Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Como criar site profissional para vender alimentos que conquiste o mercado?

Como criar site profissional para vender alimentos que conquiste o mercado?

Quer saber como atrair clientes no ramo alimentício e melhorar suas vendas? Leia este artigo!

| Atualizado em
por Time Construsite

Criar site profissional para venda de alimentos é uma das ações mais difíceis de se praticar no meio online, principalmente porque alimentos são comumente perecíveis. Mesmo assim, é um dos mercados mais lucrativos.

Segundo pesquisa do Global Consumer Insights Survey 2020, 35% das pessoas estão comprando alimentos online por causa do isolamento social. Dessas, 86% planejam se manter assim mesmo após o fim da pandemia.

Então, mesmo com todas as dificuldades, é lucrativo ter um site para vender comida. Prossiga com a leitura e veja como criar um site de vendas profissional!

Por que ter um site para vender comida?

Para manter a lucratividade de um site de vendas, é necessário acompanhar o comportamento do consumidor.”

Por que é interessante ter uma plataforma de venda de alimentos? Em parte, porque o comportamento do consumidor mudou – e continua mudando. Isso ocorre por dois motivos:

  • É mais prático e conveniente pedir alimentos por um site;

  • A maioria das compras é realizada na internet, então porque não fazer o mesmo na venda de alimentos?

Segundo Pesquisa no Brasil, 53,4% das pessoas compraram alimento pela internet em 2019. Além disso, 50,3% decidiram usar serviços digitais para entrega dos produtos.

Então, a tendência da venda de alimentos pela internet era anterior ao isolamento social – e vai aumentar ainda mais depois dele. É por esse motivo que você precisa de um site para vender comida!

Como criar site profissional para vender alimentos?

Ao criar um site de vendas profissional, você deve ter em mente que as páginas devem ser tão ‘saborosas’ quanto o produto que você vende.”

Para ter sucesso no ramo alimentício, você deve criar um site profissional e ser capaz de manter ele firme. Para isso, é importante seguir algumas dicas e se preocupar com detalhes como:

  • Qualidade do site de vendas;

  • Sistema de entregas dos alimentos;

  • Armazenamento dos alimentos;

  • Diferencial competitivo;

  • Canal de relacionamento com clientes e potenciais clientes.

Veja mais sobre isso agora!

Seu site precisa de um diferencial competitivo

O primeiro passo para qualquer site de vendas é ter um diferencial competitivo que lhe destaque das empresas concorrentes. O setor alimentício é carregado de empresas e pequenas lojas – o que você pode oferecer de diferente delas?

Para ter uma vantagem competitiva, comece fazendo uma pesquisa sobre seus concorrentes. Depois, pense num conjunto de estratégias que pode aplicar nas páginas do site – aliás, falaremos de algumas delas aqui!

Coordene seu sistema de entregas e deixe isso visível na página do alimento

Eis uma máxima no setor alimentício: seu sistema de entregas deve ser projetado para o seu tipo de produto. Ele deve levar em conta aspectos como velocidade, temperatura e o custo da entrega.

Além disso, pense na forma de entrega e embalagem do produto, que deve manter as principais características dele. Um produto abaixo da qualidade mostrada na plataforma de venda de alimentos é uma publicidade negativa para você.

Por fim, exiba o tempo de entrega no seu site – se possível, também disponibilize o nome do entregador e a localização atual.

Crie descrições únicas para seus alimentos

Sem um vendedor para o cliente, e com o mesmo não podendo ver o produto pessoalmente, é essencial criar uma ótima descrição para cada alimento. Em cada texto, insira informações como:

  • Peso;

  • Ingredientes;

  • Tipo de embalagem;

  • Validade;

  • Tabela nutricional;

  • Quantidade por porção;

  • Entre outras possíveis informações.

Além de tornar o alimento mais palpável, a descrição contribui para o seu site rankear melhor no mecanismo de busca.

Insira fotos e vídeos dos alimentos

Fotos e vídeos dos alimentos devem ser inseridos pelo mesmo motivo da descrição: tornar o alimento mais palpável. Na plataforma de venda dos alimentos, você deve inserir fotos reais do seu produto e não fotografias de banco de dados.

Da mesma forma, insira vídeos reais do seu produto – se possível, dele sendo consumido (e apreciado) por um cliente.

Torne a pesquisa de alimentos mais intuitiva

Ao criar um site de vendas profissional, o desenvolvedor do site deve lhe garantir um design intuitivo, que permita uma melhor usabilidade pelo cliente. Agrupe os itens por categorias facilmente identificáveis na página.

Da mesma forma, é necessário existir o design responsivo, já tendo em mente os clientes que acessam seu site por dispositivos móveis.

Possibilite o contato do cliente de maneira mais fácil

Forneça mais de uma maneira para o cliente entrar em contato, com essas formas sendo visíveis na home page ou numa página apenas para contato. Ele pode ser feito por:

  • Número de telefone;

  • Endereço de e-mail;

  • Redes sociais;

  • Formulário para contato.

Tenha conteúdo e contato pelas redes sociais

Redes sociais são, em sua grande maioria, um espaço visual – o que é ideal para compartilhar imagens de seus alimentos. Divulgue-os em plataformas como Instagram, Pinterest, Facebook e Twitter.

Contudo, não fique apenas nisso – garanta a integração delas com seu site. Isso permite mais uma forma de contato para seus clientes, que podem ir das mídias sociais para o site e vice-versa.

Por exemplo, um cliente pode lhe contatar apenas clicando num botão do WhatsApp na home page do seu site!

O que falta para ter uma loja virtual para vender alimentos?

O que falta para você é ter um site profissional que atraia e capte clientes e que represente imediatamente a imagem da sua empresa. Por fim, o que precisa é de um site de vendas com todos os recursos de uma loja virtual.

Para criação de site profissional, conte com a Construsite Brasil, que possui mais de 15 anos de experiência criando lojas virtuais. Ela traz recursos como:

  • Layout exclusivo, com design responsivo e intuitivo;

  • Formas de pagamento integradas;

  • Automatização da gestão de estoque;

  • Relatório de vendas;

  • Automatização do cálculo de frete.

Essas, e outras ferramentas, são essenciais ao criar site profissional para venda de alimentos. Preencha nosso formulário de contato e saiba mais sobre nossas soluções para seu setor!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: