Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Criação de site em belo horizonte é referência no Brasil

Criação de site em belo horizonte é referência no Brasil

Desvende um pouco mais do segredo que tornou a capital mineira referência na criação de sites em todo Brasil.

| Atualizado em
por Time Construsite

O Brasil hoje tem uma posição invejável ao nível internacional, com 12.700 startups e 11 startups unicórnios. Em destaque, está a criação de site em Belo Horizonte, pois a cidade, ao lado de 12 outras, é um grande polo tecnológico no país.

Na capital é onde está situado o único centro de engenharia do Google na América Latina, que abraça cerca de 200 startups. Também é o polo de 4 entidades representativas do setor de TI, duas universidades públicas e um parque tecnológico.

E há semelhança com o Silicon Valley americano nos EUA, já que na cidade se encontra o San Pedro Valley e BH Tec. É hora de desvendar um pouco mais do segredo mineiro!

Belo Horizonte como polo tecnológico: onde tudo começou

Em 2005, o Google adquiriu a Akwan, empresa formada por professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A empresa, na época, se destacou pela criação de um algoritmo para eficiência em buscas na internet.

Em 2008, foi dado o próximo passo para o futuro polo tecnológico: a Accenture comprou a fornecedora mineira de sistemas de automação industrial Atan, se instalando em Belo Horizonte. Em 2014, a Embraer tomou a mesma decisão e escolheu a capital mineira.

Destaque na produção de conhecimento

Qualquer cidade para se destacar como polo tecnológico tem que ter produção de conhecimento. A UFMG tem presença marcante em TI, biotecnologia e engenharia.” (Ronaldo Tadêu Pena, diretor-presidente da BH Tec)

Belo Horizonte cativou a tantas empresas por apresentar um polo com grande produção de conhecimento e mão de obra qualificada. Além disso, é um centro para formação de futuros empreendedores que criam startups de sucesso no Brasil.

Por fim, há um associativismo sempre presente, como a parceria entre às quatro principais entidades representativas no setor de tecnologia: Assespro-MG, Fumsoft, Sindfor e Sucesu Minas.

O poder público tem menor presença no polo tecnológico, mas contribuiu na formação do mesmo pela criação do Seed e do BH Tec.

San Pedro Valley e BH Tec: os maiores parques de tecnologia do Brasil

O Seed é um programa de aceleração do governo estadual que já capacitou 112 startups em 3 anos, investindo de R$ 68 mil a R$ 80 mil por empresa. Outro resultado do polo tecnológico é o BH Tec, que é localizado ao lado da UFMG.

O parque tecnológico já possui 17 empresas e três centros de tecnologia, resultado de sua associação com: UFMG, Governo do Estado de Minas Gerais, Prefeitura de Belo Horizonte, FIEMG e Sebrae-MG.

Seu principal destaque é o Hub de Inovação Multifuncional, um ambiente que contempla programas de aceleração e incubação de iniciativas. A proposta do espaço apresenta um longo alcance de setores, como agência de sites.

“Uma das maiores comunidades de startup do país”

Outro nome marcante no meio é a San Pedro Valley (SPV), uma comunidade com mais de 300 startups em BH. Considerada jovem (a média de anos das empresas é 2 anos), ela é resultado principal dos investimentos do programa Seed.

Entre suas startups em BH de maior renome, se destacam a Beer or Coffee, BarbaRuiva.com, Hotmart, Méliuz, Rock Content, Max Milha e Studio Sol. A última startup é bastante popular, sendo dona do Palco MP3, Cifra Club e Letras.mus.br.

A San Pedro Valley já foi eleita duas vezes seguidas a melhor comunidade de startups do Brasil pela, atualmente, Startup Awards. Além disso, seu nome surgiu em grandes portais de notícia e revistas como:

  • Exame;

  • GQ Brasil;

  • Valor Econômico;

  • Estado de Minas;

  • IDGNow;

  • INFO;

  • Forbes;

  • Financial Times;

  • Fast Company.

Densidade tecnológica

A força do polo tecnológico também foi atestada em números pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e Neoway. Para começar, Belo Horizonte apresenta a maior densidade de empresas, com 331 empresas por 100 mil habitantes.

Apresenta também a maior densidade de empreendedores, com 469 empreendedores por 100 mil habitantes.

Em questão de colaboradores, fica atrás de nomes como Florianópolis, Manaus, São Paulo, entre outros. Apresenta 1.073 colaboradores por 100 mil habitantes.

Criação de site em Belo Horizonte é referência no Brasil

Dentre tantas referências na capital, a maior referência é a de agência de sites. Belo Horizonte é um dos maiores polos, com empresas como Digital Pixel, Agência WT e Construsite Brasil figurando entre os melhores criadores de site.

Enquanto as startups em BH costumam apresentar “pouca idade”, agência de sites costuma apresentar uma experiência acima de 5 anos. Esse é o caso da Construsite Brasil, que já atua há mais de 16 anos no mercado, com mais de 3 mil clientes ativos.

Construsite Brasil é a melhor empresa de TI em BH

A Construsite Brasil foi fundada em 2004 pelo gestor Márcio Antônio da Silva e Marcos Paulo, que apostaram no segmento de serviços web. Após 3 anos de sua criação, conquistaram mais de 200 clientes.

Após reestruturação em 2010, dobrou seu número de colaboradores em 2012 e conseguiu terminar o ano com mais de 850 clientes. Em 2015, passou por novas mudanças e comprou duas empresas concorrentes.

Em 2018, mudou para uma sede três vezes maior, ampliou o time de colaboradores novamente e obteve uma grande conquista: o primeiro certificado Great Place to Work.

Construsite Brasil é uma das melhores empresas para trabalhar

A Great Place To Work é uma empresa de consultoria que encontra e divulga os melhores locais para trabalhar. É reconhecido e adotado em mais de 50 países.

Em 2018, os colaboradores da Construsite Brasil participaram da pesquisa da GPTW e a empresa foi reconhecida por sua cultura organizacional saudável. Para muitos, esse é o principal elemento que torna a Construsite Brasil uma referência em Belo Horizonte.

Após isso, o selo também foi conquistado em 2019 e em 2020 a empresa conquistou um novo selo inédito: estão entre as Melhores Empresas Para se Trabalhar com Tecnologia em 2020 reafirmando o potencial de sua equipe e o ambiente de trabalho motivador no seu segmento de atuação.

A Construsite Brasil é sua melhor escolha

Belo Horizonte já é um dos grandes polos de inovação no Brasil, disputando com grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. Dentro desse polo, grandes inovações residem no setor de agência de sites.

Dentro do setor de criação de site em Belo Horizonte, a maior referência é a Construsite Brasil. Entre em contato com um de nossos especialistas e dê o primeiro passo para o projeto do seu site!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: