Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Dicas para Site Como escrever os textos de Missão, Visão e Valores da minha empresa

Como escrever os textos de Missão, Visão e Valores da minha empresa

Quem é a sua empresa e em que ela acredita são requisitos cada vez mais considerado pelas pessoas. Veja aqui como se apresentar para elas!

por Lays Xavier

O ambiente virtual já não é novidade para as empresas e organizações faz um tempo. Ter um espaço na internet é fundamental para o reconhecimento e expansão de uma empresa.

Isso acontece pois já se tornou hábito dos consumidores acessar a internet para adquirir informações. Quando alguém precisa de algum serviço ou produto, muitas vezes a primeira opção é recorrer ao ambiente virtual.

O que você faz quando quer saber mais sobre uma empresa, um produto ou serviço? Caso a resposta seja "buscar na internet", saiba que não está sozinho.

Esta é uma ação cada vez mais comum entre os consumidores e a tendência é que cada vez mais pessoas recorram aos buscadores online para realizar consultas ou analisar empresas.

Pertencer ao meio virtual, já é quase uma obrigação das empresas com os consumidores. Entretanto, apenas estar ali não é sinal de sucesso. É necessário que as pessoas saibam quem é a sua empresa, no que ela acredita e o que ela busca.

Quando alguém busca por uma solução na internet, é muito mais comum que ela se lembre de um nome do que de um número de telefone ou e-mail. Uma vez que o seu site tenha informações sobre quem é a sua empresa, essa imagem ficará ainda mais reforçada.

Antes de contratar os serviços da sua empresa, o cliente buscará conhecer mais sobre o que ela oferece, a quanto tempo ela está ativa e quais são os seus principais ideais.

Definir quais são os Valores, a Missão e a Visão da empresa desde o momento inicial é muito importante. Os usuários, muitas vezes, buscam ver em que a empresa acredita antes de realizar alguma ação dentro do site.

Sabemos disso e vamos ajudar você a definir e escrever os textos de Missão, Visão e Valores para o site da sua empresa entendendo que cada um deles responde a uma pergunta, sendo:

  • Quem é a empresa?

  • Em que direção a empresa está indo?

  • O que a empresa valoriza?

Continue a leitura e veja como responder a cada uma delas!

Missão

Falar sobre a Missão de uma empresa/organização, é o mesmo que comunicar a sua razão de existir.

A Missão evidencia a finalidade a empresa/organização existir em determinado lugar. Ela situa o ramo de atuação de forma objetiva e atemporal.

Ao escrever o texto de Missão, lembre-se de que é necessário representar as razões pelas quais o cliente compra o seu produto ou utiliza os seus serviços, o que motiva os colaboradores e o porquê os investidores acreditam na sua causa.

ok%20ok.gif

Os clientes, colaboradores e investidores devem compreender o que a empresa/ organização é para cada um deles.

Outra observação a ser feita sobre a Missão, é que ela deve ser vivida no dia a dia da empresa.

Criar um texto de Missão falso somente para completar o conteúdo do site é um tiro no pé. Em algum momento, caso a Missão seja falsa, os colaboradores, clientes e investidores perceberão, fazendo com que a sua empresa perca a credibilidade.

Formato da Missão

Em toda Missão é necessário que estejam presentes alguns fatores como a ação, a demanda, quem são os clientes, quais são as atividades e a filosofia da empresa/ organização.

Veja a seguir o exemplo do texto de missão da Construsite Brasil:

Imagem-1---Misso.jpg

De forma resumida, a Missão orienta e delimita a atuação da empresa, para que fique claro para todos, quais são os esforços que direcionam a empresa.

Estando claro a Missão, quem é a empresa/ organização, será possível ir para o próximo passo: a Visão.

Visão

Como já dizia o gato risonho do conto "Alice no país das maravilhas", "para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve".

cheshire.gif

A frase com o passar do tempo sofreu várias alterações e já nem se sabe qual é a original, mas o que realmente importa é a mensagem passada.

Uma empresa/organização que não define a sua Visão, está a mercê do acaso. Com a falta de objetivos bem definidos, qualquer contratempo se tornará um empecilho que poderá redirecionar o planejamento.

A Visão representa a maneira que a empresa/organização se vê em um período futuro próximo. Ou seja, aonde a empresa quer chegar nos próximos anos?

Normalmente, a Visão é determinada para um período. De modo, geral é usado 5 anos como referência, mas isso vai depender da particularidade e das necessidades de cada empresa. Após encerrar o período, a Visão será revisada ou concluída e substituída por outro objetivo.

As principais características da Visão são clareza e realismo. Assim, ela servirá como motivação para que a empresa corra atrás dos seus objetivos assertivamente.

Formato da Visão

A Visão deve ser tão clara que não necessite de muita explicação, o objetivo precisa estar fora da zona de conforto e exigir muito esforço do time.

É importante que a equipe esteja motivada, de forma que deseje continuar firme mesmo sem a presença de um líder, além de ser coerente com a ideologia central da empresa. As atitudes diárias devem ser para tornar o objetivo mais próximo de ser alcançado.

leader.gif

Exemplo de Visão da marca Sony: Mudar a imagem mundial de baixa qualidade dos produtos japoneses.

Veja que não tá exposto na Visão o tempo, mas é necessário que ela esteja na mente de todos que trabalham para o funcionamento da empresa/organização.

Por fim, falaremos do texto de Valores. É o mais interessante para os usuários. As pessoas se interessam em saber os valores de uma empresa/organização antes de realizar uma ação no site.

Isso ocorre pois, valores que não condizem com as crenças do usuário fazem com que ele não apoie a empresa/organização.

Veja a seguir como definir estes Valores e estruturá-los para o seu site.

Valores

Os Valores devem estar presentes no dia a dia, direcionando o comportamento de líderes, colaboradores e gestores. Para a empresa/organização, eles são inegociáveis e devem ser seguidos por todos.

É comum que eles ultrapassem as barreiras da sede, sendo aplicados pelos colaboradores em suas vidas pessoais.

Portanto, os Valores são os parâmetros de relacionamento dentro da empresa/organização, já que são princípios e crenças fundamentais para que todos se direcionem da mesma forma.

Formato dos Valores

Ainda que a empresa acredite em muitos tipos de comportamento e reforce várias atitudes em seus colaboradores, os Valores devem ser sucintos e objetivos.

hamster.gif

Todos que trabalham no local devem saber quais são os Valores adotados e o que eles representam. Imagine como seria difícil caso uma empresa tivesse 20 valores?

Acabaria que nem todos seriam reforçados com intensidade, não estando tão presentes no cotidiano dos colaboradores, líderes e gestores. Escolha os princípios que realmente façam referência ao seu negócio.

Para ficar mais claro, veja a seguir os valores da Construsite Brasil:

Captura%20de%20tela%20de%202019-10-23%20

Agora que você já tem definido quem é a sua empresa, aonde ela quer chegar e quais são os princípios que devem ser seguidos, estruture os seus textos e inclua-os em seu site.

doguinho%20e-mail.gif

O seu negócio agora será visto com outros olhos pelo usuário que com certeza o achará mais confiável, afinal, ele está mais humano e próximo da realidade.

Ainda tem dúvidas de como descrever a Missão, a Visão e os Valores de sua empresa? Os clientes da Construsite Brasil possuem suporte até mesmo para isso. Queremos o seu sucesso online, então conte com a gente.

Entre em contato com o setor de Sucesso do Cliente da Construsite Brasil. Nós temos um time prontinho para ajudá-lo! ???

Até mais teeth_smile.png

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários:

Orçamento por WhatsApp