Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Empreendedorismo Como dar os primeiros passos em meu negócio online?

Como dar os primeiros passos em meu negócio online?

Essa é uma dúvida muito comum para os empreendedores que decidem se aventurar pelo ambiente virtual. Veja algumas ações que trarão muitos resultados futuros.

| Atualizado em
por Lays Xavier

As empresas que estão inseridas no ambiente virtual possuem mais alcance e se tornam cada vez mais conhecidas pelos usuários e consumidores do ambiente físico. 

Isso porque ainda que a compra não seja realizada no momento em que o ambiente online é acessado, este meio é muito consultado para a busca de produtos, consulta de preços e análise de confiabilidade de algumas lojas. 

Neste cenário é fundamental que o seu negócio esteja no ambiente virtual. Algumas pessoas, porém, não sabem por onde começar, o que devem fazer ou como se inserir nesse ambiente e acabam desistindo antes mesmo do primeiro passo. 

Caso você se identifique com esse caso, ou esteja perdido em relação a como iniciar, fique tranquilo. 

É comum que surjam dúvidas neste momento e nós da Construsite Brasil, sabendo disso, estamos aqui para te auxiliar nesse processo. 

Entenda como se inserir no ambiente virtual, o que é necessário para se destacar nesse meio e saiba dar os primeiros passos para ter um negócio online

Qqk7Ehuq994k7LFBKuV_0Je_86W8mZmDljouzHuB

Defina sua estratégia

O primeiro passo a ser dado é a definição da estratégia de negócio que será utilizada. 

Você vai se inserir no ambiente virtual para vender mais, apresentar o seu negócio para outras pessoas, gerar aproximação com os seus clientes ou expandir a empresa?

fRzqX2wJuYtVzJjRi2aAnmoo4_MJvWbUQilyoKF8

Pense em quando você busca por alguma solução na internet. Quais são os resultados que mais chamam a sua atenção? 

As redes sociais com pouco comentários, ou sites e lojas virtuais com boas classificações e certificados de segurança? 

É comum nos identificarmos e confiarmos mais nas empresas que possuem sites próprios ou em lojas virtuais. 

No primeiro momento da sua inserção no ambiente online, é mais recomendável a criação de um site ou de uma loja virtual para que você possa mostrar os seus serviços. 

Seu site está pronto? Agora vamos às ações que devem ser realizadas. 

Estude as demandas dos usuários

Você precisa entender quem é o seu público e em que ele está interessado para ser bem-sucedido no meio virtual. 

Observe outras empresas que estão no mesmo segmento que você, as soluções que elas oferecem e quais são as estratégias que apresentam mais retorno por parte do usuário. 

É importante ter clareza sobre os seus objetivos com o negócio, saber qual será a sua solução e definir o rumo que a sua empresa deverá tomar. 

Crie conteúdos interessantes

Há dois tipos de criação de conteúdo inicialmente. Um será dedicado ao site e o outro é referente a um blog para o seu negócio. 

A criação de conteúdos para o site será referente aos produtos que você vende ou serviços que oferece, é uma descrição de suas soluções de forma geral. 

c-udlXlhwhngCgOrwmthwIR8u3LX3O9nwEh6jd7X

Exemplo de conteúdo para o site — informações de contato e soluções.

O conteúdo completo no site atrai os usuários que não tiveram conhecimento prévio da empresa. 

Lá estarão informações sobre o que a empresa oferece, seus diferenciais e objetivos, além de que nas demais abas terão dados sobre cada solução de forma detalhada. 

wh_l38LbSitLBpkeu0YXoBhSbBNQ58LzQFMj8yRy

Exemplo de uma aba de conteúdo completa, clique aqui e veja mais.

Para o blog o objetivo é outro. Nesse caso a intenção é oferecer conteúdos que sejam úteis para os seus clientes. Assim, um usuário poderá encontrar as soluções oferecidas pela sua empresa ao buscar por algo que o deixa em dúvida. 

Az4xlu88Q1PbWvaYW8pO7hYeVmBVKz7W87LRc9dI

Exemplo de conteúdo para o blog da Construsite Brasil.

Ainda que não haja nenhum tipo de interação a princípio, sua empresa começará a se tornar uma referência para os usuários. Com o passar do tempo, quando o consumidor decidir realizar uma ação de valor, o seu negócio estará entre as opções.

Para entender mais sobre essa parte de criação de conteúdos para o blog, veja os posts: conteúdo com personalidade e como criar um conteúdo relevante?

Conheça o SEO

Quanto antes você souber o que é o SEO e a importância dele para o seu negócio, melhor a sua empresa vai se posicionar no Google.

Essa é uma estratégia de otimização. O SEO significa Search Engine Optimization, que são melhorias feitas para que os mecanismos de busca sugiram o seu site entre os primeiros resultados. 

As otimizações feitas ajudam os algoritmos dos buscadores a entenderem a página da web e a que ela se refere. 

Um exemplo de otimização é a estruturação de conteúdos divididos em subtítulos, assim o buscador consegue ter uma resposta mais rápida sobre determinados temas. 

Entenda: Ao buscar no Google: O que é SEO? Ele realizará uma busca nos seus conteúdos cadastrados e apresentará os mais relevantes. 

O seu conteúdo poderá aparecer nas primeiras posições caso os seus títulos estejam otimizados, já que aponta o tema de forma objetiva para o buscador.

eb2lLErci8nb9sK55pv6qBsbxQ_XmOfSMNUxdYq5

Exemplo de título otimizado que indica o conteúdo do parágrafo.

Conheça mais sobre SEO nos nossos posts: SEO e Pagerank: o que são? e SEO: 7 fatores de rankeamento fundamentais para o seu site

O SEO interfere de forma direta na posição em que o site ficará no buscador. A aplicação das otimizações somadas a geração de bons conteúdos ajudará o seu negócio a ser encontrado nos buscadores. 

Invista em estratégias de marketing digital

Pode parecer muito apressado investir em marketing digital logo que se insere no ambiente virtual, certo? 

Saiba porém que as estratégias de marketing digital somadas a uma boa gestão de conteúdos pode fazer a diferença para o seu negócio. 

É uma ilusão imaginar que, em um dia você não existe no ambiente online e no dia seguinte a criação de um site, loja virtual ou rede social, você estará em evidência para todos os usuários da web

Caso fosse assim, os buscadores enlouqueceriam, afinal, com tanta gente criando páginas e sites diariamente, quem eles iriam priorizar?

Por essa razão, o processo de alcançar a posição dos primeiros resultados nos buscadores é longo e requer muita dedicação. 

As estratégias de marketing digital podem ser vistas como catalisadores, ou seja, algo que irá acelerar o processo de ser exibido nas primeiras posições. 
 

JZCXm7ubXPn6LBl9oZnXR4h0i28u4RiORJdKZTcK

Existem duas formas de conseguir alcançar as primeiras exibições dos buscadores, sendo uma paga que traz resultados imediatos e outra orgânica, gratuita, que traz resultados a médio e longo prazo. 

O resultado a curto prazo, é o uso do Google Ads, a plataforma de anúncios do Google. Ela permite que sejam feitos anúncios simples de texto.

Os anúncios aparecerão no topo das páginas de busca em destaque, e contém em sua estrutura, o nome da empresa a quem o anúncio pertence, um link para acesso a página e informações atrativas sobre o serviço oferecido;

WgcxXwZsA4mjBXGJFFM4-aut2wEvIcn40YrXAQY9

A forma orgânica por outro lado, requer um investimento a longo prazo, com a realização de melhorias no site, tempo de existência no ambiente virtual e mais. 

Veja 3 estratégias de marketing digital que podem ser muito úteis neste primeiro momento. 

Com esse texto você já tem a noção de como iniciar o seu negócio online. Veja também nosso infográfico inteiramente gratuito de como criar um site vendedor. 

 

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: