Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing / Mídias Sociais Com as redes sociais aquecidas, preciso criar um site?

Com as redes sociais aquecidas, preciso criar um site?

As suas redes sociais estão indo de vento em polpa e atraindo várias novas pessoas? Será mesmo que você precisa de um site? Descubra neste post.

| Atualizado em
por Time Construsite

Qual o lugar das redes sociais dentro de uma estratégia de marketing? Qual o papel dos sites nessa mesma estratégia?

Responder essas duas perguntas é essencial para conseguir construir uma comunicação integrada, onde criar site faça sentido dentro da estratégia e as plataformas sejam unidas rumo a um fim comum.

Neste post nós vamos investigar a relação entre redes sociais e o site, e entender quando faz sentido investir nessas duas plataformas.

Aproveite o conteúdo e boa leitura!

Como saber se minhas redes sociais estão aquecidas?

Criar site é mesmo uma necessidade quando as redes sociais estão aquecidas?

A primeira coisa a fazer é entender o que são redes sociais aquecidas.

As redes nesse estado consistem naqueles momentos onde há um grande volume de interação entre marca e usuários, sobretudo quando a empresa conseguir acertar no seu estilo de comunicação.

Para saber se suas redes estão aquecidas, portanto, basta observar como ocorrem as interações entre marca e consumidores.

Entendendo a jornada de compra

Mas é importante também entender que as redes sociais têm um lugar muito específico dentro da estratégia de marketing.

Para compreendermos isso, precisamos dar um passo atrás e olhar para a jornada de compra, que é uma forma didática de mostrar o caminho que o consumidor trilha até o fechamento de um negócio.

Você vai entender que as redes sociais conseguem promover uma comunicação efetiva para apenas um das fases da jornada, enquanto o site alcança níveis mais profundos nesse caminho.

Aprendizado ou descoberta

A primeira fase diz respeito ao aprendizado ou à descoberta.

Essa é a fase em que o cliente precisa notar sua empresa a partir de um conteúdo de valor que faça sentido para ele.

As redes sociais podem ajudar nessa fase, assim como o site, por meio de estratégias de SEO.

Reconhecimento do problema

Em seguida temos o reconhecimento do problema.

Por meio de uma comunicação mais efetiva, sua marca precisa fazer o cliente reconhecer que tem um problema que precisa ser resolvido.

A forma de fazer isso é através de campanhas de e-mail e de conteúdos no próprio site.

Embora mais incomum, as redes sociais também podem ser utilizadas nessa fase.

Consideração da solução

Com a consciência do problema, sua comunicação deve levar o cliente a considerar a solução, sendo que sua marca deve brilhar como a melhor solução.

Por natureza, os conteúdos das redes sociais são mais superficiais e, por isso, não costumam avançar na jornada a partir daqui.

Como materiais de consideração da solução, mais uma vez o site aparece como protagonista, pois por meio dele é possível oferecer conteúdos que estejam alinhados a essa fase.

Decisão de compra

Por fim, temos a decisão de compra, que é o momento de fazer um discurso mais vendável para tornar o usuário que até agora é um simpatizante em um comprador.

Esse discurso tem espaço, por exemplo, em páginas de produtos, páginas de vendas e landing pages, cujo espaço primordial para serem construídas é no site.

Ficou evidente, portanto, que as redes sociais não são inimigas do site, mas conseguem cumprir um papel limitado dentro de uma jornada maior de marketing, sendo que criar site passa a ser necessário para conduzir o cliente para fases mais avançadas da estratégia.

Benefícios de criar site, mesmo com redes aquecidas

Com tudo que falamos até aqui, deixamos claro que criar site é sim importante, mesmo que sua comunicação nas redes sociais esteja indo bem.

Hoje em dia parece que o site ficou em segundo plano no marketing digital.

Mas os mais velhos vão se lembrar que esta ferramenta era a primeira coisa a ser feita quando uma empresa entrava no mundo digital há alguns anos.

Com o passar dos anos a importância do site não diminuiu, mas a consciência das empresas e dos gestores sim.

Confira, a seguir, alguns dos benefícios da criação de sites:

Geração de leads

Com um site é possível gerar leads através de formulários, pop-ups, landing pages e etc.

Tais funcionalidades não estão disponíveis nas redes sociais e o lead é de frontal importância para uma estratégia de marketing.

Por meio do contato do seu potencial cliente, você terá em mãos um poderoso ativo para suas campanhas e ações de marketing digital.

A plataforma mais recomendada para geração de leads é justamente o site.

Credibilidade e autoridade

Um site também é uma forma de construir autoridade e gerar credibilidade frente ao cliente.

Uma página profissional de um site comunica uma integridade e fornece segurança para o inconsciente do usuário.

Deixar de criar site por acreditar que as redes sociais são suficientes é mal compreender a dinâmica das duas plataformas.

As redes sociais são muito efetivas na comunicação, mas não geram a mesma credibilidade e autoridade que um site.

Resultados orgânicos

O site também é um local privilegiado para destacar a empresa nos resultados orgânicos dos buscadores, sobretudo do Google.

Como as redes sociais não foram feitas para essa finalidade, é muito raro algum conteúdo dessas plataformas aparecer como resultado de uma pesquisa.

No entanto, com o site é bem diferente. Com algumas páginas no ar, mesmo sem um trabalho mais específico, será possível perceber os primeiros usuários orgânicos chegando ao site com alguns meses de site no ar.

Acessibilidade de informações

O site é uma forma de disponibilizar o acesso a informações mais completas da marca.

Embora as redes sociais também sejam uma importante fonte de consulta, somente no site é possível tornar visível informações da marca de forma clara, aprofundada e persuasiva.

Criar site profissional, nesse sentido, é muito importante, já que garante páginas completas com informações objetivas e formas do cliente entrar em contato com a empresa.

Apresentação de produtos

As páginas de um site permitem, ainda, uma apresentação mais completa dos produtos, de forma a torná-los mais claros e evidenciar suas principais características.

As redes sociais não podem se tornar um catálogo de vendas. Os conteúdos postados precisam ser relevantes e fazer sentido para o público.

Somente no site a marca tem um espaço privilegiado para falar sobre os produtos abertamente, e apresentá-los da melhor forma possível.

Conteúdos longos

O site também é um local que proporciona a disponibilização de conteúdos mais longos da empresa, cuja finalidade pode ser as mais diversas, como a educação do público, a publicação de conteúdo relevante e etc.

As redes sociais têm limites de caracteres, limitação ausente no site.

A marca tem uma liberdade maior com um site, podendo publicar qualquer tipo de conteúdo sem restrição, o que nem sempre é possível nas redes sociais.

Persuasão

Por meio de um site também é possível construir páginas com poderosíssimos recursos persuasivos.

Explorar ao máximo gatilhos mentais, chamadas para ação e depoimentos de clientes, para tornar seu site mais efetivo e conseguir alcançar o cliente com mais assertividade.

Ao falar de persuasão parece algo negativo, mas não!

Persuasão consiste apenas em estratégias éticas para conduzir seu cliente a uma decisão desejada, como a compra do seu produto.

Remarketing

O site também permite a aplicação da estratégia de remarketing, que consiste em, por meio de cookies instalados no código do site, perseguir o cliente por toda a internet.

Você já pesquisou sobre um assunto e, de repente, viu-se cercado por anúncios sobre aquilo em todo lugar?

Esse é o remarketing, que você pode fazer graças ao código instalado em seu site.

Essa estratégia traz ótimos resultados, e não é possível abrir mão dela caso você queira ter bons resultados na venda.

Linguagem de venda

O site também é lugar que privilegia e permite o uso de uma linguagem mais vendável, onde os dados e informações são apresentados de forma a convencer seu cliente a respeito da necessidade de comprar seu produto.

A linguagem de venda não tem muito espaço nas redes sociais, sobretudo porque as redes são locais para conteúdo e relacionamento, e ninguém quer ficar recebendo propagandas por lá.

Já o site, por ser um espaço seu, é um local onde a linguagem de venda pode estar presente.

Dados e relatórios mais completos

Em comparação com as redes sociais, um site pode fornecer dados e relatórios mais completos a respeito do comportamento do consumidor e dos acessos.

Dados são um ativo essencial no marketing digital. Com eles é possível tomar decisões mais assertivas e encaminhar a comunicação da marca para direções mais interessantes.

Casa emprestada x casa própria

Esse item é, talvez, um dos mais importantes.

No marketing digital existe o conceito de casa emprestada e casa própria.

São figuras de linguagem para expressar duas realidades complementares e bem presentes no mercado digital.

A casa emprestada simboliza as redes sociais, que são espaços que não pertencem à sua marca, mas à uma outra empresa.

Se o Instagram decidir encerrar as atividades agora, não importa se você tem 1 ou 10 mil seguidores.

Você perderá todos eles, porque tudo que você faz nas redes sociais não pertence a você, mas sim à plataforma.

A casa própria simboliza o seu site, que pertence totalmente a você. Tudo que for feito por lá, todo dado coletado, absolutamente tudo é seu de de mais ninguém.

A casa emprestada pode ser perdida a qualquer hora, a casa própria não. Por isso é importante investir com força na casa própria, ou seja, no site.

Personalização

Outra questão muito importante é a personalização. No site é possível fazer uma personalização minuciosa da experiência do usuário e da identidade visual.

Nas redes sociais, exceto no que diz respeito aos seus posts, tudo está fora do seu controle.

Um site pode ter a cara da sua empresa, garantindo ao cliente que mergulhe de cabeça em seu negócio.

Gerar um canal de relacionamento

Embora as redes sociais também sirvam para a construção de relacionamento entre empresa e cliente, o site surge como uma opção ainda mais ideal nesse sentido.

A possibilidade de gerar uma experiência personalizada, com conteúdos relevantes da sua empresa, materiais ricos, informação de qualidade, apresentação dos produtos e história da empresa, faz do site ideal para construção de relacionamentos mais próximos.

Além disso, em alguns casos, o site pode ser a porta de entrada para um atendimento mais próximo ao consumidor.

Exposição duradoura

O site também é uma forma de ter uma exposição duradoura da sua marca.

Isso porque os conteúdos das redes sociais têm data de validade. Os algoritmos distribuem os materiais das redes por cerca de 24 horas, depois seu post será esquecido.

O material disponibilizado no site, em contrapartida, permanecerá para sempre e poderá sempre ser descoberto através das pesquisas orgânicas do Google.

Complemento às redes sociais

O site não é inimigo da rede social, pelo contrário, é um excelente complemento.

Uma boa estratégia de marketing consegue unir as duas coisas para obter resultados positivos a médio e longo prazo.

Como ter um site vendedor?

Para ter um site vendedor é preciso, em primeiro lugar, fazer a opção por um método de construção verdadeiramente profissional.

Além disso, existe uma série de outras dicas que são poderosas e podem colocar seus resultados online em um outro nível.

Nós revelamos essas dicas no infográfico exclusivo mais completo da internet sobre o assunto. Acesse agora mesmo e saiba como ter um site vendedor e de resultados para sua empresa.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: