Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Google & SEO / Marketing Como conquistar mais clientes usando Iscas Digitais

Como conquistar mais clientes usando Iscas Digitais

Deixar o consumidor escolher qual conteúdo ele pretende consumir é primordial. Tenha as iscas atraentes para que sua empresa seja escolhida.

por Michael Alexsander

Basta uma pesquisa rápida no Google para encontrar o que é Material rico, ou Isca Digital. Muitos empreendedores já tem ideia do que se trata, mas percebo que alguns tem dúvidas, ou ainda não perceberam a importância de utilizá-los para o aumento das vendas.

O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos devido ao advento da internet como ferramenta de compra. Antes de decidir um compra, independente de realizá-la no ambiente virtual ou em loja física, o consumidor vai destrinchar o produto ou serviço pretendido. Isso quer dizer que, ao partir para a compra de fato, o consumidor já conhecerá todas as características, funcionalidades, benefícios e problemas do produto.

O principal responsável por ensinar ao consumidor sobre os mais diversos temas é chamado de Material Rico no ambiente de marketing. Esse material, precede atualmente, 83% das compras. Eliminando a etapa de explicar sobre o produto ao consumidor, o que antes era uma função imprescindível do vendedor.

Material Rico é o mesmo que Isca Digital

GNVbyuHog0MnRJ1pmnImTlUSV2lP4MMHU1LUshfO

É importante que o empreendedor entenda que o objetivo principal de um Material Rico, sobre a ótica do consumidor, é estudar sobre o produto ou serviço e auxiliar sua jornada de compra. Sabendo disso, sua empresa se aproveitará desse objetivo para usar esse Material Rico como Isca Digital.

O que é Isca Digital?

Iscas Digitais são conteúdos em variados formatos que servem para atrair o usuário para se tornar uma lead, descubra o que é clicando aqui . É algo de extremo valor que sua empresa oferece para o seu possível cliente em troca do nome e e-mail dele.

O objetivo de uma Isca Digital, sobre a ótica da empresa, é atrair o usuário até ele fornecer seus dados. Por isso, deve ser oferecido um conteúdo realmente rico, completo e interessante, que gere valor de verdade ao interessado para ele completar a ação desejada.

O usuário não percebem, mas funciona assim: você me informa seu nome e e-mail (tornando-se uma lead) e eu te ofereço gratuitamente um conteúdo extremamente valioso. Podemos chamar de troca, ou de pagamento, já que o usuário vai usar seus dados como moeda de troca para adquirir aquele Material Rico.

Chamar essa estratégia de Material Rico é mais justo, dada a dedicação e complexidade do conteúdo. Mas por causa dessa troca, esse material também pode ser chamado de Isca Digital ou Recompensa Digital. Afinal, através da disponibilização de dados, o usuário é recompensado com um Material Rico.

Como produzir ótimas Iscas Digitais

O Material Rico aborda os mesmos assunto tratados em seu blog, mas com uma densidade maior de informações.

Esse tipo de material é mais profundo e oferece uma riqueza maior no conteúdo em relação à blog posts tradicionais. Um blog post é suficiente para passar informações rápidas e despertar de consciência. Porém, o material rico proporciona uma experiência mais ampla e complexa.

A chave para um material bem produzido é fazer com prazer e confiança. Escreva sobre assuntos que você goste e possua conhecimento razoável sobre.

Ainda que você seja expert no assunto, ao produzir um Material Rico é importante realizar uma rica pesquisa para se certificar de que o conteúdo será o mais atual e gostoso possível. Novidades, tendências, novas técnicas e tecnologias surgem diariamente, e as discussões promovidas em torno do tema escolhido é muito importante!

É crucial entender quem vai consumir seu material. Para quem você está escrevendo? Planeje e defina sua persona antes de pôr a mão na massa.

Exemplos de Materiais Ricos

Um conteúdo de excelente qualidade deve contar com um formato adequado. Analisar qual a melhor aplicação para seu conteúdo é vital, pode definir o sucesso do seu material.

Sabe aquele conteúdo que poderia facilmente ser vendido devido à tamanha qualidade? Então, ele merece uma aplicação de igual valor.

De costume, os principais formatos que Materiais Ricos são disponibilizados são:

  • e-books;
  • infográficos;
  • vídeo aulas;
  • Podcasts
  • Webinars
  • Planilhas
  • Quizzes
  • Templates
  • Slides
  • Guias
  • Desenhos e ilustrações
  • Filmes e Músicas
  • Games
  • Aplicativos

Aplicação das iscas

Observe na imagem a aplicação de uma isca:

ZjjTqphYJhQya1TNSE2MiZHIrhb4MzlICxSCUbuf

Na lateral direita, um banner quadrado oferecendo, gratuitamente, um eBook que explica Como Aparecer na Primeira Página do Google.

A isca foi estrategicamente posicionada num post blog que trata justamente de SEO: 7 fatores de rankeamento fundamentais para o seu site. Ou seja, quem ler o texto e quiser aprofundar no assunto, vai baixar o eBook, um material completo, com mais de 60 páginas explicando tudo sobre SEO.

Caso o leitor tente sair da página sem clicar no banner lateral, surge uma pop-up oferecendo o mesmo material.

DV2i0KKWEX6uI40RJ5z5fg-dpzg798m4hKnaEcWU

Ao ser clicado, essa pop-up direciona o leitor à landing page, onde haverão mais informações acerca do eBook e um formulário solicitando nome e email do interessado.

LAgLhgKAne3nPzm1gte97rbelpBwbXEGLdX3v0cy

 

Ao preencher, o interessado receberá um email com o eBook em PDF. Agora é só alegria. teeth_smile.png

4awhIvl3xT_I3yAGyoE3OHwv-6aCoL3qVHhom8nf

A dica final: mesmo que você não se sinta capacitado a produzir seu Material Rico por completo, considere terceirizar ou criar parcerias que complementam suas habilidades. Se você for bom na redação, terceirize o design ou programação, ou vice-versa.

Ao concluir nossas dicas, recomendo fazer o mais importante para que seu negócio tenha sucesso online: Configurá-lo para aparecer na primeira página do Google.

Leia novamente esse último parágrafo pSsfvP5HWB07OkBFq-m-e1RbrwbErHJMA-Ypu4zu, observe o que eu acabei de fazer. Percebeu?! Forte abraço e até o próximo wink_smile.png

 

Autor:

Michael Alexsander | Growth
Growth Hacker com foco no crescimento do cliente. No sangue corre axé e funk, mas o colar preto é do forró. Bacharel em Administração e MBA Executivo em Gestão de Custos pela PUC-MG. Empreendedor Serial e Educador Financeiro revoltado com a cultura financeira "burra" do Brasil. Ator com DRT e Scalper da Bolsa de Valores.
Outros posts feitos por Michael Alexsander

Comentários:

Orçamento por WhatsApp