O melhor blog sobre sites e lojas virtuais
Aumente as vendas da sua loja virtual melhorando o cadastro de produtos
O cadastro incompleto de produtos pode fazer o usuário abandonar a sua loja. Veja como resolver esse problema e aumentar as vendas com um cadastro bem feito.
A busca constante pelo aumentos das vendas de produtos e serviços é comum a todos os empreendedores.
A criação de estratégias, o investimento em pessoas qualificadas e treinamentos, entre muitas outras ações são realizadas para gerar resultados que tem como objetivo avaliar a viabilidade e se o retorno buscado está sendo alcançado.
O que passa despercebido algumas vezes, é que ações básicas, realizadas na própria página online da empresa podem trazer resultados muito positivos.
No caso das lojas virtuais, o cadastro dos produtos feito de forma completa já é uma forma de aumentar as vendas.
Uma atualizada no cadastro pode trazer mais resultados que a contratação de colaboradores ou a aplicação de estratégias complexas.
Consegue imaginar o por quê isso ocorre?
É interessante sempre pensar na sua postura como consumidor. O que você espera como consumidor, o que te atrai e agrada, como você fica mais à vontade ou o que te faz confiar em uma loja virtual?
Sempre que pensar dessa forma, pelo menos metade dos seus questionamentos sobre que
ações aderir em seu negócio serão respondidos.
O cadastro de produtos é uma forma de conquistar a confiança do usuário e tornar a sua loja mais interessante para ele. Essa etapa é definidora para que ele escolha a sua loja.
Continue a leitura para entender melhor a importância do cadastro e como realizá-lo de formas mais atrativa!
Por que melhorar o cadastro do produto?
Vamos colocar em prática o exercício de se colocar no lugar do consumidor?
Imagine que você entrou em uma loja virtual, pois está interessado em comprar uma cafeteira.
Quando você clica no link, é direcionado para uma página praticamente vazia, apenas com a descrição "Cafeteira - WD125D7", uma foto cadastrada bem genérica, a opção de cor e o preço.
Você se sentirá confiante em fazer a aquisição do produto nessa loja, sem saber as demais características do produto?
Com o seu consumidor funciona da mesma maneira.
Caso ele entre em sua loja virtual e não encontre informações completas ou fotos para ter referências, ele pode se sentir inseguro em continuar a aquisição do produto ali.
O que colocar no cadastro dos produtos?
Agora que está mais clara a necessidade de um cadastro detalhado, veja a seguir quais são as informações mais interessantes para estarem no cadastro.
Nome dos produtos
Tudo bem você ter um código de cadastro do produto, mas o usuário não precisa ver isso. Nomeie todos os produtos de forma que facilite a busca por eles.
Produtos nomeados facilitam tanto para o usuário, quanto para o Google encontrá-los.
Caso o usuário queira um copo térmico de friends, por exemplo, ele irá fazer a busca com estas exatas palavras.
Ao nomear o produto como "copo térmico friends", ficará muito mais simples para os buscadores identificarem o seu produto e exibi-lo.
Exemplo de produtos nomeados segundo suas características principais.
Descrição dos produtos
Quanto mais informações, melhor. Descreva o seu produto de uma forma que o consumidor consiga imaginá-lo fisicamente.
Faça uma descrição atrativa e pessoal para despertar a atenção do usuário sobre o produto e coloque logo em seguida as especificações técnicas.
Dê informações sobre:
- Material;
- Medida;
- Peso;
- Preço;
- Tamanho com tabela de medidas;
- Descrição breve sobre o produto (comercial) e o que mais for possível para que a idealização do produto seja facilitada.
Fonte: Nerdstore.com.br
Fotos de qualidade
As fotos são um ponto muito sensível no cadastro dos produtos. Isso ocorre porque o cérebro faz de forma inconsciente a associação entre o nome do produto oferecido e o que ele vê na foto.
Logo as fotos de má qualidade, fazem com que os produtos da sua loja sejam associados a objetos ruins.
Sim, você pode perder várias negociações devido à má qualidade das fotos. Quando fizer o cadastro dos seus produtos, coloque boas fotos.
A maior parte dos usuários nem consideram os produtos que não possuem fotos. O que fará com que muitas vendas sejam perdidas.
Os produtos que estão em lojas virtuais precisam ser vistos para que os usuários o idealizem.
Ter referencias colocando-os perto de objetos de fácil identificação ou sendo usados, também facilita essa idealização e deixa os produtos mais interessantes.
Exemplo de imagem que facilita a idealização do consumidor.
Estas informações devem estar sempre presentes em todas as descrições de produtos da sua loja.
Para arrasar no momento de realizar este cadastro, leia o post: Saiba como tirar boas fotos dos produtos para sua loja e tenha ótimas fotos com técnicas básicas.
Dicas extras
Para finalizar, esteja atento as dicas extras em relação à estrutura dos textos.
As descrições do produto devem ser feitas em texto corrido, de forma pessoal e preferencialmente entre duas e três linhas, para que o usuário se sinta atraído, mas não se canse.
As especificações técnicas ficam melhores quando listadas em tópicos, já que as informações ficam mais claras e organizadas.
Sempre volte e revise o que foi escrito e linkado, para que não hajam erros de português ou links feitos para o local errado.
Realizando estas alterações, você vai começar a sentir a diferença no volume de vendas.
Um cadastro bem feito é a porta de entrada para o interesse, (ou desinteresse) do usuário.
Gostou das dicas? Fala para a gente nos comentários.
Você cliente Construsite Brasil, ainda está com dificuldade de realizar melhorias em seu cadastro? Entre em contato com o nosso time de Sucesso do cliente que ele irá te ajudar.
Ainda não é cliente? Não perca mais tempo e desenvolva a sua loja virtual junto a uma empresa que oferece total suporte para o seu negócio, não apenas técnico como consultorias particulares.
Autor:
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.