Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Google & SEO Como o tráfego orgânico impacta no SEO

Como o tráfego orgânico impacta no SEO

Descubra como o tráfego orgânico impacta em sua estratégia de SEO e obtenha o crescimento do seu site ou blog sem custos a médio e longo prazo

| Atualizado em
por Time Construsite

Como o tráfego orgânico impacta no SEO

O tráfego orgânico acontece quando o visitante chega à sua página através dos sites de busca como Google, Bing ou Yahoo.

É comum as empresas começarem a investir em tráfego pago sem dar atenção ao tráfego orgânico, pois para conseguir o tráfego orgânico tem que investir em Inbound Marketing, conhecido também como Marketing de Atração e em técnicas de SEO, e é um trabalho mais demorado.

O Inbound Marketing é uma estratégia que usa marketing de conteúdo explorando canais como blogs, redes sociais e mecanismos de pesquisa atraindo visitantes através de conteúdo de qualidade.

E ao utilizar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) em tradução livre otimização dos mecanismos de busca para aumentar o tráfego orgânico do site e impulsionar a sua classificação, colocando-o nos primeiros lugares nos resultados de busca.

Vamos ver como o tráfego orgânico bem trabalhado pode impactar positivamente no SEO.

O que é tráfego orgânico?

Quando as pessoas chegam ao seu site sem intervenção de anúncios pagos, é o que chamamos de tráfego orgânico. A visibilidade e autoridade que o site ou blog ganha devido ao tráfego orgânico são consequências de chegar as primeiras posições nos buscadores através do tráfego orgânico.

A principal característica do tráfego orgânico é o conteúdo que deve ser dirigido para atrair e engajar o público alvo do seu site ou blog. Por isso podemos dizer que no tráfego orgânico você não precisa investir dinheiro, porém tem que investir seu esforço e tempo para que seu conteúdo esteja bem posicionado nos mecanismos de busca.

Outro benefício do investimento em tráfego orgânico é que você pode parar de postar durante um tempo, porém o conteúdo continuará gerando tráfego, porque o resultado não depende de investimento contínuo.

Além do que você pode reutilizar seus conteúdos produzidos e continuar gerando tráfego orgânico com esse mesmo conteúdo apenas modificando suas estratégias de otimização.

Uma maneira de medir seu tráfego orgânico é através do ROI (Retorno sobre Investimento) que é de longo prazo por ser por meio de custo zero. E devido a isso sua estratégia deve ser bem fundamentada com técnicas de SEO aliadas a bons e ricos conteúdos.

Pois os algoritmos dos bons buscadores somente mostram páginas que tenham bons conteúdos e garantam boa experiência ao usuário.

O tráfego orgânico e sua importância

Uma estratégia de tráfego orgânico bem feita, gera resultados em médio e longo prazo, por isso não espere resultados imediatos. Entretanto, se você não quer depender unicamente de tráfego pago é fundamental investir no tráfego orgânico.

Já pensou ter que pagar por cada acesso à sua página? Com certeza seria um investimento altíssimo e nada razoável para o crescimento de seu negócio. Portanto, o tráfego orgânico é o mais vantajoso investimento que você pode fazer, começando o quanto antes, pois você terá como maior benefício a redução de custos por clique.

O tráfego orgânico é direcionado, pois cada pesquisa realizada nos buscadores tem um propósito específico e quando sua página dá a resposta ou solução à essa pesquisa, você ganha um seguidor que você poderá guiar pelo seu funil de vendas.

Além disso, as páginas que aparecem nas primeiras posições de busca são consideradas referência, por isso é mais fácil converter um visitante orgânico do que um visitante vindo por qualquer outro meio.

À medida que você cria conteúdo de relevância que responde às perguntas do seu público, faz suas publicações, cria backlinks, faz sua classificação de pesquisa melhorar, você vai construindo seu público e isso é um indicador de que tudo está funcionando de maneira correta em seu tráfego orgânico.

Pois o crescimento do tráfego orgânico está ligado à popularidade da sua página, trazendo para você mais conversão e vendas.

Como o tráfego orgânico impacta no SEO?

Na atualidade, o tráfego orgânico é a melhor opção para melhorar seu desempenho nos sites de busca, pois há uma significativa preferência do usuário pelo conteúdo de qualidade das páginas orgânicas.

O tráfego orgânico é perfeito para escalar a popularidade de sua página, mas somente o conteúdo de qualidade não é suficiente para estar nos primeiros lugares nos sites de busca.

É aqui que entra o SEO trabalhando as estratégias e técnicas que vão melhorar o posicionamento da página na busca orgânica.

É necessário otimizar os fatores que os buscadores irão levar em conta na hora de apresentar seus resultados, e para mostrar esses resultados o algoritmo é complexo contando com mais 200 fatores na hora de ordená-los. Ou seja, o tráfego orgânico recompensa o conteúdo de qualidade.

SEO

A principal estratégia do SEO para gerar tráfego orgânico é a utilização de palavras-chaves, é por meio delas que o algoritmo entende sobre o que é o conteúdo de sua página.

Seguindo esse pensamento, em cada página que você cria, você deve focar em determinada palavra chave, criando um conteúdo relevante ao redor desta palavra, repeti-la várias vezes, incluindo-a ao longo de sua página sem atrapalhar a experiência do seu usuário, para que você possa obter um bom ranqueamento.

Esse ranqueamento é o que vai colocar sua página nos primeiros resultados da pesquisa, quando alguém fizer uma busca baseada na palavra chave do seu conteúdo.

Ou seja, se sua página for otimizada como um todo, e o conteúdo for bom mantendo o usuário na leitura por mais tempo, ela aparecerá nos primeiros resultados na pesquisa pela sua palavra chave.

Aumente o tráfego orgânico

O tráfego orgânico amplia o crescimento do seu negócio diminuindo os custos destinados ao tráfego pago.Para conquistar tráfego orgânico de qualidade é preciso planejamento e estratégia para atrair os leads qualificados que cheguem ao fundo do seu funil.

Blog: Responda as dúvidas da sua persona

O blog é uma estratégia decisiva do Inbound Marketing para trazer resultados em seu tráfego orgânico.

Então para fazer bom uso desse espaço, utilize-o para responder às dúvidas mais frequentes de sua persona. Você pode descobrir essas dúvidas através de comentários em suas redes sociais, comentários no próprio blog, e pesquisas com seus leads, usando todas as dúvidas que você costuma responder.

Além disso, ao realizar pesquisas nos buscadores, as pessoas acabam digitando a dúvida delas que é exatamente o que perguntariam à sua empresa, por isso use essas pesquisas como suas palavras-chaves.

Ao usar essa estratégia de SEO em seus artigos você aumenta suas chances de ranqueamento, e ao se posicionar na primeira página você amplia seu tráfego orgânico naturalmente.

Também produza conteúdos em diferentes formatos, incluindo podcasts e vídeos, infográficos, para ajudar a aumentar o alcance e impulsionar o tráfego orgânico.

Esteja ciente também que não basta apenas postar com regularidade, a qualidade é muito importante. Para que seu visitante tenha sempre a sensação de que você está sempre pronto para resolver as dores dele, responda às suas questões e gere soluções.

Use Backlinks sabiamente

Backlinks são essenciais para um SEO eficiente, e quando você usa backlinks de qualidade em sua estratégia de marketing digital mais facilmente você vai atrair mais tráfego orgânico.

E os principais backlinks que você deve usar são os das suas próprias postagens. Inclua links dos seus artigos publicados anteriormente em seus artigos atuais. Pois além de estimular o visitante a permanecer o maior tempo possível em seu blog, você constrói relacionamento de qualidade.

E quanto mais tempo o visitante permanecer em sua página, mais seu blog será considerado relevante para os sites de busca.

Ter um conteúdo de relevância e atualizar frequentemente ajuda a criar e atrair backlinks, gerando compartilhamentos em suas redes sociais e a oferecer boas experiências ao visitante, aumentando seu tráfego orgânico e fidelizando seu leitor.

Leads qualificados por menor custo

Através do tráfego orgânico você consegue captar leads qualificados, pois você irá gerenciar seu conteúdo e ações para a sua persona, ou seja, seu público adequado.

Dessa forma você terá melhores resultados em tráfego orgânico, pois você estará atraindo quem já tem interesse em seu produto ou serviço, aumentando as oportunidades de negociação e alavancando as vendas.

Sem contar que o valor gasto com tráfego pago pode consumir grande parte do seu orçamento, impactando no custo de aquisição de leads, ficando muito caro atrair tráfego para sua página.

Com o tráfego orgânico é possível obter ótimos resultados sem se comprometer com altos custos que farão grande diferença para a saúde financeira de seu negócio.

Aumentar sua credibilidade

Ao criar conteúdo de qualidade e relevante, você se posiciona como uma autoridade em seu ramo, trazendo credibilidade para seu negócio e reconhecimento de sua marca.

O tráfego orgânico é associado à produção de conteúdo voltado para os interesses de sua persona e também é considerado mais autêntico do que resultados pagos.

Quando sua página consegue um bom desempenho com o tráfego orgânico, isso significa que sua estratégia atingiu o público correto, pois as informações em sua página são relevantes e vistas como fontes seguras pelos visitantes.

Dessa forma, com o tráfego orgânico seu negócio ganha destaque como autoridade no assunto, garante um diferencial com relação aos seus concorrentes, e constrói um relacionamento duradouro com sua clientela.

Use suas mídias sociais para trazer tráfego orgânico à sua página

É uma tendência atual as pessoas trocarem os portais de notícias pelo feed do Instagram ou Facebook, sendo que é nas mídias sociais que as pessoas passam a maior parte do tempo, por isso aproveitar esses canais para conseguir tráfego orgânico para sua página é uma ótima ideia.

Como as pessoas preferem descobrir conteúdos por meio das redes sociais, você deve aproveitar essa oportunidade, fazendo postagens com linkagens para páginas específicas que possam ser compartilhadas facilmente.

Essa é uma estratégia que pode fazer seu tráfego orgânico crescer consideravelmente.

Otimize seu conteúdo para os motores de busca

Otimizar seu conteúdo para os mecanismos de buscas é o segredo para uma boa estratégia para aumentar seu tráfego orgânico e conquistar leads qualificados.

Para que o algoritmo dos buscadores consiga ler seu conteúdo, indexar e classificá-lo, você tem que saber otimizar as técnicas de SEO.

E otimizar sua página com técnicas de SEO, consiste em estruturar seu conteúdo com base na palavra-chave, usar links internos, use títulos e subtítulos eficazes, faça sua página ter um design fácil de usar, tenha certeza de que suas imagens e sua página carreguem rapidamente.

Tráfego orgânico deve ser sempre trabalhado

Como o tráfego orgânico impacta no SEO

Para saber que você está no caminho certo para alcançar seus objetivos em sua estratégia de tráfego orgânico, monitore seus indicadores frequentemente. Com esse monitoramento você vai estar ciente de estar no caminho certo.

Aumentar seu tráfego orgânico é uma empreitada que exige esforço, pesquisa, tempo e constante recorrência.

Os algoritmos possuem critérios bem específicos para que sua página esteja entre os primeiros resultados e os visitantes encontrem conteúdos com carregamento rápido e relevantes. A estratégia de SEO visa a melhor experiência acessando as melhores páginas rapidamente, portanto também funciona como uma boa métrica.

Ao investir em tráfego orgânico usando as estratégias de SEO, sua empresa está investindo em apresentar sua marca e seu produto para potenciais clientes, que podem não fechar com você no primeiro momento, mas você estará criando um relacionamento com eles.

Pois se você gerar respostas e soluções, com certeza o visitante retornará. Você estará construindo uma base sólida com o tráfego orgânico e obtendo resultados escaláveis a médio e longo prazo.

Com o tráfego orgânico você constrói sua autoridade e mostra que está preocupado em resolver os problemas do usuário. E para aumentar ainda mais seu número de visitantes, você pode usar em conjunto o tráfego pago. Saiba a diferença entre tráfego orgânico e pago e faça seu site crescer sem limites.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: