Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Dicas para Site Criar site profissional pago ou site grátis paliativo?

Criar site profissional pago ou site grátis paliativo?

Entenda como essa caminhada pode ser mais simples com o parceiro certo.

por Time Construsite

Atualmente, há um total de 1,828,317 milhões de websites criados no mundo. Esse é o cenário no qual seu site está inserido. A pergunta agora é: para competir com todos eles, pretender criar site profissional pago ou gratuito?

O site gratuito é importante por ter democratizado o acesso à criação de site para pequenos usuários. Já o site profissional pago é o próximo passo para competir com grandes empresas ou empresas pequenas consolidadas.

Se você pretender crescer como empresa, é essencial que conte com um site profissional pago. Não acredita? Então confira agora um comparativo entre cada tipo de criador de site!

Por que NÃO optar pelo site gratuito?

O site gratuito permite que pequenas empresas e usuários regulares criem sites pessoais sem nenhuma complicação. Contudo, suas limitações surgem quando o assunto é lucrar na internet.”

O que não faltam na internet são opções para criar site gratuito. Uma das mais conhecidas são as plataformas Wix, Webnode, WordPress, entre outros. Todos trazem versões gratuitas e, claro, pagas também.

O criador de site grátis oferece diversos recursos para um primeiro site, como diversos templates, capacidade de personalização, plugins interessantes, etc. Contudo, também carrega diversas limitações:

  • Diversos plugins inacessíveis;

  • Presença excessiva de anúncios;

  • Nome e marca da plataforma sempre presentes no site e na URL;

  • Sistema de segurança de dados ineficiente;

  • Templates limitados.

É quando essas limitações surgem no criador de site grátis que pessoas como você passam a considerar a opção do criador de site profissional.

Por que optar pelo criador de site profissional?

Os criadores de sites profissionais são a principal arma de competição para pequenos e médio empreendedores.”

Afinal, por que pagar criadores de sites profissionais quando há uma opção gratuita? Por um motivo bem simples: limitações. As limitações do criador de site gratuito surgem de forma clara, podendo passar uma imagem de amadorismo da sua empresa.

Ao pagar um criador de site profissional, você evita riscos de imagem negativa, assim como aumenta suas vantagens competitivas. Claro que você pode ter duas dúvidas comuns ao escolher:

  • É necessário ter conhecimentos técnicos? Criadores de sites profissionais não só lidam com toda a criação e manutenção do site, como também garantem treinamento da sua equipe;

  • É muito caro? Isso é verdade em muitos casos, mas nós da Construsite Brasil oferecemos um dos melhores custo-benefício do Brasil.

Criar site profissional pago ou criar site gratuito paliativo?

A melhor forma de ver as diferenças entre criar site gratuito e criar site profissional pago é pôr elas lado a lado. Veja agora qual é a melhor opção para criação de site!

1. Hospedagem do seu site

Num criador de site grátis, a hospedagem é algo instável. Por você não custear a hospedagem, o provedor do serviço gratuito costuma não ter muitos recursos para sua manutenção.

Já em site pago, a hospedagem é mais robusta e garantida, fora que você pode trocar de hospedagem a qualquer momento sem perder seu conteúdo.

2. Domínio do site

Domínio é um dos principais fatores de ranqueamento do Google, assim como também um fator de atração do usuário. Um site gratuito costuma trazer um domínio longo e até mesmo confuso, combinando o nome de sua marca mais a da plataforma.

Ex: www.nomedosite.wordpress.com.

Já num site pago, ao contratar um plano de criação de site, você adquire um domínio apenas seu, que ninguém pode copiar. Além disso, é um domínio otimizado para pesquisas e que transparece segurança.

​3. Criação de site

Aqui surge uma diferença capital entre site pago e gratuito: quem faz cada um. Na criação de site gratuita, o próprio usuário utiliza dos programas de edição do criador, que disponibiliza templates próprios para personalização.

Já num site pago, o trabalho é feito de maneira mais profissional, envolvendo de designers gráficos e programadores até analistas de marketing. Com uma equipe de conhecimento diversificado, o site é melhor otimizado!

4. Armazenamento

Em grande parte dos criadores gratuitos, o armazenamento para textos, vídeos, fotos, entre outros dados, é limitado. Para ampliar esse limite, você deve contratar mais espaço, ou seja, para de ser gratuito.

Já num criador de site pago, o armazenamento é maior e pode ser até ilimitado, já sendo incluso no plano que você pagou.

5. Segurança

Uma grande vantagem dos sites pagos é a segurança dos dados, pois há muitos hackers especialistas em invadir plataformas gratuitas. Se pretende criar um site de vendas, deve privilegiar um site que proteja os dados dos clientes.

6. Design

Como plataformas gratuitas distribuem layouts já prontos para sua edição, é muito comum encontrar sites com templates semelhantes ou iguais. Com isso, você tem uma identidade visual menos marcante.

Já num site pago, o layout é desenvolvido de maneira específica para você, de forma que o resultado final seja único e carregado de identidade!

7. Ferramentas para site

Para possuir um site completo, é necessário algumas ferramentas que adicionem funções extras ou que apenas otimizem mais o site. No site gratuito, há algumas delas, mas é número limitado, que só é aumentado em versões pagas.

Ao pagar por um site desde o início, você não precisa pagar nenhum valor a mais por essas ferramentas.

8. Anúncios

Para obter renda, plataformas de sites gratuitas utilizam da veiculação de anúncios de terceiros em seu site. Com isso, surge um risco extra para sua marca: a chance de veicularem anúncios negativos para sua marca.

Enquanto isso, nos sites pagos, você é o dono e é quem escolhe que tipo de anúncio será veiculado.

Afinal, qual é a diferença maior entre um site pago e gratuito que mais impactará na sua decisão? Um criador gratuito é uma ferramenta genérica em geral. Ele é limitado em recursos gratuitos – e quando há mais recursos, é necessário ter conhecimento técnico.

Enquanto isso, criar site profissional pago resulta em um projeto mais completo e com mais profissionais envolvidos. Se quiser saber mais sobre como fazer um site profissional, clique aqui e fale com um de nossos especialistas!

Receba o contato de um especialista

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários:

Contate-nos pelo WhatsApp!