Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Google & SEO Automações para otimizar o tráfego pago

Automações para otimizar o tráfego pago

Conheça as plataformas de tráfego pago e o que as ferramentas de automação podem fazer para ajudar seu site a sobressair nas pesquisas dos principais buscadores

| Atualizado em
por Time Construsite

Automações para otimizar o tráfego pago

O tráfego pago, como o próprio nome esclarece, é realizado através de anúncios que chamam a atenção das pessoas e impactam para que acessem a página durante uma pesquisa.

Os anúncios do tráfego pago são feitos em plataformas como Google, Facebook, Instagram, etc. Ou seja, o tráfego pago precisa de investimento e uma boa estratégia de campanha para que você não invista seu dinheiro sem obter retorno.

Uma das plataformas de anúncios mais utilizadas é o Google Ads, pois sem precisar investir seu tempo na criação de conteúdo e técnicas de SEO, pesquisando palavras chave, você pode comprá-las no leilão de palavras e cada vez que a pesquisa for realizada, sua página aparece entre os primeiros cinco resultados como anúncio.

Porém, sua página só aparecerá lá enquanto você estiver investindo no tráfego pago, mas essa estratégia pode aumentar significativamente as visitas em seu site, sem ter que esperar as outras estratégias funcionarem de médio a longo prazo.

E ainda para facilitar a criação de campanhas você pode otimizar sua estratégia de tráfego pago usando ferramentas de automação.

O tráfego pago e como funciona

Para trabalhar com tráfego pago, o importante é conhecer o funcionamento das plataformas de anúncios, para você poder ter resultados rápidos sem muito conhecimento técnico.

Investir em tráfego pago é vantajoso, principalmente se:

  • Você ainda está começando a gerar marketing de conteúdo, ou não tem tempo para estudar SEO e gerar seu conteúdo rico;
  • Está começando agora, ou por qualquer outro motivo não consegue gerar tráfego para seu site e precisa se consolidar;
  • Tem que aumentar o tráfego do site para melhorar sua taxa de conversão e sua reputação e autoridade online.

No tráfego pago você pode optar por investir em CPC (Custo Por Clique) que você paga cada vez que alguém clicar no seu anúncio, ou CPM (Custo Por Mil Impressões) onde você paga para aparecer mil vezes no resultado de buscas.

Dependendo do seu lance na plataforma serão seus resultados na posição de seu anúncio, e defina qual o método mais indicado para sua estratégia:

CPC no tráfego pago é o que mais leva pessoas para sua página, pois você só vai pagar se a pessoa clicar no seu anúncio. Se seu objetivo é gerar tráfego e você sabe o quanto investir, essa é uma boa estratégia de tráfego pago para você.

Já o CPM é mais indicado para quem precisa gerar visibilidade e posicionar seu nome ou sua marca, pois a estratégia aqui é fazer com que seu anúncio apareça o máximo possível.

Use a melhor estratégia de tráfego pago para sua empresa visando o que você quer alcançar.

Tráfego pago na sua estratégia - Plataformas

Você pode montar sua estratégia de tráfego pago por meio de várias plataformas, como Facebook, Instagram, Youtube, Google, etc.

Tudo vai depender do público que você deseja atingir.

Facebook Ads

É uma das redes sociais mais acessadas, e nele você pode fazer anúncios segmentados.

Como os usuários dessa plataforma costumam colocar suas informações de perfil, pode ser feita uma análise bem detalhada e segmentar bem seu público para que grupos bem específicos recebam seus anúncios de tráfego pago.

E como é uma rede social com grande número de usuários ativos com uma boa estratégia de tráfego pago você pode fazer anúncios com chances de aparecer para o público que realmente vai querer engajar com sua marca.

Instagram Ads

Apesar do Instagram Ads ser semelhante ao Facebook, por ser uma rede social que visa muito a imagem, você tem que se dedicar muito ao visual.

Tem como grande vantagem um público fiel e seu algoritmo que pode ser usado para segmentar bem seu público e criar anúncios altamente personalizados gerando um tráfego pago para o público que tem mais possibilidade de engajar com sua marca.

Aqui seus anúncios podem ser em vídeos, fotos, carrossel, e podem aparecer tanto no feed quanto nos stories.

Youtube Ads

O Youtube é uma das redes de pesquisa mais utilizadas. Muitas pessoas preferem assistir a vídeos do que ler artigos sobre a solução que estão procurando.

Os formatos dos anúncios de tráfego pago são variados, podendo gerar diferentes resultados em suas campanhas.

Seus anúncios podem aparecer em banners, recomendações no feed dos usuários e os que interrompem o que a pessoa está assistindo. Por isso nesta rede é importante ser criativo e ter chamadas altamente persuasivas.

Linkedin Ads

O Linkedin é uma rede social para profissionais, quem faz parte dela é um público que visa negócios, oportunidades e aprendizado.

No Linkedin seu tráfego pago irá aparecer para um perfil mais profissional e que valoriza mais produtos significativos, por isso o tráfego pago costuma ser um pouco mais caro, mas se você trabalha com negócios B2B, pode ser um bom investimento.

Native Ads

É um anúncio que vem sendo usado no tráfego pago considerado um dos menos invasivos, pois aparece como se fosse um conteúdo relevante e instrutivo, o que acaba por atrair o usuário, pois na apresentação da informação é apresentado a ele o produto.

Ao aparecer como um conteúdo que supre a necessidade de informação, as pessoas tendem a prestar mais atenção neles, sem contar que não prejudicam a experiência do usuário dentro das páginas.

Google Ads

O tráfego pago no Google Ads é um dos mais feitos devido a ser o buscador que é geralmente mais usado pelos usuários.

Pelo Google Ads você pode criar campanhas para aparecer como anúncios de pesquisa, display, Gmail, Play Store e até no Youtube. Dessa forma você pode ter anúncios de tráfego pago no buscador, em pesquisas como também em sites parceiros.

Dependendo da palavra-chave, no buscador o anúncio aparece logo no início da página de resultados. No Gmail, seu anúncio aparece antes dos e-mails principais e na Play Store, o app de sua empresa aparece nos principais resultados.

Como otimizar o tráfego pago com uso de automações?

Para gerar seu tráfego pago de forma vantajosa e bem aproveitável, você pode fazer uso de ferramentas de automação, otimizando suas tarefas, aprimorando sua gestão de tempo ampliando a perspectiva de gerar mais leads e conversões.

Algumas ferramentas que podem te ajudar:

RD Station

O RD Station é também uma ferramenta de automação de tráfego pago para que você possa otimizar suas tarefas e guiar seus potenciais clientes através de uma jornada de compra que vai desde:

  • Promoção de páginas de captura criadas através de anúncios;
  • Assegurar leads qualificados com redução de custos de anúncios;
  • Criação de anúncios facilitada para que seu tráfego pago atraia o público correto;
  • Gerir sua base de contatos para maior engajamento;
  • Segmentação de leads garantindo a comunicação correta;
  • Acompanhar as taxas de envio e cliques em e-mails.

E você ainda pode ter praticidade para organizar seus leads, priorizando os realmente interessados em seus produtos ou serviços.

Sitechecker

Possui ferramentas pagas e gratuitas para você escolher.

Essa ferramenta faz uma auditoria e monitoramento constante do SEO. Verifica erros, examina o tráfego pago, velocidade e segurança. E caso haja qualquer alteração em seu website, esta ferramenta também vai apontar.

Além de analisar seus backlinks e receber notificações instantâneas caso haja algo errado com eles, e também se houver algo errado com o carregamento de suas páginas.

E pode acompanhar a posição do seu site por palavras chave nos buscadores sabendo em que posição seu conteúdo se encontra.

Os recursos dessa ferramenta ajudam a monitorar o desempenho do seu site de forma constante, otimizando páginas e posts para os mecanismos de busca.

HubSpot

É uma ferramenta para Inbound Marketing, ideal para marketing digital de conteúdo e tem como meta ativar os leads inativos.

Ele tem:

  • Ferramentas para criação de conteúdo;
  • Desenvolvimento de conteúdo
  • Painel para análise do seu tráfego pago;
  • E-mail marketing e recursos de mídias sociais;
  • Criação de objetivos e fluxos de trabalho personalizados.

Fora isso, o Hubspot também emite relatório de receita, relatório de eventos personalizados e os gatilhos de automação dos eventos, a previsão de pontuação de liderança, contatos e relatórios de empresas e de segmentação baseados em eventos também estão inclusos.

Semrush

É uma ferramenta de automação de tráfego pago com foco principal em técnicas de SEO para você trabalhar seu conteúdo e deixar suas páginas mais atrativas para os buscadores.

Com esta ferramenta é fácil avaliar e monitorar todas as páginas do seu site, descobrindo o que precisa melhorar para alcançar o rankeamento na primeira página de resultados.

Entre os outros recursos dela estão:

  • Ajuda a criar campanhas de tráfego pago;
  • Monitoramento do crescimento do seu tráfego pago de forma rápida;
  • Pesquisa das melhores palavras chaves;
  • Gerenciamento de mídias sociais;
  • E o acompanhamento do desempenho de seus concorrentes.

Salesfusion

É uma ferramenta que ajuda empresas B2B no tráfego pago.

Ajuda no tráfego pago criando funis de receita gerando conversas digitais personalizadas para a conversão de clientes.

É um software de automação que capacita comerciantes a nutrir leads e gerar receita.

BuzzPortal

Essa ferramenta trabalha com e-mail, voz, fax e mais, indo muito além do digital. É uma união de mais de 15 ferramentas diferentes que vão auxiliar com seu tráfego pago e encorajar seu lead na jornada de compra.

Entre seus recursos você encontra:

  • Gerenciamento de listas e eventos;
  • Pesquisas online;
  • Respostas automáticas;
  • Ferramenta para rastrear links;
  • Formulação de landing pages.

GreenRope

O GreenRope funciona como um painel de controle primário para seu negócio. Ela junta a automação do marketing do tráfego pago e o CRM (Customer Relationship Management) que concerne ao conjunto de técnicas, estratégias de negócio e tecnologias voltadas ao relacionamento com o seu cliente.

Entre seus recursos estão:

  • Rastreamento de interatividades;
  • Gerenciamento de projetos e eventos;
  • Cronogramas e pesquisas;
  • Rastreamento de vídeos;
  • Marketing através de SMS;
  • Predição de análises

Por meio do seu painel você consegue visualizar seu desempenho e tomar decisões em sua campanha de tráfego pago.

Oracle Eloqua

Fundada em 1999 com a finalidade de impulsionar a geração de leads. Permite planejar campanhas de tráfego pago automatizadas e personalizadas.

Pode ser usada em vários canais como e-mails, vídeos e celular. Com o Oracle Eloqua você tem todas as ferramentas necessárias de gerenciamento de leads, segmentando o público de forma bem específica para estimular a venda.

Além de que com poucos cliques você pode buscar relatórios de pesquisas de um cliente.

Keap

É uma ferramenta para organizar seu tempo, estruturar seu tráfego pago e aumentar suas vendas.

É uma boa ferramenta para quem tem pequenas empresas e blogs. Ela economiza seu tempo com as tarefas repetitivas de cobrança, pagamento, acompanhamento e administração de contatos fazendo a automatização dessas tarefas.

Com esta ferramenta é simples criar estratégias de tráfego pago e vendas com funções para capturar e fechar mais negócios com agilidade.

Empregando automações para geração de tráfego pago

Automações para otimizar o tráfego pago

Essas ferramentas de automação além de ajudarem a fazer uma melhor distribuição do seu orçamento no tráfego pago para os passos mais importantes da campanha podem criar anúncios otimizados e palavras-chave para seu público qualificado.

A finalidade dessas ferramentas de automação é tornar tudo mais prático e você ter mais controle do seu tráfego pago.

Entretanto antes de optar por uma dessas ferramentas você tem que estar ciente de quais são as necessidades de sua empresa, fazer um bom planejamento para assim escolher a ferramenta com melhor custo-benefício e a plataforma que mais vai te ajudar a alavancar seu negócio.

Assim, se você quer seu site impulsionado com o tráfego pago na primeira página de anúncios do Google não perca a oportunidade de alcançar esse objetivo com a Construsite Brasil investindo no Google Ads.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: