Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Saiba como vender online mesmo sendo um iniciante

Saiba como vender online mesmo sendo um iniciante

Quer vender online mas não sabe por onde começar? Vem comigo que te conto tudo o que precisar saber para vender online ainda hoje! Não perca essa oportunidade!

| Atualizado em
por Time Construsite

O comércio sempre esteve presente na história da humanidade. Desde muito tempo antes de definirmos o nome do termo “comércio”, já realizamos trocas e pequenas vendas em menor escala com a família, amigos e vizinhos. O processo era bastante simples e se resumia a bens produzidos por nós mesmos, como grãos e derivados animais.

Com o passar dos anos e com o desenvolvimento da humanidade, aprimoramos e aperfeiçoamos esse processo de vender, estabelecendo regras, políticas de preços, relações entre concorrentes e disputas de mercado. Enfim, deixamos mais parecidos com o comércio que conhecemos atualmente.

Porém, esse processo ainda segue em constante evolução e a nova maneira de realizar o comércio é vender online. Seja através de um site de vendas, através das redes sociais ou montando uma loja virtual, vender online se tornou quase uma obrigação para a sobrevivência das empresas no mercado.

Portanto, ter conhecimento sobre vender online é fundamental para conquistar cada vez mais clientes e se tornar referência entre os seus concorrentes. Porém muitos ainda tem dúvidas de como ingressar no mercado digital e começar a vender online sendo um iniciante no assunto.

Pensando nisso, preparamos um tutorial onde ensinaremos como você pode começar a vender online ainda hoje apesar de ainda não ser um expert no assunto. Te daremos as informações que você precisa e as ferramentas que te ajudarão nessa jornada. Nos acompanhe nessa leitura e aprenda tudo sobre vender online.

O que é vender online?

Primeiramente temos que te explicar o que é vender online, para começar a entender o necessário para entrar nesse mercado da melhor maneira possível e maximizando os resultados. Se preparar antes de começar é a chave para tomar decisões mais assertivas e muito mais sábias.

Vender online nada mais é do que realizar alguma transação comercial dentro de um ambiente digital, independente da natureza daquilo comercializado. Ou seja, vender online é oferecer qualquer tipo de produto ou serviço na internet para qualquer pessoa que tenha acesso ao ambiente digital possa comprar seu produto ou contratar seus serviços.

Existem diversas maneiras e várias ferramentas para conseguir vender online. As mais conhecidas e mais usadas são: sites, lojas virtuais, plataforma de e-commerce, redes sociais (Facebook, Instagram, Whatsapp) ou market place (Shopee, Mercado Livre, Magalu). Cada uma delas possui suas vantagens e desvantagens e exigem mais ou menos conhecimento sobre mercado digital para utilizá-las.

Porém, para um cliente ter acesso a sua empresa no mercado digital, o processo de todas essas ferramentas é basicamente o mesmo. O cliente entra em contato, escolhe o produto ou serviço que ele deseja, informa o endereço de entrega, realiza o pagamento e você envia o produto ou realiza o serviço. Simples assim.

Portanto, vender online é disponibilizar seus produtos ou serviços na internet através da ajuda de alguma ferramenta digital, realizando a venda de maneira simples, prática e rápida.

Quais as vantagens de vender online?

Agora que você já aprendeu o que é vender online, está na hora de aprender um pouco mais das vantagens oferecidas por essa nova maneira de fazer comércio. Afinal, para começar a se introduzir nesse novo mercado, é importante saber todos os benefícios que isso pode trazer para você, sua empresa e seu negócio.

A primeira vantagem é o baixo investimento inicial necessário para vender online. Ao contrário de abrir uma loja física, criar um site ou uma loja virtual é muito barato e exige pouco capital para começar as vendas. É possível contar com ajuda de criadores de sites capazes de criar um site totalmente funcional com um valor mais baixo que um aluguel de uma loja física.

Outra vantagem é a autonomia e flexibilidade que vender online proporciona. Nessa modalidade de venda, você é quem escolhe o seu horário de trabalho e sua rotina semanal. Além disso, é possível gerir seu negócio de onde quiser, seja no conforto do seu lar, em um coworking ou em um escritório. Você decide quando e onde vender.

Podemos destacar também como uma vantagem de vender online a possibilidade de vender em qualquer horário do dia e em qualquer dia da semana. Como um site não “fecha” ou desliga no horário comercial, seus clientes podem comprar durante todas as 24 horas do dia, nos fins de semanas e até mesmo nos feriados nacionais, maximizando a quantidade de vendas.

Portanto, vender online apresenta várias vantagens para você e seu negócio, além de muita autonomia e flexibilidade. Mas é importante ressaltar que, apesar de muitas vantagens, os esforços devem ser iguais ou até maior que uma loja física. O desempenho de seu site ou loja virtual depende inteiramente de você.

Como começar a vender online?

Depois de aprender mais sobre as vantagens, você deve estar se perguntando como começar a vender online agora mesmo, certo? Por isso, vamos te explicar tudo o que precisa saber para dar os seus primeiros passos e começar a vender online hoje mesmo.

Para isso, preparamos uma lista com 4 passos importantes que todos os empreendedores devem saber antes de começar a vender online. Planejando bem esses tópicos, você estará mais preparado e tomará decisões mais certeiras, evitando cometer erros e ampliando os seus resultados.

Portanto, nos acompanhe nessa lista e garanta o sucesso de seu site ou de sua loja online, destacando-se de seus concorrentes e se tornando referência no mercado.

1 - Escolha e defina seu nicho de mercado

O primeiro passo antes de começar a vender online é definir aquilo que você deseja vender online. Parece redundante e óbvio, porém muitos empreendedores se perdem nessa etapa e acabam se frustrando por não conseguir se sustentar no mercado digital.

Escolher qual nicho do mercado você vai atender é extremamente importante, pois a partir dessa escolha, você irá decidir quais estratégias adotar, quem são seus principais concorrentes, como se destacar entre os demais, quais diferenciais oferecer, quem são os meus clientes, quais os desejos deles, entre muitas outras informações necessárias para o sucesso de seu negócio.

É importante também escolher um nicho que combine com você e sua vida pessoal, pois você irá dedicar bastante tempo e esforço nesse negócio. Imagina escolher vender produtos de informática sendo que você detesta tecnologia e prefere esportes e materiais esportivos. Provavelmente você se frustrará mais rápido e perderá a vontade de investir nesse ramo.

E o mais importante de tudo, não tente abraçar o mundo todo de uma vez! Definir um nicho de mercado te ajuda a concentrar seus esforços em algo que você crê que funcionará. Tentar vender online frutas, peças para computador e materiais escolares não é uma boa estratégia.

Portanto, defina muito bem qual nicho você irá vender online e se torne um especialista e uma referência nele. Somente quando estiver dominando essa parte do mercado, pense em expandir o nicho.

2 - Defina o seu público alvo

Após definir o nicho de mercado que você irá atender, você deve definir o seu público alvo para o nicho escolhido. Público alvo é basicamente o grupo de pessoas que consumirão o seu produto ou farão uso de seus serviços e seus esforços devem ser voltados exclusivamente a eles.

Esse passo te ajuda a entender quem são os seus clientes, quais as principais necessidades deles, os diferenciais que eles esperam das lojas virtuais, como superar as expectativas e como deixá-los satisfeitos através de seus produtos.

Saber para quem você irá vender online te ajuda a traçar estratégias certeiras para atrair a atenção de seus futuros clientes e mostrar que sua empresa é diferente das demais. Imagina começar a vender um produto sem saber nada sobre as pessoas que irão consumi-lo. As chances de você acertar e se destacar são bem baixas.

Portanto, aumente suas chances de sucesso definindo muito bem quem é o seu público alvo e o que eles esperam que você ofereça de novo nesse nicho de mercado.

Destaque-se e seja referência naquilo que escolheu fazer.

3 - Invista bastante em estratégias de marketing digital

Parece meio óbvio quando falamos de vender online, porém muitos empreendedores pecam nesse passo e acabam esquecendo de investir em marketing digital quando entram no mercado de vendas online.

Se divulgar para o máximo de pessoas possível é essencial para que seu negócio tenha um maior alcance e atraia muitos novos clientes, maximizando seus lucros e fortalecendo cada vez mais a sua marca e sua identidade digital.

Independente de qual for a forma que você irá vender online, você deve separar um capital para investir em estratégias de marketing digital. Ferramentas como o marketing de conteúdo em blogs, anúncios pagos, emails de marketing ou páginas de vendas podem e devem ser seus aliados nessa missão de se divulgar online.

Além disso, elabore um plano de marketing com as informações obtidas nos passos anteriores sobre o seu nicho de mercado e o seu público alvo. Trace estratégias matadoras para suprir as necessidades e desejos deles e seja certeiro em suas ações. Dessa maneira você obterá resultados mais sólidos com uma menor quantidade de campanhas de marketing.

Portanto, dedique um tempo para elaborar estratégias de marketing digital para seu negócio antes de começar a vender online. Dessa maneira, você será mais certeiro em suas ações e campanhas, conseguindo se divulgar em determinado nicho de mercado e aumentar sua cartela de clientes.

4 - Conte com a ajuda de um desenvolvedor de sites

O quarto passo destacado neste artigo para começar a vender online é contar com a ajuda de especialistas em vendas online para te auxiliar na inserção no mercado digital. Quando estamos iniciando algum novo projeto, contar com o auxílio de quem entende do assunto pode contribuir muito com nossos resultados iniciais.

Ainda mais no mercado digital, onde as tendências estão em constante evolução e acompanhá-las sem entender muito do assunto é extremamente complicado e difícil. Gerir o seu negócio deve ser a tarefa principal do seu dia-a-dia e a tarefa onde você dedica mais tempo e esforço.

Por isso, contar com especialistas no assunto que possuem um vasto conhecimento e tem o dever de se atualizar de acordo com o mercado digital é um diferencial enorme. Isso te transmite maior segurança, pois você sabe que seu site ou sua loja virtual está sendo bem cuidada e está de acordo com o mercado espera que ela esteja.

Além disso, um site totalmente profissional, com todos os componentes funcionando como deveriam, com ferramentas para conseguir atrair mais clientes, um layout moderno e de acordo com a identidade de sua marca é uma ótima maneira de começar a vender online.

Portanto, para aumentar as chances de sucesso quando começar a vender online, recomendamos que você conte com a ajuda de um criador de sites e lojas online e especialistas dessa área. Isso fará com que sua entrada no mercado digital seja mais fácil e com grandes chances de sucesso!

Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas!

Ingressar no mercado digital e começar a vender online vem se tornando fundamental para as empresas atuantes no ramo de comércio. Aquelas que não se atualizam e começam a disponibilizar seus produtos e serviços para os seus clientes digitalmente provavelmente não conseguirão sobreviver.

Portanto, aumente suas chances de sucesso no mercado digital contando com a ajuda de quem entende do assunto. A Construsite Brasil é a maior agência de criação de sites do Brasil, com mais de 18 anos de experiência no mercado e mais de 10.000 projetos executados.

Não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo que te ajudaremos a criar um site profissional responsivo, com inúmeros layouts para você escolher, com suporte para Whatsapp, e-mail e telefone ilimitado, além de um preço promocional!

Vender online será muito mais fácil com a ajuda da Construsite Brasil!

Venha conosco e venda muito mais no mercado digital!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: