Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Loja Virtual Como escrever o texto de "Trocas e Devoluções" para a minha loja

Como escrever o texto de "Trocas e Devoluções" para a minha loja

O texto de “Trocas e Devoluções” tem um papel muito importante em sua loja. Entenda o porquê e saiba como escrevê-lo aqui!

por Lays Xavier

Quais são os principais critérios de uma loja virtual para que ela alcance o sucesso?

Devido à toda concorrência que as empresas enfrentam, a resposta a pergunta anterior vale ouro!

É necessário ter em mente, desde o princípio que não somente o preço oferecido nos produtos ou a sua qualidade serão os decisores para um consumidor que está em contato com tantas opções. 

O fator decisivo para a decisão de compra do consumidor, é principalmente a confiança que ele adquire em sua loja virtual

Imagine: você pagaria um boleto de R$ 100,00 referente ao produto de um loja virtual que não transmite confiança?

Os produtos da tal página são muito bem descritos e os preços são os menores encontrados, no entanto, a loja virtual não exibe os termos para a troca ou devolução, os comentários são bloqueados e não há nenhuma avaliação voltada aos produtos entregues. 

Nesse cenário a decisão de compra já não é uma certeza, afinal, de onde veio essa loja virtual e o que garante que as vendas realizadas ali não são fraudes?

Assim como você ficaria em dúvida sobre realizar ou não uma compra, os usuários que entram em contato com o seu negócio também possuem receios. 

E onde o texto de "Trocas e Devoluções" entra nisso?

Quanto mais claras e bem estruturadas são as intenções do empresário com o seu negócio, mais simples será conquistar a confiança do usuário. Sim! Esse é um diferencial. 

O texto de "Trocas e Devoluções" é um sinal de que a loja virtual está disposta a interagir com o consumidor caso dê algo errado durante a compra. Isso faz com que ele já fique um pouco mais seguro em realizar a compra com a empresa. 

Como escrever o texto de "Trocas e Devoluções" para a minha loja virtual

Tenha em mente dois fatos: o primeiro é que todo conteúdo que for disponibilizado pelo seu negócio deve ser escrito de forma simples, da mesma maneira que você deseja de encontrar as informações. 

Ou seja, nada de complicar e encher os textos de palavras difíceis.

O segunda fato é: você quer aproximar e conquistar o seu cliente. Caso o seu texto de trocas e devoluções fale muito, mas não ajude em nada, o seu objetivo não será alcançado. 

Então, use uma linguagem fácil de ser entendida e seja muito claro em relação ao processos que devem ser realizados no momento da troca ou devolução de um produto para que a experiência proporcionada pelo seu negócio seja agradável.

Continue a leitura e veja mais algumas dicas de como escrever corretamente o texto "Trocas e Devoluções" de sua loja virtual!

Entenda sobre o assunto

É praticamente impossível escrever um bom texto para o seu negocio caso você não saiba pelo meno um pouco sobre o assunto. 

Além disso, para não cair em contradição e passar informações erradas, é necessário ter conhecimento sobre o tema abordado. 

Assim, podemos considerar o Código de Defesa do Consumidor leitura obrigatória para escrever um texto de "Trocas e Devoluções". Para oferecer a melhor solução para o consumidor da maneira correta, é necessário estar ciente do que a lei aborda. 

O Decreto Nº 7.962, de 15 de março de 2013 regulamenta a Lei 8.078, conhecida como a Lei do E-commerce, de 11 de setembro de 1990 fala sobre a contratação no comércio eletrônico. 

Este decreto se refere a legislação específica sobre comércio eletrônico. Assegurando assim o direito do consumidor o dever da empresa e a obrigatoriedade para que a loja virtual esteja legalizada.

Trocas no E-commerce

Existem diversas situações que levam o cliente a realizar a troca de um produto. Elas podem ser efetuadas por causa de defeitos no produto, ou no caso de produtos sem defeito, por causa de numeração, tamanho, percepção diferente da imagem, arrependimento, entre outros.

Essa informação deve estar presente no texto de forma clara, assim como os passos que devem ser realizados para que a troca seja efetuada. 

Para efetuar a troca, tanto loja virtual quanto consumidor possuem responsabilidades. 

A empresa deve arcar com as despesas da troca. O consumidor tem um limite de 30 dias para o envio do produto de volta a loja virtual

As trocas por defeito são realizadas após a apuração da falha. Comprovada a falha no produto, a empresa deverá fornecer ao cliente outro igual. 

Caso o produto esteja em falta, fica ao critério do cliente a forma que ele deseja ser ressarcido, seja vale-compras na loja virtual, aquisição de outro produto ou o recebimento em dinheiro do valor pago. 

O mesmo vale para a solicitação de trocas em produtos sem defeito, no entanto, é exigido que o produto seja enviado de volta a loja virtual sem sinais de uso. 

Devoluções no E-commerce

O consumidor pode desistir da compra do produto e devolvê-lo. Isso está regulamentado no Artigo 49 da Lei citada anteriormente. 

O procedimento deve ser realizado em até 7 dias e não é necessário que sejam dadas explicações à respeito da devolução. 

Caso o consumidor solicite a devolução do produto, a empresa deverá arcar com todas as despesas de devolução e ressarcir o consumidor do valor integral. 

Não cause transtornos para o cliente. Atritos neste momento irá desgastar a confiança dele em seu negócio. Esteja preparado para realizar esse tipo de procedimento e deixe o seu consumidor confortável. 

Atendimento rápido

Tire as dúvidas e responda prontamente ao seu cliente. Em ocasiões desconfortáveis, o atendimento ao consumidor pode ser um enorme diferencial para sua loja virtual.

O procedimento de trocas e devoluções gera um certo desconforto para o lojista, porém, essa é uma oportunidade de se destacar entre as demais.

Clientes que ficam satisfeitos com a eficiência do processo de troca ou devolução terá mais confiança em seu negócio e, é bem provável que volte à comprar em sua loja virtual devido ao bom atendimento, respeito demonstrado no processo.

A imagem da empresa pode ser afetada ao negligenciar os direitos do consumidor, por isso é muito importante ficar atento à maneira de se relacionar com o consumidor.

Ainda tem dúvidas de como escrever o texto de "Trocas e Devoluções" da sua loja virtual? Entre em contato com o setor de Marketing de Relacionamento da Construsite Brasil, temos uma equipe disposta a ajudá-lo!

Configure também o seu negócio para que ele esteja nas primeiras páginas do Google. Acesse o nosso e-book gratuito e saiba como. 

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários:

Orçamento por WhatsApp