Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual Quais são as características de um e-commerce profissional?

Quais são as características de um e-commerce profissional?

Conheça o que é necessário para você montar uma loja virtual com as melhores qualidades de um e-commerce.

por Time Construsite

Não importa o segmento no qual você pretende atuar, há certas características de um e-commerce profissional que são essenciais. Essas características são o que aumentam o seu tráfego e também a taxa de conversão.

Segundo o ranking da Qualidade do E-commerce, o Brasil está em 2º lugar, com 40,1 (de 100), ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com 56,9. Apesar de o país estar bem posicionado, o resultado não é plenamente satisfatório.

E aí se encontra uma oportunidade de você montar uma loja virtual com as melhores qualidades de um e-commerce. Prossiga com a leitura do artigo e veja como se destacar no comércio eletrônico!

Quais são as principais características do e-commerce no Brasil?

As pessoas não gostam que você venda para elas. Porém, lembre-se que elas adoram comprar.” (Jeffrey Gitomer)

O e-commerce brasileiro está em alta, melhorando cada vez mais com uma técnica séria e promissora de comercialização nacional. Isso se traduz em seu faturamento, que atingiu R$ 53,4 bilhões no primeiro semestre de 2021.

Contudo, há lojas virtuais que correspondem a essa qualidade e outras que não. A diferença entre os dois tipos se encontra nas principais características do e-commerce.

Afinal, existem características positivas que aumentam a qualidade do e-commerce. Quais são elas?

Navegação intuitiva

O caminho para a compra nunca deve ser complicado – na verdade, ele precisa ser o mais simples possível. Em três ou quatro cliques, no máximo, o cliente deve conseguir comprar o produto que deseja.

Para isso acontecer, é ideal:

  • Oferecer filtros de busca inteligentes;
  • Que o layout do site esteja bem organizado;
  • Apresentar poucos campos em formulários (dica: permita que o usuário armazene seus dados para as futuras compras);
  • Que evite que o usuário seja redirecionado para outra página para concluir a compra, principalmente se for uma página fora do seu site.

Ícones intuitivos para a navegação

Os ícones presentes nas páginas devem concordar com os objetivos do e-commerce, facilitando a navegação do usuário. Através deles, o potencial cliente deve entender de maneira clara quais são os comandos possíveis.

Alguns dos principais ícones que deve possuir são:

  • Carrinho de compras;
  • Endereço;
  • Prazo de entrega;
  • Número do pedido;
  • Atendimento online;
  • Meus pedidos.

Os ícones devem ser rápidos de entender e possuírem formas mais arredondadas.

Design responsivo

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019, smartphones e outros aparelhos móveis são os objetos mais utilizados para se conectar à internet, com 99%. Computadores, por exemplo, são responsáveis apenas por 42% dos acessos à internet.

Isso torna o design responsivo numa das principais características do e-commerce – é essencial que sua loja virtual se adapte às diferentes dimensões das telas. Com isso, nenhum usuário terá a sua experiência diminuída.

Ótima experiência do usuário

Certas características de um e-commerce profissional podem aprimorar a experiência do usuário, diminuindo o índice de rejeição da loja online. Elas são:

  • Velocidade de carregamento: o ideal é que seja entre 0,5 e 2 segundos – no máximo, 3 segundos;
  • Descrições ricas de produtos: devem ter, no mínimo, 300 palavras. O ideal é que sejam 1700 palavras;
  • Imagens: o recomendado é que o produto tenha 3 ou mais imagens de diferentes ângulos;
  • Título: entre 20 e 100 caracteres é o recomendado e o produto deve estar classificado em alguma categoria.

Por fim, a navegação intuitiva deve ser uma das qualidades do seu e-commerce para proporcionar a melhor experiência do usuário.

Boa variedade de produtos

É imprescindível que a loja online tenha uma grande variedade no mix de produtos, de forma que aumente o tempo de permanência do usuário. Quanto maior a quantidade de categorias no e-commerce, maior é a chance de uma compra.

Imagine como uma loja física, que apresenta uma grande quantidade de produtos variados em suas estantes. Quanto maior a variedade, maior é a chance do cliente transitar mais pela loja e comprar outros produtos fora o que queria.

Essa é a ideia que deve ter ao montar o seu mix de produtos, pois é um dos principais objetivos do e-commerce!

Variedade nas principais formas de pagamento

Um e-commerce completo oferece as principais formas de pagamento que existem na internet, indo além do cartão de crédito. No cartão, é importante que atenda às principais bandeiras e ofereça ótimas opções de parcelamento.

Quanto às outras alternativas de pagamento, elas são:

Escolha aquelas que mais atendem ao seu público-alvo!

Política de troca e devolução bem estabelecida e visível

A política de retorno das mercadorias deve ser bem ilustrada e estar visível para os clientes na loja. Dessa forma, eles se sentem mais confiantes em comprar, pois sabem que caso algo dê errado, podem rapidamente devolver o item.

Como garantir as características de um e-commerce profissional?

Para atender aos objetivos do e-commerce e aumentar a qualidade da loja virtual, é necessário tomar as decisões certas desde o início. E uma das primeiras decisões que toma é quanto à criação do site.

A Construsite Brasil é referência na criação de lojas virtuais, tendo anos de experiência nesse tipo de desenvolvimento. Após todo esse tempo, entendemos quais recursos conseguem aprimorar a qualidade de um ambiente digital.

Nós garantimos todas as características de um e-commerce profissional e muitas outras além dessas. Preencha o formulário abaixo para que os nossos especialistas possam apresentar nossos planos de forma mais completa!

Receba o contato de um especialista

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: