Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual Como criar um e-commerce profissional?

Como criar um e-commerce profissional?

Agora é o momento certo para começar o seu e-commerce. Leia o artigo e entenda!

por Time Construsite

Um e-commerce profissional é fruto de um planejamento estratégico bem elaborado desde antes de sua criação. Para existir, passa por uma série de etapas que garantem que o resultado leve ao crescimento do seu negócio.

Agora é o momento certo para criar a sua loja virtual: segundo a Ebit | Nielsen, o setor de e-commerce alcançou R$ 53,4 bilhões em vendas no primeiro semestre de 2021. Isso é um crescimento de 31% em relação ao mesmo período em 2020.

Porém, como começar o seu e-commerce? Prossiga com a leitura do artigo e fique mais informado sobre o passo a passo da criação e como ter sucesso nisso!

Como começar um e-commerce em 7 passos?

A criação de loja virtual não deve ser feita de qualquer maneira, pois envolve a reputação da sua empresa e a consolidação da sua marca.”

O e-commerce, também conhecido como comércio virtual ou eletrônico, é um negócio que estrutura o seu processo de compra e venda no meio digital. Nele, é digitalizado o atendimento ao cliente e a compra.

Dessa forma, apresenta um custo de criação e manutenção mais baixo do que os custos com uma loja física. Há diversas vantagens do e-commerce no Brasil, o que tem feito aumentar o interesse na criação de loja virtual.

Porém, como começar a montar o seu e-commerce? É pensando nisso que montamos o passo a passo a seguir!

1. Comece definindo qual é o seu produto e quem é o seu cliente

Antes de criar um e-commerce profissional, é essencial que defina qual é o seu produto. Para isso, você deve realizar uma pesquisa de mercado e observar quais nichos não estão sendo atendidos — é neles que você pode se destacar.

E ao definir o produto, você obrigatoriamente precisa decidir o cliente da loja virtual. Para isso, é possível criar as personas, que se tratam de representações semifictícias dos clientes ideais baseadas em características reais.

Através das personas, é possível estabelecer todo o planejamento de marketing do e-commerce.

2. Escolha um desenvolvedor para criar a sua loja virtual

Começando a criação da loja virtual de fato, você tem duas escolhas para o seu negócio digital:

  • Contratar os serviços de uma plataforma de e-commerce, pagando uma mensalidade para aproveitar dos seus recursos;
  • Criar uma loja virtual própria, onde tem total domínio dos recursos e da gestão.

Se optar pela segunda opção, é importante que busque a empresa parceira certa para o desenvolvimento de site. Ela precisa lhe garantir um e-commerce profissional, atraente e funcional, que seja personalizado e completo em recursos para o negócio digital.

Para escolher, considere a sua experiência na criação de site e o custo-benefício do seu desenvolvimento.

3. Defina o seu servidor de hospedagem e o nome de domínio

Essa etapa é colada com a outra, já que o desenvolvimento de site começa pela definição da hospedagem e do nome de domínio.

O servidor é um espaço para armazenamento de páginas da internet e de mediação entre as URLs e os navegadores. A escolha certa do seu evita problemas técnicos como a lentidão no carregamento e queda da página quando há muitos acessos.

Já a escolha do nome de domínio é necessária para que a sua loja virtual tenha um endereço digital. O nome deve ser original, personalizado, curto e fácil de memorizar, de forma que capte mais a atenção dos novos usuários.

4. Estabeleça o sistema de cobrança e as formas de pagamento online

Há duas opções para o seu sistema de cobrança: interna e externa. Na interna, o sistema é estabelecido dentro do seu site, com todo o processo de compra ocorrendo no seu endereço virtual.

Na externa, o sistema é de fora e hospedado num site subadquirente, como o PayPal e o PagSeguro. Nesse caso, o processo de compra redireciona o cliente para fora do seu endereço virtual.

Considere os prós e contras de cada antes de definir as formas de pagamento online.

5. Realize a organização da estrutura da loja

Após definir a hospedagem, domínio e o sistema de cobrança, é hora de organizar a loja virtual. Tudo começa pelo design e layout do site, que acaba definindo o tema e a estrutura da página.

Nela, você deve inserir o logo da sua loja, assim como o banner destacado e o menu de páginas. As principais páginas que deve ter são a “Sobre a empresa”, “Serviços/Produtos”, “Contato” e “Blog.

Por fim, você precisa criar categorias para os seus produtos, onde vai adicioná-los de maneira organizada. Na criação de produtos, elabore uma descrição completa e chamativa para cada um e também adicione imagens e vídeos deles.

6. Organize o seu atendimento ao cliente

Durante a criação da loja online, é importante já definir as formas de contato que estarão disponíveis nas páginas. As principais são os telefones para contato, e-mail, formulário de contato, redes sociais e chat de autoatendimento.

Para organizar o atendimento ao cliente, você pode implementar duas estratégias: o CRM e o Marketing de Relacionamento.

7. Elabore a estratégia de marketing do seu comércio virtual

O marketing do e-commerce é pensado durante a criação do site, pois é um dos elementos determinantes para o sucesso digital. Num e-commerce profissional, é comum a presença de ações de marketing como:

O que falta para ter um e-commerce profissional?

O que falta para ter sucesso com o seu negócio digital é montar uma parceria com um criador de sites profissional. A Construsite Brasil tem o gabarito para tal, possuindo mais de 17 anos de experiência na criação de sites profissionais.

Criamos lojas virtuais com layout personalizado e simples, já sendo integradas as formas de pagamento online, o controle de estoque e o cálculo de frete. A loja é otimizada para ranquear melhor nas buscas e é também responsiva.

Contudo, esses são apenas alguns dos recursos do e-commerce profissional da Construsite Brasil. Preencha o formulário abaixo para que nossos especialistas entrem em contato para demonstrar nossas soluções!

Receba o contato de um especialista

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: