Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Criar site profissional one page: entenda as vantagens

Criar site profissional one page: entenda as vantagens

Por que fazer esse tipo de site? Como fazer uma one page? Tire suas dúvidas

| Atualizado em
por Time Construsite

Na internet, você pode criar um site profissional de mais de uma forma: como uma loja virtual, site institucional, landing page, entre outros. O site one page é uma dessas formas.

O website one page funciona de maneira diferente dos outros, pois todo o conteúdo do site é exibido numa única página. Na verdade, há mais de uma, só que são sequenciadas em uma única página, quase como se contando uma história.

Contudo, aí reside uma questão: por que fazer esse tipo de site? Depois, vem a outra: como fazer uma one page? Para responder ambas as dúvidas, prossiga com a leitura do artigo!

Afinal, o que é o website one page e por que ter um?

O site one page cumpre com um propósito bem específico: criar destaque.”

Como fica claro no nome, o one page se trata de um layout de página única que contém todas as informações organizadas de maneira sequencial. Esse modelo de site surgiu em 2012, servindo a pessoas sem demanda por um site mais robusto.

O foco do layout é a experiência do usuário, pois o mesmo deve traçar caminho por informações realmente atrativas. A página costuma ser usada para:

  • Trazer informações essenciais da empresa de maneira única;

  • Destacar produtos específicos da empresa;

  • Destacar o negócio em si, sendo comum para empreendedores que buscam um negócio mais reduzido e econômico.

O que diferencia o website one page da landing page e do hotsite?

Apesar de ter uma estrutura semelhante, a landing page tem um foco total na conversão dos usuários. Ela é utilizada para captação de leads (potenciais clientes) por meio de recompensas, como e-books, infográficos e outros materiais.

O seu conteúdo é persuasivo e estruturado para que faça o cliente realizar alguma ação.

Já o hotsite se trata de um site provisório, que existe apenas para promoções e ofertas temporárias. Ele é um subdomínio do domínio do site e não um site em si, diferente do website one page.

Por que utilizar do template do one page para sua empresa?

Para começar, o one page é uma ótima opção para empresas de pequeno ou médio porte em seu começo de negócio. Afinal, a página única demanda um orçamento mais enxuto – com o tempo, você investe num site tradicional.

Contudo, ele também pode ser utilizado por empresas estabelecidas para o pré-lançamento de um produto. Todas as informações essenciais do produto estão nessa página, sem as distrações de um site tradicional.

Também é extremamente útil como site portfólio, servindo como espaço para amostra de serviços e projetos pessoais. Por fim, pode cumprir o papel de:

  • Loja virtual, apesar que de forma limitada;

  • Site para escritórios;

  • Site para fotógrafos;

  • Site pessoal.

O que você ganha ao criar um site profissional one page?

Você entendeu o que é e para o que serve o website one page, mas o que você ganha ao criar esse site profissional? Bem, por ser um site voltado à experiência do usuário, muitas vantagens podem ser apontadas dessa forma.

Veja agora quais são!

A velocidade do site se mostra maior

Diferente de um site robusto, o template do one page costuma carregar de uma só vez. Isso permite que a velocidade do site seja maior, com o conteúdo da página surgindo rapidamente na tela.

É importante lembrar que velocidade de carregamento é um fator de ranqueamento do Google. Dessa forma, sites que carregam rapidamente têm uma vantagem nos resultados de busca.

Permite criar uma página totalmente pensada para a jornada do usuário

Outra grande vantagem do template de one page é que ele pode ser pensado de maneira mais estratégica. Afinal, é possível criar uma jornada do usuário através da página, com início, meio e fim.

Isso é uma estratégia mais engajante e também mais capaz de transformar o usuário visitante em um lead.

O usuário tem uma visão ampla do conteúdo

Atualmente, a rotina dos usuários é mais acelerada e essa velocidade é transposta para a navegação na internet – o usuário quer encontrar as coisas rápido. Eis outra grande vantagem do one page: tudo está numa única página.

Dessa forma, o visitante não precisa entrar numa página atrás da outra para obter a informação que precisa: forma de contato, descrição do produto, informações da empresa e mais.

Você apresenta um conteúdo mais objetivo

Continuando no ponto da rotina acelerada dos usuários, o site profissional one page apresenta um conteúdo mais objetivo. As informações vão direto ao ponto, sem distrações ou assuntos irrelevantes.

O papel da página única é entregar exatamente o que o usuário busca nela, o que aumenta a chance de conversão dele em potencial cliente.

Se trata de um site para baixo orçamento

Por sua estrutura mais simples, o one page tem um custo mais acessível do que o site tradicional. Ele tem um conteúdo mais enxuto e requer menos programação. E se você quiser um site tradicional, você pode expandir a partir dessa página única.

É um dos tipos de site mais responsivos

Por ter uma estrutura basicamente de rolagem de página, a one page se comunica muito bem com dispositivos móveis. Na verdade, pode funcionar até melhor em smartphones e tablets.

Com isso, você tem um site responsivo para a principal fonte de acesso à internet: segundo a PNAD Contínua TIC, três a cada quatro brasileiros têm acesso à internet – e o smartphone é o aparelho mais utilizado para isso.

E como fazer one page? Pela Construsite Brasil!

A Construsite Brasil apresenta um grande portfólio de serviços: fazemos sites institucionais, lojas virtuais, páginas de captura e também one page. Nele, garantimos recursos como:

  • Identidade visual única e exclusiva para a sua página;

  • Página otimizada para melhor ranquear nos resultados de busca;

  • Responsividade para todas as telas de smartphones;

  • Diferentes práticas que aumentam a segurança do site e mais!

Então, ao criar um site profissional, busque por uma agência que tem os recursos para isso. Preencha o formulário abaixo para podermos entrar em contato e mostrar como fazer um one page!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: