Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing Como realizar "marketing" no Instagram

Como realizar "marketing" no Instagram

Quais passos seguir após criar a sua conta no Instagram e tornar seu perfil comercial? Confira aqui os próximos passos.

por Lays Xavier

O Instagram é uma ótima ferramenta para (elaborar) o “marketing”, pois ele permite que as marcas fortaleçam sua imagem junto ao público. Com isso, as empresas ganham mais seguidores e, possivelmente, mais clientes. Não há recurso melhor para crescer nas mídias sociais do que o Instagram.

No entanto, para colher esses frutos, é preciso se esforçar e escolher as estratégias de “marketing” mais eficientes. Se você quer entender sobre “marketing” no Instagram, leia este guia e veja seis dicas que podem te ajudar.

1) Crie um perfil comercial

Se você deseja realizar “marketing” no Instagram, o primeiro passo é criar um perfil para sua empresa. Ao fazer isso, será possível analisar o alcance das postagens, conhecer o número de visitas ao perfil e acompanhar o engajamento e as interações dos seguidores.

Além disso, também é possível filtrar dados sobre o público que acompanha a página, incluindo idade, faixa etária, localização e picos de acessos na plataforma. Para proprietários de perfis de negócios, ainda é possível promover posts.

Após ter sua conta configurada, é preciso digitar um texto descritivo na bio dessa plataforma. A descrição do seu negócio deve ser clara e concisa e deve falar sobre o produto vendido e sobre seu ramo de atuação.

Caso sua marca tenha um site de vendas, é importante colocar o link na bio do Instagram. Se possível, inclua também o telefone do seu SAC. Dessa forma, se houver algum problema com o produto, seus seguidores poderão entrar em contato com a empresa.

2) Consolide uma estratégia de conteúdo

Uma estratégia de conteúdo sólida é a chave para o processo de “marketing” no Instagram. Sem produzir conteúdo relevante, você terá dificuldade para captar a atenção do seu público-alvo. Saber com antecedência qual conteúdo publicar lhe dará a orientação necessária.

Se você deseja aumentar o engajamento sobre seus produtos, poste frases para fotos e vídeos mais focados neles. Quando o assunto não for o produto, mostre sua cultura corporativa e evidencie os bastidores de sua empresa.

Dependendo do que você almeja para sua empresa no Instagram, é possível mesclar os conteúdos produzidos por você e por seus seguidores.

Use o Instagram diariamente

Seja qual for o seu objetivo com o “marketing” do Instagram, é importante que você adicione as atividades dessa rede social à sua rotina diária.

Alguns especialistas em “marketing” acreditam que não é preciso fazer posts no Instagram diariamente. De fato, essa ideia não está totalmente errada. No entanto, é necessário permanecer ativo nessa plataforma, não apenas com posts, mas também com:

  • Interações com o conteúdo do seu feed;
  • Comentários em cima de fotos e vídeos;
  • Estudos sobre outros especialistas relevantes (procure seguir as páginas deles).

Ser ativo regularmente aumenta as oportunidades do seu perfil ser notado pelas pessoas certas. Em um primeiro momento, isso pode não realizar muita diferença, mas a longo prazo, você descobrirá que sua atividade constante contribuiu muito para o seu crescimento no Instagram.

Procure ir além dos produtos

Apesar de não haver nada de errado em postar fotos do seu produto, isso deve ter um limite. A sua conta do Instagram deve parecer natural e não uma “forçada de barra” gigantesca.

Independentemente do que a sua empresa faz, o seu perfil do Instagram deve conter fotos que exponham as crenças e ideologias da sua companhia. A partir desse princípio, seus seguidores iram entender a sua visão e saberão o que você alcançará ou oferecer para eles.

Poste fotos com pessoas comuns

Quando se trabalha em uma empresa voltada para produtos, você tem a oportunidade de mostrá-los no cotidiano das pessoas comuns. Por exemplo, se você vende sapatos, pode usar imagens de mulheres calçando seus produtos.

Os usuários do Instagram são atraídos por fotografias que pareçam naturais e orgânicas. Ao envolver pessoas comuns em suas fotos, você torna o seu produto mais autêntico. Não é preciso que modelos profissionais participem de suas fotografias. Basta associar o seu produto às pessoas comuns e, provavelmente, você terá ótimos resultados.

Uma boa estratégia de “marketing” é comprar seguidores no Instagram. Ao fazer isso, você aumenta o seu número de seguidores de forma rápida e amplia o número de visitas em sua página.

No entanto, apenas comprar seguidores no Instagram não é suficiente. Seu perfil deve oferecer conteúdo de alta qualidade e investir em boas estratégias de “marketing”. Dessa forma, os seguidores “comprados” não iram abandonar a sua página.

3) Invista nos Stories

Não há como falar sobre “marketing” no Instagram sem citar os Stories. Compartilhar conteúdo autêntico no Instagram é importante, pois isso permite que as pessoas saibam quem é você e que produto está vendendo.

Os Stories do Instagram são uma excelente forma de manter seus seguidores engajados e mostrar para eles um ótimo conteúdo. No começo, o Instagram se tratava apenas de postar fotos. Contudo, ele se tornou mais interativo com o passar do tempo.

A grande pergunta é: por que se empenhar em criar conteúdo se, depois de 24 horas, ele desaparecer? A resposta é simples: isso instiga os seus seguidores a compartilhar mais de seu conteúdo com outras pessoas. É uma maneira fácil de fazer mais pessoas conhecerem a sua marca.

Comparados com as fotos do Instagram, os Stories dessa plataforma são bem mais fáceis de criar. Basta ter uma boa ideia e colocá-la em prática!

Outra forma de otimizar suas postagens e ter mais engajamento no Instagram é usando perguntas nos stories.

4) Analise as métricas certas

Para melhorar o seu perfil do Instagram, o primeiro passo é conhecer o desempenho dele. Saber o que você está elaborando e obter resultados mensuráveis deixará tudo mais claro e simples de entender.

No entanto, é importante analisar as métricas corretas para obter o máximo de seus esforços. A seguir, veja algumas métricas que são muito importantes:

Crescimento do número de seguidores

Em geral, o número de seguidores é tratado como uma métrica para alimentar o ego. No entanto, a taxa de crescimento mostra a real situação da sua página. Ao ficar de olho nessa métrica, você saberá como o conteúdo ou a frequência de seus posts afetam o seu perfil.

Engajamento

A análise do engajamento inclui as curtidas e os comentários de seus posts. Isso lhe mostrará como você precisa mudar suas estratégias de “marketing”. Ademais, você saberá quais passos deve seguir para fazer isso.

Para analisar seu engajamento, é necessário saber o percentual médio de participação, seu número total de seguidores e o valor médio de cada post. Isso te dará uma compreensão mais clara dos seus resultados.

Cliques na (URL)

O rastreamento de cliques de URL no Instagram é limitado ao link da sua bio. Saber quantas pessoas clicam em seu URL é crucial, pois isso mostra o desempenho do seu perfil.

O monitoramento das métricas acima é muito importante, pois ajudará no crescimento do “e-commerce” do seu Instagram. Quanto mais esses números forem analisados, maior será a eficiência da sua página.

5) Invista em descontos e ofertas

Uma ótima forma de chamar a atenção dos usuários é através de ofertas e descontos. Para fazer isso, use o Instagram para criar postagens com cupons exclusivos para os seus seguidores. Os Stories também podem ser usados nesse sentido.

Outra ótima dica é incluir concursos em sua estratégia de “marketing”. Essa é uma ótima maneira de obter novos seguidores e transformá-los em clientes em potencial. Historicamente, promoções e descontos são ótimos para promover a imagem da marca.

Veja também como alcançar a primeira página do Google!

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: