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Blog Marketing CPC, CPL, CPO e CAC: Métricas importantíssimas para o sucesso da sua campanha

CPC, CPL, CPO e CAC: Métricas importantíssimas para o sucesso da sua campanha

As métricas são importantes fatores para acompanhar resultados. Na sua campanha não é diferente. Entenda quais são as mais importantes e aprenda a calcular.

por Luana Carvalho

Na internet praticamente tudo que um usuário faz pode ser mensurado. 

Todos os dados estão ao nosso alcance, dos mais genéricos aos mais específicos. Porém o que todo empreendedor precisa é descobrir se as campanhas feitas estão dando retorno.

A partir dessa necessidade é que aparece a importância dos indicadores e, mais ainda, de quais deles devem ser levados em consideração para a empresa avaliar as suas estratégias.

As métricas de marketing CPC, CPL, CPO e CAC são algumas que não podem deixar de ser acompanhadas para o sucesso da sua campanha.

CPC

O que é o custo por clique?

É uma das métricas mais populares do marketing digital! Ele torna todos os esforços em publicidade digital mensuráveis. 

A partir do momento que o Google Ads passou a utilizar o custo por clique para gerenciar os anúncios patrocinados em seu ranking de pesquisas, o CPC se tornou conhecido.

No funil de vendas ele é o primeiro a ser calculado, uma vez que ele mostra para sua empresa o custo total por cada visitante que clicou no seu anúncio. Os visitantes estão presentes no topo do funil, a parte mais genérica.

funilvendas.png

Como calcular o CPC?

A fórmula básica do custo por clique é:

CPC = Custo total / Número de cliques

Você paga um valor determinado para cada visitante que chega nas suas páginas a partir dos anúncios que aparecem no Google, ou seja, por meio dos cliques no seu banner.

Imagine que você fez uma campanha e até o final dela gastou o total de R$1.000. Como resultado da campanha você atraiu 500 cliques.

CPC = 1.000/500

CPC = 2

Ou seja, o seu custo por clique foi de R$2,00.

Custo por clique real, médio e máximo

Plataformas como o Google Ads definem o custo dos anúncios através de leilões. As empresas dão seus lances, quanto querem pagar pela palavra-chave e o lance mais alto torna-se o CPC do anúncio. 

É por essa razão que as pesquisas mais específicas são naturalmente mais caras que os termos mais longos, ou palavras-chave de cauda longa.

CPC máximo

É o valor máximo que o anunciante pretende pagar por clique em seu anúncio, funcionando como um limite do investimento. 

CPC médio

Como a definição do valor é feita por meio de lances, podem ocorrer variações durante a campanha e por isso é definido o CPC médio. Este é o valor médio cobrado por cliques durante todo o período da campanha.  

CPC real

É o preço final cobrado pelo clique. Normalmente bem menor que o CPC máximo, uma vez que o valor pago será sempre o mínimo para manter a posição desejada.

Custo por clique ideal

Naturalmente quando começar a calcular o CPC algumas perguntas irão surgir. A mais frequente delas é: "Qual o valor do CPC ideal?"

A resposta para essa pergunta é: depende

O custo por clique pode variar devido a uma série de fatores, como por exemplo a plataforma que você está anunciando, o tipo de anúncio, público-alvo e o segmento da sua empresa. 

Portanto não é possível definir um valor ideal para essa métrica. 

Para conseguir obter uma resposta dessa dúvida você deve calcular o CPC a partir do cálculo do ROI, ou retorno sobre investimento, da sua empresa.  

CPL

O que é custo por lead?

O CPL (custo por lead) é a divisão entre o valor gasto na sua campanha e o número de pessoas que se mostraram interessadas em seu negócio (leads), seja assinando uma newsletter, cadastrando no seu site, baixando um e-book, entre outros. 

É o segundo a ser calculado seguindo o funil de vendas. Nessa etapa os visitantes já foram convertidos em possíveis clientes.

Como calcular o CPL?

math.gif

É possível calcular a fórmula do custo por lead através da seguinte fórmula:

CPL = valor total da campanha / leads gerados

Um exemplo simples de cálculo do CPL:

Ainda usando o valor total da campanha como R$ 1000,00 pense:

Dos visitantes que você atraiu, 100 deles se tornaram leads, ou seja, demonstraram interesse no seu produto/serviço.

CPL = 1.000/100

CPL = 10

Nesse caso hipotético o custo por lead foi R$10,00.

Como aumentar a performance do negócio com CPL?

O CPL é o responsável por mostrar se a sua estratégia da campanha está sendo rentável. Ou seja, se os gastos em marketing estão valendo a pena ou não. 

Uma vez que a compreensão de qual solução gera mais leads para seu negócio, se torna possível decidir onde investir os recursos da empresa para obter mais resultados.

Sendo assim, tudo que for produzido para seu visitante será voltado especialmente para ele, expandindo as chances de ele se tornar um lead e consequentemente, aumentando a performance do seu negócio.

CPO

O que é o custo por oportunidade?

Descendo um pouco mais no funil de vendas, o lead será convertido em oportunidade. Isso significa que ele é mais compatível com a sua empresa que os outros leads gerados. 

Agora sua equipe comercial pode entrar em contato com esse cliente para entender mais sobre o negócio dele e oferecer um produto compatível. 

call.gif

Como calcular o CPO?

O cálculo do CPO é bem parecido com o do lead. A fórmula fica mais ou menos assim:

CPO = valor total da campanha / oportunidades geradas

Usando ainda os RS 1000,00 que pegamos por base como valor total da campanha, aplique a fórmula:

Dos leads gerados, 20 eram uma oportunidade real de venda.

CPO = 1.000 / 10

CPO = 100

Sendo assim, o seu custo por oportunidade foi de R$100,00 nesse caso.

CAC

O que é o custo de aquisição do cliente?

O CAC demonstra através de números quanto a empresa está investindo para conquistar um novo cliente. 

Esse cálculo é feito quando alcançamos o final do funil, onde as oportunidades estão se tornando clientes.

O final do funil a etapa que mais converte, uma vez que quando o cliente é uma oportunidade ele é muito compatível com a empresa e já tem demonstrado seu interesse nas soluções oferecidas.

Como calcular o CAC?

Para realizar o cálculo deve ser considerado apenas os gastos envolvidos diretamente na aquisição de novos clientes. Geralmente as áreas envolvidas são a de Marketing e Vendas

Áreas como administrativo, desenvolvimento do produto e SAC devem ser desconsideradas nesse caso. 

A fórmula do CAC é:

CAC = valor total da campanha / clientes gerados

Seguindo com nosso exemplo:

Das oportunidades geradas a equipe comercial conseguiu converter 6 em clientes.

CAC = 1.000 / 6

CAC = 166

O custo de aquisição de cliente deste exemplo foi de R$166,00.

Qual a importância do custo de aquisição?

O valor do CAC demonstra a saúde do negócio. Se o valor está sendo bom ou não para a empresa e auxilia na tomada de decisão estratégica.

No caso das startups, o custo de aquisição do cliente ajuda a entender se a viabilidade e rentabilidade do negócio, tanto para os empreendedores quanto para os investidores. Ter um CAC bom ajuda a fortalecer uma empresa na hora da negociação.

Como saber se seu CAC está bom?

Depois de chegar no valor do seu custo de aquisição naturalmente surge a dúvida: "O meu CAC está bom?"

Assim como as outras métricas apresentadas, o CAC não tem um valor ideal. É necessário que você tenha em mãos dados internos da empresa para ter ciência se o resultado é favorável para o negócio ou não. 

No caso de um e-commerce o CAC deve ser menor que o ticket médio gasto pelo cliente na sua empresa, ou seja, a média mensal dos gastos do cliente na sua empresa. Já em um sistema de pagamento recorrente para seu custo de aquisição ser bom ele deve ser menor que o LTV (Lifetime Value), ou quanto o cliente vai gastar em todo tempo de vida dele dentro da sua empresa.

Dica valiosa

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Toda campanha feita deve ter o cálculo dessas métricas feitas. Elas demonstram durante todo o período o resultado de todas as etapas da estratégia.

No funil de vendas, as taxas de conversões comuns a cada etapa são: De visitantes para leads (20%), lead para oportunidade (10%), oportunidade para venda, ou cliente, (30%). 

Acabamos de te ensinar práticas valiosíssimas que vão alavancar os resultados da sua empresa. Temos ainda um outro material rico: uma Planilha Pronta, Gratuita para você baixar e acompanhar a saúde financeira da sua empresa.

 

Autor:

Luana Carvalho | Growth
Produtora de conteúdo cursando Publicidade e Propaganda tem por hobbie a programação. Não sabe como seria a vida se não existissem séries policiais e jogos de celular. As áreas de churrasco são sua segunda casa, mas só se carne mal passada estiver no cardápio.
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