Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Empreendedorismo / Loja Virtual / Marketing Criar loja virtual: a melhor opção para vender online

Criar loja virtual: a melhor opção para vender online

Para destaque no mercado, é preciso que conheçam seu negócio. Digitalmente, não seria diferente. Saiba a melhor opção para vender online: criando loja virtual!

| Atualizado em
por Time Construsite

Atualmente, é possível verificar a preocupação de lojas e marcas para ter um espaço no mundo online.

Por mais que ainda vemos lojas físicas movimentadas, o famoso: “segue a nossa loja no instagram” ou até mesmo o investimento em stories e Tik Toks que destaquem os produtos, vem crescendo cada vez mais no mercado comercial.

Empresas, marcas e lojas vêm percebendo um fator bem comum: o aumento da procura de produtos e serviços pela internet.

Com toda a tecnologia atual, e aparelhos que permitem fazer tudo em um só lugar, além de rolar milhares de vezes o feed das redes sociais ou de buscadores como o Google para ler notícias e se inteirar de assuntos, outra gigante busca é para fazer compras online.

Através de anúncios e publicações, vemos cada vez mais empresas conseguindo disseminar seus produtos nas telinhas de seus telespectadores, que já podem visualizar itens e serviços de seu interesse.

Assim, ao invés de buscar de cara as vitrines de uma loja, os consumidores atuais optaram por pesquisar através de sites e redes sociais aquilo que desejam adquirir.

E como fazer o seu negócio aparecer assim, por acesso via internet e sem perder a credibilidade em apresentar fielmente seus produtos e ainda conseguir finalizar vendas como se fossem presenciais? Fácil! Criando uma loja virtual.

Já que o comércio online vem crescendo nos últimos tempos, principalmente após a pandemia e a necessidade de utilizar de recursos digitais para adquirir o que precisa aumentou, os consumidores exploram cada vez mais esse setor.

Nesse sentido, hoje vamos falar a melhor opção de vender online, tendo presença digital, alcançando mais clientes e aumentando seu contato com outras marcas e setores. Venha saber mais sobre criar uma loja virtual.

Por que a necessidade de ter um site e criar loja virtual?

Desde o famoso comércio antigo, que acontecia por meio das grandes navegações, ao levar de um lado a outro do mundo diversos itens e produtos, começamos a perceber que essa forma de ligação entre países e pessoas só iria aumentar.

Atualmente, falamos de forma mais clara sobre a globalização, que bem resumidamente, seria essa conexão de pessoas de todo o mundo, seja por simples conversas, mas principalmente, pelo mercado comercial.

E depois da chegada da internet, da criação das primeiras redes sociais e da possibilidade de se colocar um site no ar, vimos que ao invés de grandes navios, era necessário apenas alguns cliques para ter acesso a milhares de serviços.

Assim, hoje, se ausentar da internet é o mesmo que virar uma espécie de fantasma, que se torna invisível aos olhos da grande massa digital que busca cada vez mais alcançar pessoas e disseminar produtos.

Está aí o principal motivo para ter um site, e melhor dizendo, para criar loja virtual: se adequar aos avanços do mercado e as necessidades do consumidor atual, que está inserido neste meio.

Com uma loja virtual, não só é despertado o início do destaque digital, como a possibilidade de atrair cada vez mais públicos orgânicos e facilitar o controle e permanência desses clientes.

O que é fundamental para criar uma loja virtual?

Além de saber a importância da presença digital através da criação de loja virtual, é necessário entender os pontos de destaque que permitem o fluxo e funcionamento de uma.

Com vários sites e vários segmentos de uma mesma linha comercial na internet, além do impulsionamento percebido nas redes sociais, é possível perceber que não basta apenas criar loja virtual, mas investir nela.

Até porque, faturamento expressivo é o que não falta nessa área. Com a pandemia, os processos se tornaram 100% online, aumentando ainda mais o fluxo de vendas online.

Então, quais seriam os principais pontos para começar hoje mesmo a criar a sua loja virtual e não ficar para trás no mercado?

O primeiro ponto é o planejamento. Assim como em casos de lojas físicas há toda uma estruturação antes de simplesmente abrir as portas, no caso da loja virtual não seria diferente.

É necessário antes de fazer qualquer site e criar loja virtual, entender qual seu segmento de área, quais os produtos e serviços a serem trabalhados, quais as personas que deseja alcançar, e claro, entender sua concorrência.

Além disso, tem toda uma estrutura estética, o design de interiores da sua loja virtual, que deve ter uma perfil, linhagem de cores e organização de forma a atrair sutilmente e de forma direta os consumidores.

Sendo assim, ao criar uma loja virtual, o primeiro ponto é pensar desde o que irá oferecer, até como irá oferecer, quem deseja atingir, como atingir, quais novidades irá trazer, quais pontos a investir e melhorar, enfim, planejamento.

Outro fator importante é sempre estar regular, de forma a seguir as diretrizes legislativas, respeitar a segurança e acesso do consumidor, fornecer conforto e credibilidade para aqueles que buscam.

E como já citamos, não basta apenas planejar, colocar no ar e pronto. As manutenções devem ser frequentes, investindo em fatores como a divulgação, levantar tags, subir nos rankings do Google, promover anúncios e demais estratégias que façam com que a sua loja virtual, receba destaque e acesso.

Dessa forma, ao se perguntar o que é fundamental nesse processo, entenda que tudo começa dando o primeiro passo de enxergar as plataformas digitais como o caminho ideal para que seu negócio não um fantasma, mas receba o destaque ideal para seu progresso.

Acima de tudo, a dica é sempre buscar o que é preciso para criar uma loja virtual.

Criar loja virtual: estratégias de funcionamento

Acima, já citamos algumas dicas e estratégias para criar loja virtual e permanecer com seu fluxo e desenvolvimento.

Contudo, vamos conversar melhor sobre alguns pontos específicos, que são detalhes essenciais para que sejam pontos a serem diariamente reforçados e melhorados para um crescimento cada vez mais expansivo de seu negócio.

Design, destaque gráfico e dinâmica visual

Ninguém gosta de ver um ambiente todo desorganizado, com tudo espalhado ou colocado de forma desproporcional, sem separação e de variados jeitos. Online, não é diferente.

Imagine entrar em um site e ver cada fonte de letra de um tamanho, cores sem combinação nenhuma ou uso de muitas, frases sem efeito e nexo, sem destaque de produtos e tudo com difícil capacidade de localização.

Imagine ainda um site que tem um carregamento super lento, que demora minutos para abrir. Com certeza, você não iria pensar duas vezes em sair e procurar outro.

Então investir em gateways, em mecanismos de aceleração e fluxo do site, uma boa estética dinamizando cores, frases e organizando por setores, exibindo certos anúncios personalizados, e dispondo os setores de busca, é um excelente ponto a ser observando ao criar loja virtual e continuar com ela.

Redes sociais

A maior fonte de conhecimento e uso diário pela internet são as redes sociais. Pessoas passam horas rolando feeds, vendo stories e Tik Tok, e se debatendo com vários anúncios entre tais publicações.

E nada melhor que associar seu site a essas plataformas. Ao criar loja virtual, busque sempre integrar os conteúdos e novidades as diversas mídias digitais, postando stories chamativos e de divulgação por exemplo.

Além disso, movimentar o feed em horários com insights altos, fazer vídeos interativos seguindo memes e tags do momento, fazer parceria com influencers digitais para publis e parcerias com outras marcas, são outras dicas importantes.

Alinhamento e confiança dos clientes

Por fim e o mais importante, sempre focar no cliente. Ao criar loja virtual, é extremamente importante traçar seu público alvo, a faixa etária, capacidade de acesso e como atingir e fazê-lo ficar em contato.

Além disso, investir em segurança, tanto de acesso ao site como na finalização, meios de pagamento, colocação de dados e tudo o que envolve sentir confiança em seu negócio, é sem dúvidas mais que investimento, é obrigatoriedade!

Neste sentido, as melhores estratégias para criar loja virtual podem ser inicialmente estruturadas por esses três pilares, mas claro, é apenas a ponta de um imenso iceberg digital.

E a entrega dos produtos ao criar loja virtual, como funciona?

Vimos a importância do marketing digital, que é unir as dicas citadas com todas as outras necessárias para impulsionamento e fluxo ao criar loja virtual.

E então, o cliente comprou. E agora? Como ele vai receber? E é aí que entram algumas estruturas para entrega dos produtos.

Assim, conheça as possibilidades de seu negócio, para saber se em primeiro momento será necessário um sistema de entregas próprio, para evitar maiores gastos.

Pode-se ver a necessidade de parcerias para entregas parcialmente terceirizadas, como no caso de empresas de alimentos que usam de empresas como Ifood para entrega de suas demandas.

E por fim um sistema 100% terceirizado, muito utilizado por grandes empresas que contratam outra apenas para essa parte e focam seus investimentos na comercialização e marketing.

Dessa forma, para sanar a dúvida de como fazer para ter uma excelente entrega e ainda aliviar seus clientes quando duvidam que aquele produto irá realmente chegar, basta estudar melhor sobre como funcionam as entregas ao criar loja virtual.

E se tem loja virtual, tem shopping digital também?

Claro! Ao criar uma loja virtual, o foco é a consolidação de mercado, além de ter um site específico para seu negócio que trata apenas de assuntos dele e seu próprio marketing.

Além dessa modalidade individual, existe o marketplace, que seria realmente uma espécie de shopping digital, que em um mesmo lugar se encontra uma exposição de lojas e serviços, ao promover maior alcance e menor custo.

Contudo, sempre há prós e contras. Então se seu negócio é algo permanente, no qual você deseja destaque próprio, investimento, relevância e personalidade, criar loja virtual é o caminho para ser independente e ganhar espaço digital.

Assim, sempre há outras oportunidades, que dependem das condições monetárias naquele momento. Por isso, é necessário reforçar o planejamento, estrutura e dinâmica antes de se inserir na esfera da internet.

Por isso, estude tudo sobre criar uma loja virtual e se enquadre nas suas possibilidades do momento.

Pois assim, ao se perguntar se deve criar uma loja virtual ou investir em marketplace, poderá elucidar melhor suas ideias e traçar seu caminho digital.

Dica extra: mercado de importações, como atuar nessa área?

Se tem uma área no mercado brasileiro que recebe bastante destaque é dos produtos importados. Mesmo com um avanço do comércio nacional, na tentativa de produzir cada vez mais produtos e dar seu nome, não podemos negar a influência de produtos externos.

Os consumidores vivem de olho em tudo o que é ofertado, pelos preços, entrega, dinâmica e relevância. Isso, em primeiro momento, pode parecer afetar o mercado interno.

De certa forma, sim. Mas que tal unir o útil ao agradável, trazendo para o mercado interno a criação de loja virtual com produtos importados e fazendo uma venda legalizada e justa?

Para dar início, é necessário estudar os fornecedores, que no caso temos destaques como a Aliexpress, com relevância internacional e veracidade de seus serviços.

Sobre a burocracia, papelada e a legalidade, a Receita Federal, e órgãos comerciais atestados nacionalmente regulam e disciplinam sobre como empresas que têm interesse em comercializar produtos importados devem agir sem estar em desconformidade com as leis e demais questões como nota fiscal.

Assim, ao criar loja virtual, dentre produtos internos nacionais, sejam eles artesanais ou industrializados, e comercializar produtos importados, existe um mar de possibilidades que você, como empreendedor, deve analisar e escolher para seu negócio.

Não fique para trás. O mercado digital está esperando seu negócio.

Venha conhecer mais sobre como criar lojas virtuais, a partir de planejamento, estruturação, dinâmica, potencialização e fluxo de site, investimento em marketing, formação de presença digital e muito mais. Faça do seu presente a chave de sucesso do seu futuro!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: