Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Google & SEO Como destacar o seu site em páginas de busca

Como destacar o seu site em páginas de busca

A visibilidade nas páginas de busca se tornou uma prioridade para as empresas. Entenda o motivo!

por Guia de Investimento

A visibilidade nas páginas de busca se tornou uma prioridade para as empresas, principalmente se considerar o impacto do processo de procura na jornada de compra dos clientes.

Neste cenário, métodos como SEO (Search Engine Optimization) são cada vez mais aplicados no conteúdo das páginas do ambiente virtual, já que contribuem de forma significativa para um melhor posicionamento.

É importante que exista esse destaque da página nas primeiras posições, principalmente se considerarmos que este é um fator que impulsiona as vendas.

Por exemplo, se um usuário busca por telha de concreto preço, naturalmente, os primeiros resultados possuem maiores chances de escolha.

Além desses aspectos, diversos outros têm impacto no rankeamento para uma melhor visualização de sua empresa.

É interessante citar primeiramente que técnicas como a aplicação de SEO são necessárias, já que os crawlers ou "robôs" dos buscadores, são os responsáveis pela identificação e indexação dos conteúdos.

O que são fatores On Page e Off Page?

É interessante dar ênfase ao fato de que para os mecanismos de busca, a classificação do conteúdo está relacionada essencialmente com métricas, como o tempo de navegação, links internos e externos, além de textos alternativos.

Saber que esses fatores são divididos em dois grupos, sendo eles: on page e off page, é muito interessante para o entendimento do assunto.

Os fatores on page estão dentro da página. É importante citar que as práticas vão além do desenvolvimento de um bom texto, seu tamanho e qualidade, embora sejam fatores cruciais.

Existem pontos específicos e que são muito bem avaliados para um bom posicionamento, como a otimização de imagem e o uso de títulos internos.

O título interno conhecido como tag title, é aquele no qual o leitor consegue identificar por conta própria quando acessa uma página.

Por exemplo: uma empresa que atua no setor de construção civil e investe em SEO. Ao postar conteúdos a respeito das diferentes soluções que oferece, como cortina de vidro para varanda e batente de madeira, precisa apresentar uma leitura agradável e informativa, além de despertar a curiosidade do usuário a respeito dos produtos.

Para entender mais sobre a aplicação das Tags Tittle ou Tags de impacto direto, leia o  nosso post: SEO: 7 fatores de rankeamento fundamentais para o seu site.

Para a otimização de imagens, é indispensável que além da qualidade e tamanho adequados, que exista o texto alternativo (alt text).

Ele é usado em diferentes casos, como a descrição de imagens quebradas, leitores de tela para portadores de deficiência visual e naturalmente, a descrição para os buscadores.

Já no que diz respeito aos fatores off page, por serem referentes à páginas externas, pode -se dizer que estão relacionados essencialmente com a autoridade das páginas e ao impacto nas pessoas. Neste cenário, a credibilidade, menções, relevância e links são as palavras definidoras.

Por essa razão, os indicadores sociais devem ser valorizados, o que envolve também os botões de compartilhamento das redes sociais, que podem ser colocados nos sites da empresa.

Uma importante tática nesse contexto é o link building, que potencializa a autoridade do domínio da empresa, principalmente ao obter links de sites com grande relevância.

Isso ocorre já que os links possuem um grande valor, podendo ele ser positivo ou negativo.  A influência varia, pois o excesso de links para páginas que não condizem com o assunto ou estão fora de um contexto afetam negativamente.

Sendo assim, o ideal é obter links de qualidade e variados.

Pontos que podem prejudicar o posicionamento

Determinados pontos podem prejudicar severamente as estratégias de SEO e comprometer os resultados que eram esperados. Todo investimento requer cautela, o que só reforça a necessidade de contar com profissionais qualificados.

Entre os principais fatores de rankeamento que merecem atenção no SEO, que podem influenciar negativamente em seu site, estão:

  • Escolhas inadequadas de palavras-chave;
  • Uso errado de palavra-chave;
  • Conteúdo de baixa qualidade;
  • Lentidão no site.

A escolha errada de palavras-chave, pode comprometer significativamente o posicionamento de sua empresa no Google. Para que fique mais claro, iremos explicar.

As palavras-chave são os termos centrais de seu conteúdo, ou seja, as palavras que descrevem quais são as soluções oferecidas pelas empresas.

Imagine: Ao buscar os termos criação de sites bh, o Google irá identificar conteúdos relevantes e mostrá-lo ao usuário se isso for correspondente as palavras-chave e conteúdo do seu site.

Exemplo de busca da palavras-chave: criação de sites.

Os resultados exibidos serão referentes a essa busca.

Outro exemplo é: a busca pelo serviço de colocação de gesso. Os usuários podem fazer buscas de outras maneiras, mas a plataforma do Google é suficientemente inteligente para entender a variação e ainda assim indicar o seu serviço.

Exemplo de variação de palavras-chaves variadas para o serviço de colocação de gesso

Em relação ao conteúdo, diversos pontos podem influenciar a qualidade, como plágio, conteúdo duplicado e materiais superficiais. Optar por esse tipo de escrita pode comprometer de forma significativa a experiência do usuário.

Como os buscadores supervalorizam a experiência do usuário, o conteúdo disponibilizado deve ser relevante, informativo e de fácil compreensão. Conteúdos de má qualidade não chegam as primeiras posições.

Ainda sobre os buscadores prezarem por experiências positivas para os clientes, a velocidade do carregamento das páginas do seu site entra como critério positivo para os melhores posicionamentos.

A demora pode gerar grande frustração e ser um dos principais motivos para o abandono do site. Esse movimento é percebido pelos buscadores, que entendem essa informação como desinteresse do usuário. Com o passar do tempo a página estará mal colocada.

Com os critérios apresentados ao longo do post, é possível adotar práticas básicas para estimular um posicionamento natural e favorável para as páginas da empresa.

Alguns pontos por outro lado podem prejudicar o bom posicionamento e requerem que os profissionais tenham sempre cautela, observando as diretrizes das plataformas para planejar as estratégias que serão traçadas.

Para saber mais sobre como se destacar e permanecer nas primeiras posições do Google, baixe nosso e-book completamente gratuito.

Autor:

Guia de Investimento | Parceiro
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Outros posts feitos por Guia de Investimento

Comentários:

Orçamento por WhatsApp