mesmo com um de nossos especialistas.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: