Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Como identificar um boleto falso?

Como identificar um boleto falso?

Você às vezes tem dúvidas em relação à credibilidade de um boleto? Confira aqui 4 formas de identificar um boleto falso e não caia nesse golpe.

| Atualizado em
por Lays Xavier

A internet ao mesmo tempo que é conhecida por ter espaço para todo mundo, ela também se destaca como terra de ninguém. Ou seja, é possível produzir conteúdos legais, investir em sites e tirar o seu sustento desse meio.

Ao mesmo tempo, a internet também abre espaço para pessoas que querem se aproveitar, como os fraudadores que aproveitam de seu anonimato para praticar diversos tipos de ação.

Os boletos bancários são muito visados, principalmente, devido à facilidade de gerar esse tipo de cobrança.

Existem diversas maneiras de aplicar um golpe utilizando o boleto. Os fraudadores usam ataques virtuais que modificam o código de barras original ou realizam o envio de e-mails iguais aos dos prestadores de serviços, que contêm dados que encaminham o dinheiro para uma conta fantasma.

Quer saber mais sobre esse tipo de golpe, quais são as táticas usadas e como se prevenir em relação à fraude? Continue a leitura e descubra!

Quem envia o boleto falso?

Um boleto falso pode ser enviado por qualquer pessoa que tenha um pouco de acesso a suas informações, como um serviço que você costuma utilizar e o seu endereço de e-mail.

Sabendo desses dois detalhes, é mais fácil fraudar as informações na internet. Pessoas que praticam essa ação, vão em busca desse tipo de informação constantemente.

Então, cuidado com recados muito atrativos, como a possibilidade de ganhar sorteios e descontos absurdos.

A primeira dica que podemos dar é: proteja os seus dados.

Como proteger meus dados na internet?

Muitas coisas são atraentes na internet e o acesso a elas, requer apenas uma moeda de troca: o seu endereço de e-mail. Às vezes essas informações são concedidas sem ao menos serem pensadas.

Quando foi a última vez que você conferiu a credibilidade de uma página virtual antes de fornecer as suas informações?

Sempre que for realizar uma ação desse tipo nas páginas da web, dê uma olhada na aba em si, veja o domínio do site, confira se ele é seguro e se tem procedência. Não forneça as informações de forma equivocada.

Um exemplo de segurança que o site pode oferecer, é o Certificado Digital SSL. Ele assegura que toda informação trocada com aquele domínio, não será vista por terceiros.

Caso o site não possua essa garantia, tenha cuidado com o que você fornece de informação, pois algum fraudador pode estar ali observando.

RY79_DIUKzJs0RmxEfZw6JaYPHKry83_0NHGxFn2

Outras dicas para a sua segurança são:

  • Não dê suas informações a sites totalmente desconhecidos e suspeitos;

  • Cuidado com a facilidade das senhas usadas (todo mundo pensa na senha, 1,2,3,4,5 e nós sabemos rsrs);

  • Não acesse informações sensíveis, como contas de banco e ou projetos em computadores públicos;

  • Não se conecte a serviços de wi-fi abertos sem saber quem está fornecendo a conexão.

saiba%20como%20tirar%20boas%20fotos%20pa

Sabendo que essas dicas de segurança podem ter chegado um pouco atrasadas e que você provavelmente já realizou alguma dessas ações, nós da Construsite Brasil separamos 4 dicas para que você consiga identificar boletos falsos.

ufa(1).gif

1. Confira os números e os valores

Caso você não tenha o costume de conferir as informações que vem no boleto, os riscos aumentam. Então, que tal criar o hábito de começar a dar uma olhada mais cuidadosa?

Os três primeiros números indicados nos boletos tem uma representação. Eles indicam o banco que emitiu o boleto. Para saber se o banco está correto, você pode conferir a tabela de identificação de bancos liberada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O número do banco deve ser o mesmo que os primeiros números do boleto, que devem realmente estar associados a logo do banco que fica no canto superior esquerdo.

como%20identificar%20boleto%20falso%201.

Outro detalhe que tem que ser observado é o campo de valor do documento, o número da Agência e o Código do Cedente. Caso haja qualquer alteração nesses espaços, entre em contato com a prestadora de serviço que pode ter enviado o boleto e peça a verificação.

2. Fique atento ao código de barras

O código de barras é uma representação gráfica do código numérico do boleto. Ou seja, ele é equivalente ao que está sendo descrito na sequência de números.

Cada boleto possui uma sequência individual, fazendo com que ele seja único. Quando o código de barras está apagado ou com muitos espaçamentos entre as barras, pode ser um sinal de alerta.

Por não ter como realizar a leitura do código, você será induzido a digitar os números, o que levará o valor pago para a conta do fraudador.

como%20identificar%20boleto%20falso%202.

3. Analisar o remetente e o conteúdo do e-mail

Para passar mais credibilidade, os fraudadores criam e-mails muito semelhantes aos originais das prestadoras de serviço.

Observe se o remetente do e-mail está correto, as diferenças podem ser mínimas, como um ponto a mais ou uma letra repetida, que passam despercebidos em uma leitura rápida.

Desconfie sempre que o conteúdo do e-mail criar uma situação de emergência extrema. Afinal, os fraudadores querem que você realize a ação o mais rápido possível para que não tenha tempo de analisar todas as questões.

4. Entre em contato com sua prestadora de serviço

Quando você contrata um serviço, são acordadas questões como a data de vencimento, o valor que será cobrado, as taxas e o método de cobrança.

Caso você já tenha realizado todos os procedimentos anteriores e ainda não está se sentindo seguro, entre em contato com a sua prestadora de serviço.

A Construsite Brasil foca na segurança dos seus clientes e realiza a conferência junto aos clientes em relação aos boletos de pagamento do domínio de suas páginas na web.

Todos os clientes são avisados sobre a cobrança referente a renovação do domínio por ligação e o boleto é enviado do e-mail do nosso time de suporte.

Tenha segurança para a sua empresa e não pague boletos duvidosos sem antes conferir.

Você também pode oferecer essa segurança para os clientes do seu negócio. Converse com os nossos especialistas e veja como criar sites e lojas virtuais seguras.

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: