Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Criar seu site com domínio próprio

Criar seu site com domínio próprio

Entenda o que é o domínio próprio, quais são suas vantagens e como obtê-lo. Leia agora!

| Atualizado em
por Time Construsite

Ao criar seu site, é importante pensar no domínio do site e na relação com a sua imagem. O domínio tem impacto na marca e na autoridade da empresa. Além disso, torna a página mais fácil de ser achada.

Contudo, há uma questão entre o domínio próprio e o domínio grátis, com as pessoas ficando em dúvida sobre qual escolher. A resposta é bem simples: domínio web próprio – e há bons motivos para essa escolha.

Prossiga com a leitura do artigo e entenda o que é o domínio próprio, quais são suas vantagens e como obtê-lo!

Afinal, o que é um domínio web?

Comprar o domínio é uma forma ativa de valorizar a marca da sua empresa na internet.”

Domínio se trata do endereço virtual de sua loja ou site, ou seja, o nome pelo qual você é encontrado no meio digital. Ele é criado quando publica um site através do registro de domínio.

Ele costuma atuar em conjunto com a hospedagem de site, que se trata de um servidor para armazenamento de arquivos do site e que irá disponibilizar ele na web 24h. Por meio do domínio, os usuários são capazes de acessar as páginas do seu site.

Quais são os maiores exemplos de domínio?

Um conhecido exemplo de domínio é o “nomedodominio.com”, mas a verdade é que os domínios são bastante amplos e isso ocorre por sua extensão. A extensão se trata da identificação ao final do domínio, como o “.com”.

Ela designa o tipo de serviço prestado pelo domínio e pode ser Generic Top-Level Domain (GTLD) ou Country Code Top-Level Domain (CCTLD).

  • O primeiro é uma identificação genérica, podendo ser .biz, .cloud, .com, .live, .ltda, .net, .ong, .website e outros termos;

  • O segundo traz o código do país de origem, podendo ser .br, .rio, .co, .cc, .bz e outros termos.

O que é um subdomínio?

O subdomínio se trata de um domínio atrelado ao principal, que carrega o nome do principal no seu.

Um exemplo para você entender melhor seria o domínio principal da sua empresa ser “nomedodominio.com” e o subdomínio para baixar um aplicativo exclusivo ser “app.nomedodominio.com”.

Domínio próprio pago e domínio grátis: por que um e não o outro?

Finalmente estamos na grande dúvida sobre o domínio web. Afinal, qual é a diferença? Bem, a primeira diferença é mais notável pelo nome: você precisa comprar o domínio próprio para usá-lo.

Isso ocorre por ser um domínio exclusivo para a empresa que o comprou, que pode criá-lo à sua maneira, sem interferência do desenvolvedor de domínio. Esse é o problema do domínio grátis.

Ele se trata de um domínio gratuito, que utiliza extensões menos conhecidas e que exige a presença do nome da ferramenta que o criou. Isso passa pouco profissionalismo e credibilidade.

Contudo, algumas empresas costumam combinar domínio gratuito e próprio ao criarem seus sites!

Quais são os motivos para criar seu site com um domínio próprio ao invés de um domínio grátis?

Agora que você já entende mais sobre domínio do site, que tal conhecer as vantagens de possuir um domínio próprio? A primeira é que aumenta a sua credibilidade e autoridade digital, pois clientes confiam num domínio mais curto e atraente.

E quais são os outros benefícios que sua empresa ganha ao comprar um domínio?

ancora1

Liberdade para personalizar o domínio

Ter um domínio próprio significa ter um endereço o qual possui total controle sobre. Isso significa que você pode personalizar seu endereço de diferentes maneiras, contanto que o resultado não seja igual a um domínio já existente.

Isso também significa que sua URL não fará propaganda para qualquer ferramenta desenvolvedora de domínio.

Por exemplo, quando se cria um site gratuito no wordpress, o seu domínio acaba ficando assim: “www.nomedodominio.wordpress.com”. Isso limita sua personalização e torna o nome longo e difícil de ser lembrado.

Dá para criar diferentes subdomínios para diferentes objetivos

O subdomínio é uma ferramenta utilizada primariamente para estratégias de divulgação do seu site. Ele pode ser utilizado para divulgar novos produtos, eventos promocionais e por aí vai.

Ao comprar um domínio para si, você pode criar diferentes subdomínios para divulgação. Afinal, da mesma forma que pode personalizar o domínio, também é possível o mesmo para o subdomínio.

O domínio aumenta a exposição da sua marca

Um subdomínio e domínio gratuitos possuem uma extensão pouco conhecida e um endereço muito grande. Isso é péssimo para a exposição da marca, pois:

Com um domínio pago, esses problemas são sanados, pois ele aumenta a exposição da sua marca e que concorrentes façam o uso do mesmo nome na web. Além disso, ele garante um endereço muito mais fácil de memorizar, o que torna descomplicado para compartilhar.

É possível criar e-mails personalizados

O domínio próprio também se estende ao domínio de e-mail, sendo o nome após o “@”. Ter um e-mail com domínio próprio permite a mesma personalização que é vista no endereço do site, só que agora nas contas de e-mail.

Isso se traduz em maior profissionalismo ao entrar em contato com o cliente por esse canal de comunicação. Além disso, ter um e-mail com domínio próprio diminui a chance do cliente ignorar a mensagem.

Busque por uma empresa que ofereça auxílio na criação de domínio

Registrar domínio não é uma tarefa difícil e você pode, inclusive, fazer isso sozinho. Contudo, criar o melhor domínio, com e-mails personalizados e gestão deles, é algo que deve ser feito em conjunto com uma empresa experiente.

A Construsite Brasil é essa empresa, tendo 17 anos de atuação e diversos recursos a oferecer no serviço de criação de site. Por exemplo, trazemos hospedagem de site inclusa para usar junto do seu domínio próprio.

Além disso, disponibilizamos em nossa plataforma espaço para até 20 contas de e-mail personalizadas, com domínio da empresa incluído. Também ajudamos na gestão de e-mails para que você tenha uma boa organização.

Então, quando quiser criar o seu site, busque por uma empresa que ofereça auxílio em todas as etapas do domínio. Preencha o formulário abaixo para nossos especialistas entrarem em contato e mostrarem nossas outras soluções para sites!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: