Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Como criamos sites com identidade visual única

Como criamos sites com identidade visual única

Conheça o processo de criar uma identidade visual única e como explorá-la em seu site!

| Atualizado em
por Time Construsite

Nós criamos sites com identidade visual única – e por quê? Há inúmeras vantagens que podem ser apontadas, mas a principal é a identificação de marca. Como uma identidade visual forte sua empresa pode ser facilmente identificada.

Segundo estudo da SMARTalk e WeDoLogos, 89% das empresas pesquisadas registraram um aumento de faturamento após investirem em design e identidade visual. Com identidade visual completa, essas empresas firmaram posição com o público.

Como é o processo de criação de identidade visual? Como você pode obter uma? Continue a leitura do nosso post blog!

O que é a identidade visual?

Investir na identidade visual da empresa é a melhor forma de garantir o impacto do público e melhorar o desempenho da marca.”

Identidade visual se trata da construção de diversos elementos gráficos e visuais, que ajudam a criar uma atmosfera acerca da empresa e de seus valores. Basicamente, é uma forma de identificação da marca, que traduz rapidamente o que é sua empresa.

Dessa forma, é muitas vezes encarada como a personalidade da empresa. Através desse padrão de identificação, seu produto se torna mais atrativo e marcante para o cliente. O ato de consumir ele se torna uma experiência.

E quais são os elementos da identidade visual que garantem isso?

Quais são os elementos da identidade visual?

4 elementos da identidade visual que compõe ela e a tornam única e inesquecível. Eles são:

  • Cores: a psicologia das cores indica que cada cor causa uma certa sensação no consumidor. Por exemplo, azul causa confiança, verde causa saúde, amarelo causa alegria, laranja causa prosperidade e assim vai;

  • Tipografia: as letras utilizadas em seu site dão graça e personalidade aos seus textos. Por exemplo, a fonte “serif” é mais formal, confiante e altamente legível. A fonte “script” é especial;

  • Formas: formas geométricas também causam sensações e melhoram a experiência do usuário. Por exemplo, círculo lembra união e relacionamentos, triângulo traz inspiração e equilíbrio, quadrado traz firmeza;

  • Logo da empresa: elemento mais importante na identidade visual, que reúne que todos os outros!

Qual é a importância da identidade visual para sua empresa?

Podemos facilmente definir a importância da identidade visual: ela leva ao reconhecimento e valor de uma empresa. Por exemplo, o símbolo da Nike, que precisa nem sequer do nome para ser reconhecida.

Quanto mais tempo esses elementos gráficos estão presentes no cotidiano dos usuários, maior é a sensação de proximidade e até de necessidade. Conforme a identidade ganha espaço, mais o cliente se mostra favorável à marca.

Como é a criação de identidade visual?

A criação de identidade visual é baseada nos seguintes princípios:

  • Missão da empresa;

  • Benefícios e características do seu produto ou serviço;

  • Posição dos seus clientes;

  • Qualidades associadas com sua empresa.

Quando criamos sites, contamos com uma equipe experiente e com recursos exclusivos para criar uma página na web de identidade visual única. É importante que ela esteja alinhada com sua empresa, tanto que o primeiro passo na criação é um estudo minucioso sobre a empresa.

E como é para criar identidade visual?

Briefing e definições

Tudo começa com o levantamento de dados sobre a empresa, de forma que o designer possa entender sua cultura empresarial. Depois disso, são definidas as personas, que são representações fictícias baseadas em clientes reais da empresa.

O designer parte para o brainstorming, que é uma reunião entre agência e empresa para discutir soluções acerca da identidade visual do seu site.

Hierarquia das informações e o “above the fold”

A hierarquia das informações aborda a prioridade de aparição das informações do seu site. Usualmente, o melhor posicionamento é:

  • Chamada curtíssima que descreve o motivo do site existir no topo da página;

  • Logo da empresa próximo da chamada;

  • Parágrafo curto descrevendo melhor a oferta do site logo após a chamada e logo da empresa;

  • CTA com destaque, em cores vivas e chamativas, no centro da tela;

  • Outros elementos são posicionados de acordo com sua prioridade.

Nisso, é importante definir o que será o “above the fold”, que é a área visível na primeira aparição da página. As informações mais importantes devem estar aqui.


Definição das cores

Baseado na psicologia das cores, é fundamental a definição das cores para uma identidade visual completa. Além das cores citadas lá atrás, há ainda o vermelho de paixão e excitação ou o rosa, cor muito associada ao feminino.

As cores que escolher devem ser complementares e harmônicas, de forma que se encaixem naturalmente na hierarquia das informações e nos campos do site. É uma opção comum também o uso de cores contrastantes.

Usabilidade e intuitividade

A usabilidade e intuitividade também fazem parte da identidade visual. O uso de ícones é essencial para a usabilidade, pois têm fácil entendimento. Claro que para isso é necessário evitar ícones dúbios.

Nos textos, é importante que adote parágrafos curtos, com 2 ou 3 linhas no máximo, e usar negrito em palavras importantes, títulos e subtítulos. Por fim, em textos mais longos, adote indicações de “saiba mais” ou “veja mais detalhes”.

Quais são as vantagens da identidade visual completa?

  • Atração do público certo;

  • Diferencial competitivo mais claro;

  • Consolidação de posicionamento no mercado;

  • Fortalecimento da marca;

  • Estímulo da repetição de compra;

  • Experiência do usuário mais agradável.

Nós criamos sites com identidade visual única!

Com quem contar para criar um site de identidade visual única? Com a Construsite Brasil, que possui o projeto de site personalizado. Através dele, você tem um layout exclusivo, provas de layout ilimitadas e um designer sempre à sua disposição durante o projeto.

E claro, você tem todos os nossos recursos garantidos:

Com prazo de entrega ágil, nós criamos sites com a identidade visual que sua empresa precisa. Preencha nosso formulário e entre em contato com um de nossos especialistas!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: