Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Criamos sites otimizados para SEO

Criamos sites otimizados para SEO

Como funciona o SEO? Quais são suas vantagens? Tenha todas as respostas agora!

| Atualizado em
por Time Construsite

Quando criamos sites, muitas ferramentas são utilizadas no processo: design, programação, criação de conteúdo e outras. Tudo isso é feito para criar um site profissional, mas ainda falta uma coisa: SEO.

Site otimizado para SEO é algo essencial no desenvolvimento de sites profissionais. Segundo HubSpot, 57% dos profissionais de marketing focados em negócio B2B afirma que SEO gera mais leads do que qualquer outra ação de marketing.

E como funciona o SEO? Quais são suas vantagens? Prossiga com a leitura e tenha todas as respostas!

Antes de tudo, o que é o SEO?

A estratégia de SEO é a sua maior ferramenta para conquistar novos públicos sem gastar muito.”

SEO (Search Engine Optimization) se trata da Otimização para Mecanismos de Buscas que é feita em seu site. É um conjunto de técnicas aplicadas com o objetivo de posicionar suas páginas entre os melhores resultados de pesquisa.

Ele é utilizado por um motivo bem simples: 75% das pessoas não passam da primeira página do Google. Indo além, os 5 primeiros resultados orgânicos da primeira página do Google concentram 67,6% do total dos cliques na página.

De modo simples, o SEO é sua ferramenta para se posicionar no topo do Google e angariar mais visitas orgânicas. Afinal, um site otimizado para SEO atende aos fatores de rankeamento no Google.

Como funcionam os motores de busca?

Como os mecanismos de busca conectam sua página aos usuários? Através de algoritmos, o Google Bot, por exemplo. Eles classificam as páginas de acordo com determinado termo ou tema, definindo a relevância de cada numa consulta.

Isso é feito através de três processos:

  1. Rastreamento: etapa onde o Google Bot identifica as páginas novas e as envia ao índice do buscador.

    Os algoritmos são utilizados para definir priorização e frequência de indexação.
  2. Indexação: o Google Bot faz a análise e processamento de novas páginas e páginas alteradas.
  3. Busca: finalmente, a busca é feita, mas não diretamente na web, mas sim num índice do Google.

    A pesquisa não é aleatória, mas sim baseada em fatores de rankeamento no Google!

Quais são os fatores de rankeamento no Google?

Um site otimizado para SEO é um site que está de acordo com os fatores de rankeamento no Google. Quais são os principais fatores?

Conteúdo de alta qualidade

O conteúdo é a base do SEO. Com pelo menos 300 palavras de conteúdo original, texto bem estruturado e conteúdo relevante, você atende a vários fatores do Google!

Palavras-chave certas nos lugares certos

Palavras-chave certas são aquelas que tem a ver com o conteúdo que você cria. Se você vende itens esportivos, é natural que use palavras-chave envolvendo esportes. Essas palavras-chave informam do que sua página se trata ao mecanismo de busca.

Claro que para serem achadas, elas precisam estar nos locais certos, que são:

  • URL;
  • Title tag (título na página de resultados);
  • Meta description (descrição da página, também nos resultados);
  • H1 (título principal do texto da página);
  • Alt text (legenda das fotos).

É importante que possua 1 palavra-chave principal e três ou quatro palavras-chave relacionadas ao conteúdo da página.

Velocidade de carregamento

A média ideal de velocidade de carregamento no Google é de 3 ou 2 segundos. Um site otimizado para SEO deve ser ou está próximo disso para melhor ranquear!

Compatibilidade com dispositivos móveis

Em 2019, 52% do tráfego online global teve origem em dispositivos móveis. A Google entende o que isso significa, tanto que lançou uma atualização para seu mecanismo de busca: o Mobile First Index.

Enfim, a otimização de site também garante a responsividade!

Segurança

Segundo Searchmetrics, aproximadamente 50% das páginas encontradas na primeira página do Google possuem certificado SSL. Esse certificado garante que todos os dados pessoais do usuário, incluindo senhas, estão protegidos.

Interface amigável

A Experiência do Usuário é outro fator relevante no ranqueamento e tem um envolvimento mais pessoal com o usuário. Ter uma interface amigável garante uma melhor usabilidade para o visitante na página.

Outros fatores

  • Backlinks;
  • Rastreabilidade da página;
  • Autoridade do site;
  • Coerência nas redes sociais;
  • Dados bem estruturados (Schema Markup);
  • Entre outros (são mais de 200 fatores).

Quais são as vantagens da otimização de site?

A otimização de site traz diversos benefícios claros à sua empresa. No desenvolvimento de sites profissionais, o desenvolvedor torna o site otimizado e lhe garante as seguintes vantagens.

Pequenas empresas têm maior chance de alcançar o topo do Google

Com o uso da estratégia de SEO, é possível se posicionar melhor nas pesquisas sem ter muito para investir em anúncios pagos.

Maior tráfego para o site

Com você no topo do Google, é possível ter maior tráfego orgânico, que é o tráfego que não é gerado por meio de anúncios. Dessa forma, há mais visitas na página e maior chance de interação com seus produtos/serviços.

Produz tráfego qualificado

Tráfego qualificado é aquele tráfego composto por pessoas realmente interessadas no seu produto/serviço. Como eles já possuem interesse, maior a chance deles concluírem uma compra no seu site. Com isso, a otimização também melhora a taxa de conversão.

Aumenta a autoridade da sua marca

Ter melhor atuação no tráfego orgânico do que no tráfego pago lhe confere maior credibilidade com os usuários e o Google. É importante apontar que de 70% a 80% dos usuários tendem a ignorar os links patrocinados.

É um investimento a longo prazo

O tráfego pago se encerra quando você para de investir em anúncios – tráfego orgânico não. Ao ter um site profissional otimizado, você continua tendo tráfego conforme continua publicando conteúdo!

Nós criamos sites otimizados para SEO!

O desenvolvimento de sites profissionais só tem sucesso na otimização quando feito por uma empresa especializada no ramo. Através de uma empresa especializada, você garante essas vantagens em relação aos concorrentes:

  • Site responsivo;
  • Layout exclusivo;
  • Suporte ilimitado;
  • Otimização profissional.

Na Construsite Brasil, criamos sites com todos os recursos necessários para otimização, com preço mais acessível. Preencha o formulário abaixo para receber o contato de um de nossos especialistas!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: