Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Google & SEO Devo unir busca paga e orgânica na minha estratégia de comunicação?

Devo unir busca paga e orgânica na minha estratégia de comunicação?

Quais são as diferenças nos resultados trazidos por estas buscas e qual devo aderir em meu negócio? Descubra aqui!

por Lays Xavier

A melhor estratégia de comunicação surgirá do entendimento do seu negócio. A junção de busca paga e orgânica trará para o seu negócio mais visibilidade e reconhecimento.

Estratégias são fundamentais para todas as empresas, independente do segmento. Quando se trata da comunicação, é ainda mais imprescindível.

A estratégia de comunicação de sua empresa irá definir a forma que o seu negócio será visto pelo consumidor. Pode-se observar então, como é importante ter foco e seguir o estabelecido, para alcançar o sucesso empresarial.

Para não errar em sua comunicação, é preciso antes de qualquer ação entender para quem você fala, como você está passando a mensagem e onde esse público está.

Errar em um destes pontos poderá prejudicar bastante a comunicação que você deseja passar, prejudicando a sua empresa.

Devo%20unir%20busca%20paga%20e%20orgnica

Entenda a seguir como identificar a estratégia de comunicação ideal para o seu negócio.

Para quem sua empresa fala?

A quem a sua solução se destina? A fala, a escrita e os elementos que compõem a comunicação são diferentes a depender de seu direcionamento.

O relacionamento com uma pessoa de 15 anos é diferente do voltado à alguém de 40, por exemplo. A linguagem, os termos e referências utilizadas são distintos para que elas entendam.

A comunicação para os jovens, utilizam recursos que eles gostam no momento, a linguagem utilizada é a típica da internet, com referências ao que acontece nas redes sociais e termos que não existem na linguagem formal, mas que vão atrair a sua atenção.

Quando a comunicação é voltada para adultos, as referências passam a ser elementos que ele compreende, que traz memórias de sua juventude como os termos ou situações do seu cotidiano, que adultos de modo geral compartilham.

operadora%20vs%20gateway%20de%20pagament

Uma dica quando você deseja atingir a todos é uma escrita mais neutra, com termos e elementos mais genéricos. No entanto, você não terá proximidade com este consumidor e atrairá pouco de sua atenção.

Saiba para quem você fala desde o início para ter uma estratégia mais eficiente.

É importante saber que quanto mais direcionado a fala ao seu consumidor ideal, maior serão as chances de atraí-lo. Quem deseja falar com todo mundo, acaba não falando para ninguém!

O que a sua empresa fala?

Como já vimos e sabemos para quem a sua empresa está falando, é o momento de olhar o que ela está falando.

Devo%20unir%20busca%20paga%20e%20orgnica

A empresa que deseja alcançar um público mais jovem, por exemplo, deve saber sobre o que os jovens estão falando para se aproximar deles.

Vale ressaltar que o mercado está em constante movimento e o assunto para os jovens também está. Não adianta focar em um momento, utilizando uma figura da internet que fez sucesso e não se atualizar.

Focar toda a sua mensagem em um momento pode ser um erro perigoso. A atenção do seu público com pouco tempo se dissipará e se toda a sua mensagem for sobre isso, ela ficará perdida e sem atrativos para ele.

Essas mensagens pontuais são úteis, mas a sua comunicação não deverá ser toda baseada nela.

Em qual cana sua empresa fala?

Onde a sua empresa está? Neste momento, o público já está definido e a mensagem também. Em quais canais sua comunicação será veiculada e de qual forma?

Este é o momento em que surgem as dúvidas sobre as buscas pagas e as orgânicas. Até aonde a sua empresa deve investir e a partir de quando a exibição na busca passa a ser algo natural?

Converta%20mais%20pessoas%20no%20seu%20s

Quando falamos das buscas, nos referimos ao aparecimento nos buscadores da internet, como Google, Bing e Yahoo.

Aqui daremos foco no Google, já que ele é o maior buscador do mundo e é mais comumente usado pelos usuários.

Imagina-se que a sua empresa já esteja presente no ambiente virtual, seja através de um site ou uma loja. No entanto, é comum que no início da vida online da sua empresa, ela não apareça nas primeiras páginas do Google.

Para que isto ocorra, será necessário um investimento em busca paga, também conhecida como campanha de Google Ads, em que são criados anúncios para exibir a sua empresa.

Assim, você poderá montar um anúncio destinado ao seu público, com a linguagem que ele se identifica e que apareça no momento certo.

Devo%20unir%20busca%20paga%20e%20orgnica

Os anúncios necessitam de um investimento para que apareçam nos mecanismos de busca.

É indicado que a empresa crie anúncios neste primeiro momento para ser vista quando o usuário buscar pelas soluções que ela oferece.

Você pode estar se questionando o motivo de não aparecer gratuitamente, certo?

A realidade é que antes de tudo, o Google se preocupa com a experiência do usuário e precisa de um tempo para verificar se o que seu site oferece é realmente relevante.

Com o passar do tempo, quando você vai afirmando que o seu site cumpre o que promete, o seu status no buscador se altera, como veremos mais à frente.

Para que você não fique invisível e mostre relevância para o Google, as buscas pagas, são indicadas. O usuário verá as suas soluções sempre que estiver procurando por elas.

Existem empresas, como a Construsite Brasil que fazem a gestão deste investimento em busca paga, para otimizar os anúncios. Desta forma o investimento é mais assertivo e os resultados mais precisos.

Devo%20unir%20busca%20paga%20e%20orgnica

A exibição nos buscadores de forma orgânica, ou seja, gratuita, ocorre de forma mais gradual e requer um tempo.

Ao contrário dos anúncios, em que a sua solução passa a aparecer instantaneamente e traz resultados imediatos, a busca orgânica trará resultados a médio e longo prazo.

Para que isso aconteça, será necessário realizar uma série de otimizações em seu site, com objetivo de fazer o buscador entender a sua relevância para o usuário.

Estas melhorias envolvem muitos passos, como você poderá ver no post: SEO: 7 fatores de rankeamento fundamentais para o seu site.

De forma resumida, entre as otimizações estão: produção de conteúdo relevante, termos de busca, também conhecidos como palavras-chave, arquitetura da informação e muitos outros critérios valorizados pelo buscador.

Unir busca paga e orgânica é uma forma de trazer mais pessoas para o seu site, demonstrando para o Google que ele apresenta sim relevância para o usuário.

O buscador entende que quanto mais pessoas acessam o seu site, mais as informações deles são confiáveis. A busca paga traz estas pessoas ao seu negócio.

Unindo busca paga e orgânica, você consegue uma estratégia mais eficiente e que trará melhores resultados em um menor tempo.

A Construsite Brasil oferece todos os seus sites de forma já otimizada para SEO, auxiliando no posicionamento das empresas diante dos buscadores. O time de sucesso do cliente também está sempre de olho para sugerir melhorias relevantes para os sites.

Comece já a sua estratégia para se posicionar da melhor forma nos buscadores. Converse com a gente e saiba mais!

Receba o contato de um especialista

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários:

Orçamento por WhatsApp