Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Como criar site rápido e fácil

Como criar site rápido e fácil

Conheça todas as etapas que envolvem a criação de um site profissional e as melhores e mais rápidas formas de concluir ele

| Atualizado em
por Time Construsite

Atualmente empresas de qualquer ramo ou segmento de mercado precisam ter presença online. É fundamental e muitas vezes gera mais visibilidade e lucro do que outras operações feitas presencialmente. Isso acontece porque a internet é uma grande vitrine e está cheia de oportunidades para a divulgação e negociação do seu produto ou serviço.

Ter uma presença digital é também sinônimo de credibilidade. Muitas pessoas buscam conhecer empresas através da internet e se em uma busca não aparece nenhum resultado sobre o seu negócio, pode acabar resultando em um mau sinal e até afastando os clientes dele.

Umas das melhores ferramentas para criar essa presença online é ter um site próprio da sua empresa. Uma dúvida muito comum que muitos empreendedores esbarram quando esse é o assunto é: Como criar site rápido e de forma fácil?

Em um primeiro momento pode parecer um “bicho de sete cabeças” mas existem alguns passos que podem ser dados para facilitar a criação da sua página. Pensando justamente sobre isso, preparamos este post com as principais dicas de como criar site rápido e fácil para a sua empresa. Confira!

O que é um site?

O site é uma plataforma possível de “navegar”, com diversos tipos de informações e opções de conhecimento que podem aproximar a pessoa que o está acessando da empresa detentora da página. Ele é o endereço do seu negócio de forma online.

O site hospeda dentro de um mesmo domínio, diversas páginas diferentes relacionadas, diretamente ou indiretamente, com a sua empresa. O visitante pode encontrar todos os dados disponíveis sobre a sua marca e outras informações relevantes acerca dela.

Como ele apresenta, como opção, diversos menus clicáveis para selecionar a página que o visitante deseja navegar, é muito importante que ele seja muito organizado e facilite a estádia e o uso durante a sua utilização. Isso é válido para todo o seu conteúdo, desde os textos utilizados até as cores de preenchimento.

A organização do site, além de demonstrar a organização da própria empresa, também serve para facilitar a navegação do visitante. Além disso, quanto maiores forem as dificuldades para a pessoa utilizar o site, maiores são as chances dela desistir e abandonar a visita do site, aumentando as chances dela desistir do seu trabalho e ir para um concorrente.

O que devo saber antes de criar meu site

Antes de ver as melhores formas de criar site rápido é preciso conhecer algumas informações importantes que devem ser levantadas antes de iniciar esse projeto em sua empresa.

É muito importante saber exatamente o que vai ser feito e para isso é fundamental criar um plano de negócios para o seu site. Depois disso é preciso escolher qual tipo de site vai ser utilizado para a divulgação da sua empresa. Ainda iremos detalhar os existentes.

Plano de negócio

É fundamental montar um plano de negócio para a sua empresa, o mesmo acontece quando o assunto é a criação de um site para ela. Isso porque ele é peça fundamental para o funcionamento dela.

O plano de negócios deve ser feito de uma forma bem estruturada e com detalhes bem definidos. Dessa forma será mais fácil seguir e colocar em prática o seu funcionamento no dia a dia.

Alguns dos principais pontos de um bom plano de negócios para criar site rápido devem ser:

  • Definição do projeto;
  • Definição dos principais produtos ou serviços oferecidos;
  • Entender a necessidade da utilização do site;
  • Objetivo do site;
  • Qual o público alvo;
  • O valor do investimento inicial;
  • Média de faturamento mensal com o site;
  • Prazo de retorno do capital inicial investido.

Todos esses aspectos podem ser definidos e direcionados a um prazo máximo para que tudo aconteça. Deve-se levar em consideração que alguns pontos só é possível criar perspectivas após o seu funcionamento, porém, é possível definir o seu objetivo e um tempo médio para o retorno planejado.

Hospedagem do site

O serviço e hospedagem de um site é fundamental para manter ele no ar e ativo. Ela funciona como um espaço que é alugado, nesse caso virtual, para ter onde guardar todas as informações e arquivos da sua empresa e mantê-los visíveis de forma online e disponíveis por qualquer hora e dia.

Para que as pessoas que acessam o site possam visualizar as informações contidas nele, todo o conteúdo disponível precisa ser armazenado. Entram nessa categoria os textos, fotos, vídeos e qualquer outro tipo de arquivo que for utilizado. Podemos comparar o servidor, local onde é feita a hospedagem, como se fosse o disco rígido (HD) do site.

Existem disponíveis no mercado hospedagens gratuitas e pagas. Um servidor que hospeda de forma grátis oferece ferramentas e proporciona o funcionamento do site, porém, as opções que cobram pelos serviços prestados são mais estáveis e apresentam menos riscos de problemas, como o site ficar fora do ar, por exemplo.

As formas mais comuns e utilizadas de hospedagens são as dedicadas, compartilhadas e as VPS (Virtual Private Service).

  • Hospedagens dedicadas - Esse é um tipo de hospedagem exclusiva, ou seja, somente o seu site utilizará ele. A contratação dela é mais cara, porém, a segurança é maior;
  • Hospedagens compartilhadas - Aqui o serviço já é compartilhado por diversos sites. Dessa forma, cada um deles terá um espaço determinado para utilizar a memória, armazenamento e outros serviços disponíveis;
  • VPS - Conhecido também como Servidor Virtual Privado, esse serviço também é compartilhado, porém, cada site tem o seu servidor privado, isolado do que estiver sendo utilizado por outra pessoa ou empresa.

Registro de domínio

Assim como a sua empresa precisa de um nome para ser reconhecida, com um site acontece a mesma coisa. O ideal é que ele tenha o nome igual ao usado pela empresa de forma pública.

Porém, pode acontecer do mesmo nome já estar registrado por outra pessoa ou empresa, é preciso consultar e ver a disponibilidade dele antes.

Para fazer isso é preciso acessar o site Registro.br e fazer essa pesquisa. Lá é possível fazer uma busca do nome que deseja usar em seu site e ver se ele já está sendo utilizado por outra empresa ou ainda está disponível no mercado.

Se ao pesquisar, for constatado que o nome que você escolheu está livre e não está sendo usado por nenhum outro site, é possível fazer o registro dele. É muito importante fazer isso para não correr o risco de outra pessoa registrar o mesmo nome que o seu, mesmo antes do site estar pronto e funcionando.

Tipos de sites

Existem alguns modelos de sites que são utilizados normalmente. Eles podem variar de acordo com o tipo de negócio ou proposta do que deseja passar ao cliente. Muitos deles podem ser feitos com ferramentas de criar site rápido. São alguns deles:

Vamos detalhar as características de cada um desses modelos apresentados e suas diferenças a seguir.

Site One page

Também chamado de single page, esse tipo de site possui apenas uma página com todas as informações. Ele apresenta um layout único e concentra todo o seu conteúdo em um mesmo ambiente.

O site one page visa trazer mais dinamismo e agilidade para a pessoa que o visita ter durante a navegação em seus conteúdos. É muito parecido com algumas redes sociais, como o Facebook, onde as informações aparecem à medida que vai-se rolando a tela.

Site institucional

São sites que apresentam a empresa para as pessoas. Ele funciona como um cartão de visitas e mostra coisas como a descrição do negócio, história, descrição dos produtos ou serviços e outros.

Eles funcionam muito bem como porta de entrada para as pessoas conhecerem mais sobre a empresa e a partir disso consumir outros conteúdos ou até mesmo fazer uma compra.

Portal

Esses tipos de sites contêm muitas informações e conteúdos. Geralmente são utilizados por empresas de notícias como jornais, emissoras de TV, agências de comunicação, entre outros.

Ele também serve como um ponto de apoio para o acesso a outros sites internos ou externos. Um exemplo disso são os sites de notícia que possuem sub-sites para falar das novidades esportivas e outros para falar da vida de famosos.

Site dinâmico

Esse é um modelo mais diversificado, com atualizações e inserções de conteúdos constantemente. Isso pode acontecer com novos vídeos, textos, fotos, documentos e outras coisas que sejam novidade nas páginas.

Esse tipo de site é muito fácil de atualizar e não é preciso saber programar para poder inserir as informações nele. Geralmente são feitos a partir de sistemas de gerenciamento acessíveis como o WordPress ou Joomla.

Hotsite

São criados para reforçar uma campanha ou publicidade. Muito usado em datas comemorativas como natal e black friday. Ele é utilizado para promoções sazonais, promovendo algo por um tempo determinado.

O hotsite ajuda a manter a estabilidade de um site em caso de muitos acessos simultâneos, principalmente em datas especiais ou comemorativas do nosso calendário. Ele é uma ótima ferramenta de demonstração do novo produto, serviço ou promoção que está sendo lançado.

Loja virtual

Como o próprio nome passa a ideia, são sites feitos para efetuar vendas de produtos ou serviços. Aqui podem estar sites mais robustos, com diversas informações, até, páginas mais simples e diretas ao objetivo da comercialização.

Esse tipo de site permite que a pessoa realize o caminho completo de uma compra que vai desde o conhecimento do produto ou serviço até o pagamento e recebimento ou acesso dele.

Alguns desses modelos citados acima podem trabalhar juntos sendo possível encontrar uma loja virtual dentro de um site institucional, por exemplo. Cada um possui especificidades mas em alguns casos um não substitui o outro nas suas operações ou finalidades.

Como criar site rápido

Agora que você já conhece os diferentes tipos de sites mais trabalhados na internet e que antes de definir qual vai utilizar é preciso criar um plano de negócios, registrar o seu domínio e escolher onde ele será hospedado, vamos falar um pouco da parte prática da criação.

Escolha um layout

É possível construir um site para divulgar o trabalho da sua empresa que seja simples e, ao mesmo tempo, bonito, escapando de um layout cheio de informações. Alguns serviços de hospedagem, inclusive, oferecem ferramentas e até templates já prontos para utilizar em seu site.

Dependendo da demanda e do estilo de site que tenha pretensão de criar, essas opções podem atender perfeitamente e gerar um bom retorno de acessos e até para os números da empresa.

Mesmo se a escolha for em construir tudo do zero ou usar algo já pronto, algumas informações são muito importantes e podem fazer total diferença quando uma pessoa for navegar em seu site. como:

  1. Escolha um layout limpo e fácil de visualizar;
  2. Evite sobrecarregar, colocar muitos de textos, fotos ou vídeos;
  3. Preze pela organização das informações contidas no site;
  4. Crie um destaque para as informações mais relevantes;
  5. Use fotos reais dos seus produtos ou resultados de serviços prestados;
  6. Use recomendações de clientes satisfeitos.

O site da sua empresa, além de outras funções, também tem o papel de transparecer como ela funciona. Ter ele bem organizado, limpo e com informações relevantes, irá refletir diretamente a forma como a empresa também é gerida.

Selecione um CMS

O Content Management System, ou apenas CMS, é um sistema que gerencia todo o conteúdo e elementos de um site. Ele proporciona uma experiência mais simples de gestão das páginas, possibilitando inclusive, que muitas coisas possam ser feitas sem a presença de um programador.

Com ele é possível corrigir textos e fotos do site, reorganizar itens que aparecem na tela, mudar o título e a descrição da página, alimentar o site com conteúdos e diversas outras coisas muito importantes.

Assim como os serviços de hospedagens, existem CMS gratuitos e pagos que são oferecidos no mercado. Eles também podem variar de acordo com o tipo de site que a empresa utiliza.

Uma grande vantagem é que existem servidores que disponibilizam uma instalação dos CMS de forma bem rápida e fácil. Podendo assim, ser feita por qualquer pessoa, mesmo sem muitos conhecimentos técnicos na área. Isso faz com que apenas com alguns passos o seu site já esteja no ar e operando.

Site de sucesso

Agora que você já sabe como criar site rápido é fundamental que ele tenha visibilidade e muitos acessos. Para isso, existem algumas práticas muito eficazes e que ajudaram na movimentação e nos números da sua página.

Uma forma muito eficaz de construir o seu site, já com todas as características que promovem o alcance do sucesso, é contratar uma empresa especializada e com tradição no mercado. A Construsite é a melhor escolha para criar site rápido do seu negócio.

Aqui na Construsite contamos com profissionais qualificados e com uma vasta experiência em construção de sites de empresas dos mais diversos segmentos. Conhecemos esse mercado e temos os direcionamentos perfeitos para que o seu site seja diferenciado e apresente, principalmente, resultados positivos.

Site responsivo

Muitas pessoas acessam a internet através de um smartphones e tablets. Por isso é fundamental que o site seja responsivo. Isso permite que as informações da página se enquadrem de acordo com o tamanho da tela.

Além disso, um site responsivo carrega suas informações mais rápido em dispositivos móveis e também, apresenta um design mais simplificado e limpo. Justamente para facilitar a visualização em uma tela de menor tamanho.

Além de facilitar que o visitante visualize as informações, ter um site responsivo, também ajuda no ranqueamento nas páginas de pesquisa.

Ranqueamento

Milhares de pessoas realizam pesquisas a todo momento em sites de buscas, principalmente no Google. Isso acontece em grande escala quando se procura por algum tipo de serviço ou informações de uma determinada empresa.

Justamente por isso, é de extrema importante que o site da sua empresa apareça entre os primeiros resultados apresentados pela pesquisa.

Isso porque, mais de 75% das pessoas não passam da primeira página dos resultados, e ainda, cerca de 25% clicam direto no primeiro resultado que aparece na busca.

Para que o site da sua empresa apareça entre os primeiros resultados do Google é preciso organizar ele de acordo com as técnicas de SEO, Search Engine Optimization. Algumas são simples, mas apresentam resultados muito positivos

É muito importante descobrir quais são as palavras chaves mais pesquisadas pelas pessoas com base no seguimento do seu negócio e aplicá-las em seu conteúdo. O próprio Google oferece uma plataforma para realizar essas pesquisas, o Planejador de Palavras Chave do Google ADS.

Isso acontece porque ele compila todas as palavras, e suas variações relacionadas, utilizadas em pesquisas realizadas e calcula os resultados com base nisso. Dessa forma, quanto mais o seu site trabalhar com isso, maiores as chances de ter um bom posicionamento nas buscas pela plataforma.

Redes sociais e blog

Ter conteúdos relevantes é fundamental e o blog é umas das principais formas de colocar isso em seu site. Além disso, com ele é possível atrair mais visualizações e, principalmente, aplicar as técnicas de SEO.

Através dele é possível utilizar diversas palavras chave relacionadas com o seu negócio de uma só vez. É também, aplicar outras práticas que irão ajudar no ranqueamento do seu site.

Ter uma presença ativa nas redes sociais também é muito importante. Muitas pessoas acessam seus perfis diariamente e através delas é possível divulgar, engajar e até realizar vendas ou fechar negócios. Invista em postagens interessantes, com informações relevantes sobre a empresa, serviços e novidades.

Crie uma landing page

Uma ferramenta muito eficaz que pode ser utilizada em um site a landing page. O objetivo principal dela é converter um visitante à cliente. Para isso ela é feita em uma página exclusiva com a finalidade de ser visitada pelo usuário e chamar o máximo de sua atenção.

Existem diversos tipos de landing page, mas de um modo geral elas seguem uma estrutura de criação bem parecida e são mais diretas ao assunto. Sua construção é feita de forma bem chamativa com textos que levam o cliente a tomar a ação proposta.

A landing page é uma das melhores ferramentas que um site pode ter para conseguir mais clientes e fechar vendas ou negócios. O melhor é que, mesmo sendo algo que gera muitos resultados positivos, existe uma ferramenta que possibilita a sua criação de forma fácil e rápida, a Landing Pro.

Mostramos neste post como criar site rápido e fácil além de dicas muito valiosas para fazer ele ter muito sucesso. A dica de ouro é agregar com uma landing page e na Landing Pro é possível fazer um teste grátis para criação de landing page de forma simples e intuitiva. Aproveite!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: