Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Criamos sites responsivo para smartphones, tablets e computadores

Criamos sites responsivo para smartphones, tablets e computadores

Criar um site profissional é o primeiro passo para seu sucesso online. Ele é responsável por te tornar a primeira opção entre os concorrentes.

| Atualizado em
por Time Construsite

A cada dia que se passa, entrar na internet pelo celular é a melhor opção. Os smartphones já representam cerca de 53,3% do tráfego global, seguido por laptops/desktops e tablets. É por isso que criamos sites responsivos.

Site responsivo para celular e outros dispositivos não é mais um diferencial competitivo, mas sim uma necessidade urgente. Atualmente, o mobile responde por metade (50,1%) do tempo de uso da internet.

Apresentar responsividade é uma necessidade sua e uma obrigação nossa. É por isso que viemos aqui explicar mais sobre web design responsivo!

Afinal, o que é o site responsivo?

Conteúdo é como água. Você põe água num copo, ela vira o copo. Você põe água numa garrafa, ela vira a garrafa. Você põe água numa chaleira, ela vira a chaleira.” (Josh Clark)

Basicamente, site com design responsivo é aquele projetado para se adaptar a qualquer tipo de resolução, sem perda de qualidade ou distorções. O site já é elaborado para identificar a largura de cada dispositivo.

Com isso, consegue determinar a quantidade de espaço disponível e também como a página será mostrada, aproveitando da melhor forma esse espaço. Nisso, tudo é ajustado para as dimensões do dispositivo: imagens, fontes e outros elementos.

Qual é a diferença entre site responsivo para celular e site mobile?

Uma confusão que existe aqui é entre os termos responsividade e site mobile. Responsividade é uma ferramenta para projetar o site para se adaptar a qualquer tipo de tela, seja celular, tablet ou tela reduzida num computador.

Já um site mobile se trata de um segundo site da empresa, feito exclusivamente para determinados tipos de dispositivos mobile.

Dentre os dois, a melhor opção é o web design responsivo, pois ele se ajusta a qualquer tela, não sendo necessário gastar com outro site.

Por que criamos sites responsivos?

Segundo FGV-SP, o Brasil tem hoje 230 milhões de smartphones ativos entre 420 milhões de dispositivos digitais registrados.”

O uso de dispositivos móveis é hoje um comportamento comum entre grande parte da população. Ignorar essa parcela relevante é ignorar mais da metade do seu potencial público-alvo.

Por exemplo, se você busca criar um site de vendas, saiba que cerca de 80% dos brasileiros fazem compras via smartphone. Isso se relaciona com outro dado relevador: compras online aumentaram 40% no e-commerce desde o começo da pandemia.

Além disso, o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil, respondendo pelo acesso de 98,1% entre pessoas de 10 anos ou mais. É por isso que criamos sites responsivos!

Receba o contato de um especialista

Quais são as vantagens de usar da ferramenta responsiva?

A relevância da ferramenta responsiva na criação de sites é vista facilmente na internet: sites não responsivos são obsoletos e facilmente ultrapassados por concorrentes.”

Agora que sabe o que é web design responsivo – e porque utilizamos dele – é hora de saber as vantagens de você ter um site responsivo. Confira agora!

1. Melhor Experiência do Usuário (UX)

Experiência do Usuário, ou UX, é algo essencial para cativar, manter e transformar o usuário em cliente. A responsividade é parte da Experiência – com sua ausência, o usuário mobile tem uma experiência ruim e faz publicidade negativa.

Contudo, se acessa um site otimizado, ele não só fica satisfeito, como a chance dele comprar seu produto/serviço fica acima de 60%.

2. Menor taxa de rejeição

Como parte da Experiência do Usuário, o uso de ferramenta responsiva garante menor taxa de rejeição dos usuários. Melhor dizendo, é menor o número de usuários que saem do seu site sem realizar nenhuma ação.

Taxa de rejeição alta não é ruim apenas diretamente, pela perda de potenciais clientes, mas também indiretamente: o Google interpreta uma taxa de rejeição alta como conteúdo não relevante. Com isso, você ranqueia mal nos resultados de busca.

3. Garante melhor ranqueamento nos resultados de busca do Google

O Google favorece site responsivo para celular. Isso ocorre desde 2015, com a atualização do mecanismo de busca, o Mobilegeddon (Mobile + Armageddon). Em 2018, passou a priorizar a versão mobile na hora de indexar as páginas.

E a partir desse ano, sites com versões apenas para desktop não aparecerão mais nos resultados de busca. Isso é uma grande desvantagem de não contar com a criação de sites responsivos.

4. Páginas mais rápidas no seu site

Quando uma versão desktop do seu site carrega num dispositivo móvel, ela costuma demorar tempo suficiente para o cliente abandonar a página. Com o web design responsivo, o tempo varia entre 1 a 2 segundos.

Considerando que o tempo médio para um cliente abandonar a página é de 3 segundos, essa é mais uma vantagem da responsividade.

5. Aumenta as vendas

Segundo o portal E-Commerce Brasil, 86% dos consumidores brasileiros conectados à internet realizaram ao menos uma compra em 2019. Desses 86%, 67% finalizaram a compra em um smartphone.

Como pode ver, ter um site de vendas responsivo é essencial para aumentar a taxa de vendas da sua empresa.

6. Aumenta a taxa de conversão de leads

Caso utilize das redes sociais para promoção dos seus produtos ou serviços, é crucial apresentar design responsivo. Um anúncio é algo rápido que aparece na tela do usuário – e se a primeira experiência for negativa, muito provavelmente ele não voltará a clicar.

7. Se adapta a qualquer dispositivo, mesmo os que ainda não foram criados

Por fim, a criação de sites responsivos não é pensado em modelos de smartphones, tablets e computadores, mas sim em diferentes resoluções. Com isso, não importa o modelo que seja lançado, pois seu site se adaptará à resolução!

Com a pandemia que está acontecendo, é cada vez mais normalizado o acesso maior à internet e compras online. Considerando que o celular é o dispositivo digital mais usado no Brasil, é natural que os sites se preparem justamente para ele.

Nós da Construsite Brasil também pensamos da mesma forma e criamos sites responsivos de maneira profissional. Quer ver como funciona nosso trabalho? Solicite contato de nossos especialistas!

Receba o contato de um especialista

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: