Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Marketing Copywriting: A arte da persuasão

Copywriting: A arte da persuasão

Aprenda a escrever textos que convertem usando as técnicas de copywriting e storytelling.

por Luana Carvalho

Sua empresa consegue convencer o público-alvo por meio do uso estratégico das palavras e encantar seu leitor fazendo com que ele siga todos as ações que você indica?

Um conteúdo bem escrito faz a diferença nas estratégia de marketing. Ele tem o poder de aumentar o número de conversões, possíveis clientes e oportunidades.

A estratégia do marketing digital mais recomendada para a criação de um bom texto é o copywriting que torna o conteúdo além de interessante, convincente e persuasivo.

O que é copywriting

O copywriting é uma maneira muito eficaz de convencer seu leitor a realizar uma ação específica, como baixar um e-book, assinar sua newsletter, preencher um orçamento, entre outros, por meio da escrita.

Pode-se definir copywriting também como uma maneira estratégica de produzir copys, mais conhecido como método de escrita persuasivo, com objetivo de gerar conversões.

Copywriting x Marketing de Conteúdo

Existe uma certa confusão quando os dois termos são colocados em questão devido a um fator compreensível: as duas estratégias trabalham com produção de texto para marcas. Então qual seria a diferença entre copywriting e marketing de conteúdo?

thinking.gif

O marketing de conteúdo é uma estratégia que se preocupa com toda a jornada do consumidor. Dedicando seus esforços na produção de blog posts, e-books, e infográficos, por exemplo, levando longos períodos de tempo para mensurar o sucesso.

Já o copywriting busca um resultado a curto prazo, trabalhando com pesquisas das necessidades dos compradores e análises de performance dos textos. Um bom copywriting é capaz de gerar vendas imediatas.

Vale ressaltar que as duas técnicas se complementam em diversos momentos e suas abordagens sempre se misturam.

Quando usar as técnicas de copywriting?

A resposta é: sempre. Caso você não ofereça valor no texto e não seja persuasivo o suficiente, há uma grande possibilidade do seu público não realizar nenhuma ação de valor para sua empresa.

O seu texto deve ser persuasivo desde o momento que você está oferecendo algo gratuito para o seu visitante, afinal é nessa etapa que você está tentando convertê-lo em lead, até quando precisa vender para seu possível cliente.

Como ser um bom copywriter?

Antes de começar a escrever um texto é preciso fazer muita pesquisa para entender o que o visitante realmente quer e o que na solução que a sua empresa vai oferecer tem mais valor para esse possível cliente.

Para isso é preciso conhecer bem sua persona, conhecer as dores e sonhos desse usuário, entender como ele se comunica, para que você possa replicar em seus conteúdos.

Vamos a prática:

Lucas vai abrir uma academia no bairro Sagrada Família e para divulgação usará o Facebook, atingindo somente os moradores que vivem próximos a futura academia.

Para ele as melhores características da sua academia são:

1º - Equipamento novos e tecnológicos;

2º - Treinamentos curtos e eficientes;

3º - Aulas especiais de dança.

O jovem empresário sabe que perto da academia que ele irá inaugurar existe outra, que é muito famosa, porém tem equipamentos muito velhos.

Antes de se precipitar e criar um anúncio sobre os bons e novos equipamentos que a academia dele tem, Lucas foi buscar saber dos trabalhadores e moradores do bairro se eles frequentavam ou não o concorrente e se não, por que.

Com essas conversas ele descobriu que a dor dos clientes da academia concorrente não era os equipamentos antigos, e sim a rotina de exercícios muito extensa e demorada.

Agora Lucas tinha o anúncio perfeito, ele sabia que o que precisava fazer era destacar sua segunda vantagem, treinamentos curtos e eficientes.

O que podemos aprender com esse exemplo é que o perfil e as dores do cliente são fatores importantes para adquirir e reter novos clientes.

Para traçar um perfil é importante saber:

  • O que incomoda seu possível cliente;

  • Quais são os sonhos e como seu produto pode ajudá-lo a conseguir;

  • Como sua persona se comunica nas redes sociais;

  • Em quais canais seu cliente em potencial busca as informações ou passa mais tempo.

Com todas essas respostas é possível planejar e iniciar sua produção de conteúdo.

Usando storytelling no seu copywriting

Uma das melhores formas de ajudar sua audiência a crescer e ter um bom engajamento é contando histórias, também conhecida como storytelling.

storytelling.gif

É mais fácil fazer com que o usuário se interesse pelo anúncio contando uma história de um cliente que resolveu sua dor por causa do produto que você oferece do que focar o texto em características da solução oferecida pelo seu negócio.

O storytelling humaniza sua comunicação e te ajuda a se aproximar do consumidor, fazendo com que ele confie em você e na sua empresa, consequentemente levando o visitante a um caminho mais próximo da compra.

Quais erros não cometer com copywriting?

Como apresentado acima a técnica de copywriting é eficiente se feita corretamente, porém existem alguns erros que podem comprometer todo o processo.

Conteúdo técnico não

Antes de vender para o usuário é preciso fazer com que ele entenda o que você está dizendo. Usar termos técnicos durante o processo de atração pode assustar o visitante e resultar na perda da conversão.

Sem falar de você o tempo todo

Mostre que você está interessado no seu visitante e, não na venda. Ser muito direto e não criar um vínculo com o cliente em potencial é um erro que comprometem todo o processo do copywriting.

Nada de copiar o concorrente

É super importante para o processo de criação que você analise o que seu concorrente está fazendo, porém isso não significa que deve utilizar as mesmas técnicas.

Personalidade e valores são únicos e sua empresa também deve ter uma.

Qualquer um pode fazer copywriting

Escrever bem é uma habilidade que pode ser trabalhada e exercitada de maneira que seja sempre aperfeiçoada.

Então esteja sempre criando novos conteúdos e aperfeiçoando sua técnica de copywriting, tanto em anúncios quanto em blog e redes sociais.

Ao concluir nossas dicas, recomendo fazer o mais importante para que seu negócio tenha sucesso online: Configurá-lo para aparecer na primeira página do Google.

Autor:

Luana Carvalho | Growth
Produtora de conteúdo cursando Publicidade e Propaganda tem por hobbie a programação. Não sabe como seria a vida se não existissem séries policiais e jogos de celular. As áreas de churrasco são sua segunda casa, mas só se carne mal passada estiver no cardápio.
Outros posts feitos por Luana Carvalho

Comentários:

Orçamento por WhatsApp