Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Empreendedorismo Como escrever o texto "Quem Somos" - parte 2

Como escrever o texto "Quem Somos" - parte 2

O visitante só entra na página "Quem somos" quando quer comprar de você. Mostre a ele os bastidores do seu negócio, seja acolhedor, conte uma história e venda!

| Atualizado em
por Michael Alexsander

Se você leu a primeira parte de Como escrever o texto de Quem Somos, já sabe que essa é uma das páginas mais importantes do seu site. Provavelmente a mais visitada momentos antes da compra, por isso você deve escrever um texto top das galáxias.

Vou te dar dicas para impressionar os seus visitantes até convertê-los em cliente, vem comigo!

Quem vai ler o texto Quem somos? As suas Personas!

Quem são as pessoas que visitam a sua página Quem somos?

A resposta é fácil: São clientes potenciais considerando a compra dos seus produtos ou serviços. Eles já pesquisaram todas as características e benefícios dos produtos que você oferece, inclusive fizeram comparações nos sites concorrentes.

Estão na fase de consideração, ou até mesmo, de decisão na jornada de compra, afunilando as investigações para descobrir se podem confiar em você. Eles querem vasculhar os bastidores e ver se a sua empresa é aquela com a qual gostariam de fazer negócios. Eles buscam respostas para perguntas como:

  • Essa empresa é pequena ou grande?
  • É uma empresa mesmo? Ou uma pessoa física?
  • Quanto tempo tem de mercado?
  • Quais são os diferenciais?
  • A empresa existe para qual propósito?
  • Por que devo comprar de você e não do seu concorrente?

Entender quem é sua persona ideal vai facilitar a escrita, pois você vai simular um bate-papo com esse personagem. Aproveite, se mostre, não seja humilde, este é o único lugar que você pode e deve se elogiar e gritar alto seus pontos fortes. Esta é a sua oportunidade de dizer ao mundo por que a sua empresa é incrível.

A sua história deve ser um espetáculo

Ofereça uma apresentação sequencial de fatos e números. Explique porque as pessoas devem fazer negócios com você. Que benefícios você ou seu produto podem fornecer aos seus clientes potenciais?

Quantifique esses benefícios. Dizer que o seu produto reduz em 23% a conta de luz é muito mais persuasivo do que simplesmente dizer que ele otimiza despesas. Sempre que você puder, adicione fatos e números específicos para apoiar os seus argumentos, você ganha credibilidade na mente do visitante.

Diga-lhes qual problema você resolve. Como você facilita a vida da sua persona? Descreva as suas capacidades e por que você é o único qualificado para oferecer o serviço ou produto que você vende.

A sua página Quem somos ou Sobre nós informa aos visitantes o que torna a sua empresa única, isso inclui: sua experiência, missão, visão, valores, objetivos, credenciais, certificados, patentes e parceiros referenciais.

Indique quantos anos você está no mercado e a experiência que você e a sua equipe possuem como diferencial. Mencione os marcos mais importantes da história da sua empresa: Você se mudou para instalações maiores, comprou um concorrente ou lançou um super produto de sucesso? Diga em que momento isso aconteceu.

Ao escrever a sua história, você deve ser capaz de convencer os visitantes que entende o que eles estão procurando e é capaz de oferecer a melhor solução existente no mercado atual.

Glorifique a sua melhor informação

Considere o que é mais importante para os seus clientes em potencial e torne esses fatos mais proeminentes. Talvez sejam suas credenciais profissionais, como a sua formação, diplomas, prêmios, licenças e profundidade de experiência. Nesse caso, priorize detalhes específicos que atendam às suas qualificações e que lhe darão credibilidade instantânea, fazendo-os brilhar os olhos imediatamente.

Lembre-se, nessa página ele não busca características de produtos ou serviços, provavelmente ele já conhece o seu produto tanto quanto você. Nesse momento ele busca informações que o façam decidir entre a sua empresa e os seus concorrentes, pois ele está na fase de consideração ou decisão de compra. Use essa página para convencê-lo a comprar.

Tente se lembrar dos diálogos travados nas reuniões e nos telefonemas de venda. Responda às perguntas mais frequentes que os seus clientes fazem momentos antes da compra. Não evite afirmações ousadas que soam boas demais para serem verdade, sendo verdade, faça!

Se a sua Lâmpada Ultra-LED Blaster vai economizar energia e também durará mais do que o seu concorrente, tonifique seus argumentos com detalhes específicos. Indique o quanto o cliente pode economizar na conta de luz por mês e quantos anos pode esperar que a sua lâmpada dure a mais que a do seu concorrente. Esses detalhes tornarão os seus argumentos de venda mais memoráveis e confiáveis.

Se o seu negócio é novo e ainda não tem fatos, cases, números e depoimentos para apoiar os seus argumentos, fale sobre os seus objetivos e descreva o que você está fazendo para alcançá-los. E comece a coletar imediatamente tais informações. Volte regularmente à sua página Quem somos para adicionar esses novos números para estabelecer um histórico.

Seja pessoal e íntimo

Algumas empresas optam por escrever a sua página Quem somos como se um terceiro tivesse fornecido as informações. Essa abordagem muitas vezes parece dura e insincera. Afinal de contas, todos sabem que essa página é escrita ou pelo menos aprovada pelo proprietário do site. Então, vá em frente, use a primeira pessoa (eu) ou a primeira pessoa do plural (nós), dependendo do que for mais apropriado para a sua situação.

Textos institucionais com falas corporativas são chatos! Um visitante do seu site quer saber se um ser humano real está por trás desse negócio. Seja íntimo e descontraído no seu conteúdo. Escreva como se você estivesse batendo um papo cara a cara. Um tom amigável tornará você mais amável.

Um estilo de escrita amigável na sua página Quem somos ajudará você a se conectar com os seus visitantes. Seja tão simpático no seu texto como você é pessoalmente!

Transmita a paixão que sente pela missão da sua empresa. Seja sincero e pessoal ao contar a história da sua marca. Não há nada de errado em deixar a sua personalidade brilhar.

Confie em mim, você pode ser profissional e casual ao mesmo tempo, até mesmo engraçado, na sua escrita. Texto formal e lapidado é maçante! Em vez disso, deixe-os ver o seu espírito afável e entusiasta.

Como na vida real, seja autêntico. A sua sinceridade vai passar. Até mesmo a vulnerabilidade pode ser vista como uma virtude positiva, portanto, pode ser incorporada aqui na página Quem somos. Mostre o lado humano do seu negócio. Quantas vezes você já viu donos de empresas chorarem nas entrevistas enquanto contam suas trajetórias empresariais?

Escreva como se estivesse falando com o indivíduo (único), não com uma empresa ou um grupo de pessoas. Respeite o seu visitante, naquele momento, ele é único ao ler a sua página Quem somos e o único com quem você está construindo um relacionamento. Por isso, diga, "Oferecemos a você ..." em vez de "Oferecemos aos nossos clientes" ou "Oferecemos às pessoas".

Confesso que tive vários insights ao escrever esse post blog, vou parar por aqui, mas já adianto que teremos parte III, dada a importância do tema. Ah! Ao concluir essas dicas, recomendo fazer o mais importante para que o seu negócio tenha sucesso online: configurá-lo para aparecer na primeira página do Google.

Autor:

Michael Alexsander | Growth
Growth Hacker com foco no crescimento do cliente. No sangue corre axé e funk, mas o colar preto é do forró. Bacharel em Administração e MBA Executivo em Gestão de Custos pela PUC-MG. Empreendedor Serial e Educador Financeiro revoltado com a cultura financeira "burra" do Brasil. Ator com DRT e Scalper da Bolsa de Valores.
Outros posts feitos por Michael Alexsander

Comentários: