Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Empreendedorismo / Loja Virtual / Marketing As melhores maneiras de vender online

As melhores maneiras de vender online

O mercado digital cresce cada vez mais e engatar nele é o impulsionamento ideal para crescimento de seu negócio. Aprenda as melhores formas de vender online.

| Atualizado em
por Time Construsite

Se há uma coisa que os empreendedores atuais vêm entendendo a cada dia mais é a necessidade de mudança, engatar em novas possibilidades e investimentos necessários para acompanhar as evoluções do mercado.

Como parte dessas transições, o comércio online é sem dúvidas o maior ramo do mercado atual, sendo uma necessidade constante das empresas estudar como ficar presentes digitalmente e de que forma fazer isso.

Muitos canais fazem ser possível essa realidade e levar o seu negócio direto para a esfera virtual, em que podemos citar as redes sociais, sites e claro, a loja online.

Esse gatilho despertado para um novo lar de atuação e novas formas de impulsionar o negócio é pelo aumento das necessidades do consumidor, que com a evolução constante da tecnologia, optam por mais comodidade e praticidade na realização de compras.

Principalmente após a pandemia, em que o número de consumidores digitais aumenta consideravelmente, mostrando a tendência de crescer cada vez mais, os empreendedores buscam estar situados onde se encontram o público de seus produtos e serviços.

Por isso, aprender a vender online se tornou essencial para a sobrevivência e desenvolvimento das empresas e lojas, resultando em um relacionamento longo e contínuo com seus clientes, além de melhores experiências na ampliação do comércio.

O que preciso para começar a vender online?

Para começar a vender online, é importante ter planejamento e entender que os retornos serão com o tempo, sendo necessário investir e estudar constantemente o mercado.

Devido às diferenças de atuação no cenário digital, muitos empreendedores se sentem perdidos em como dar o impulsionamento ideal, tirar seus planos do papel e começar a investir e buscar sucesso no comércio online.

Todo esse processo gera a necessidade de recursos e estratégias que visam não só o início como a continuidade do seu negócio. Afinal, ainda que promissor, o mercado virtual é um centro de competitividade, e a sua preparação é o que define seu destaque e solidez nele.

No intuito de te mostrar que isso é possível de ser conquistado, segue algumas dicas cruciais para vender online:

Estabeleça seu nicho de atuação

Antes de entrar de vez no mercado digital, é preciso definir em qual nicho sua empresa irá operar. Como uma grande pizza, o mercado é dividido em fatias e cada segmento tem as suas especificidades, nas quais chamamos de nicho de atuação.

Como são pedaços menores dentro dos segmentos, os nichos são o caminho ideal para vender online. Identificando os produtos e serviços comercializados por um determinado ramo e o que você pretende oferecer nele, é o passo inicial para começar a vender online.

Podemos citar como exemplo o mercado de eletrônicos e equipamentos tecnológicos. Ainda que a área de TI seja extensa, você pode optar por comercializar apenas alguns produtos, como celulares, notebooks e entre outros similares.

Saiba as tendências atuais

Mesmo após definir o nicho, é importante pesquisas constantes de quais as melhores e maiores tendências ali inseridas para definir o que vender online.

Estude a concorrência presente naquele setor, quais são os produtos e serviços inovadores a serem ofertados, se é um ramo que te permite crescer e expandir seu negócio ao vender online.

Nesse momento uma dica importante é utilizar ferramentas como Google Trends, SemRush e outras que podem ajudar a mensurar essas questões.

Determine seu público alvo

Sabendo qual produto irá comercializar, é fundamental saber para quem irá vender online. Definir o público alvo faz você entender melhor as necessidades, desejos e as dores passadas por aquele nicho de consumidores e conseguir ser a solução de tudo isso.

Como você pode usar seu produto para ser algo que agregue, que transforme a vida de quem busca? Como pode proporcionar uma excelente experiência aos seus clientes? Essas perguntas são o pontapé inicial para estabelecer comunicação e um público mais assertivo.

Saiba quem são seus concorrentes

Definido o produto e o público, o próximo passo para vender online é conhecer melhor seus concorrentes. O que difere seu serviço do deles é a qualidade e o oferecimento daquilo que eles pecam em ofertar.

Por isso, para entender questões que interferem no seu processo de vender online, saber quem são seus concorrentes, como atuam, o que ofertam, o que não ofertam e como funciona seu atendimento ao cliente é essencial para definir as estratégias do seu negócio.

Defina os preços dos seus produtos ou serviços

Para vender online o mais importante, que é o ponto principal de atração de clientes são os preços. Por isso, estar alinhado com a tabela de preços do seu nicho de mercado é ideal para não ficar para trás e ver a concorrência captar seus clientes.

Assim, esteja na mesma linha de precificação dos produtos que seus concorrentes, além de calcular o lucro gerado e custos com investimento e outras questões.

Como você já terá em mãos seu plano de negócio, escolher as ferramentas que irão ajudar a ter uma pesquisa mais aprofundada e certeira é fundamental no aprimoramento, otimização e até para automatizar os processos.

Use e invista em Marketing Digital

Por fim, estabeleça um planejamento de marketing e comece a divulgar seus produtos para vender online.

Não basta criar o site, a loja virtual e pronto. É indispensável que haja engajamento e promoção dos seus produtos e serviços. Integre sua loja com redes sociais, faça parcerias, feche publis, faça lives de interação entre outros para uma divulgação externa.

Invista também em anúncios pagos, páginas de vendas, conteúdos de blogs e outras ferramentas que movimentem de vez seu negócio e permitam mais alcance no momento de vender online.

Ferramentas essenciais para vender online e se dar bem no mercado

Além da criação de lojas virtuais e o aprimoramento de sites, há outras fontes essenciais para alavancar de vez o seu processo para vender online.

Buscar qualidades, melhorias e ainda se concentrar onde se localizam os clientes é uma forma prática e simples para captar e atrair mais deles. Seja nas próprias vendas, ou em questões internas como logística e divulgação, é fundamental aderir a outras ferramentas.

Mas quais são essas ferramentas que capacitam mais ainda os caminhos e atuam como táticas para vender online?

  • Redes sociais: com mais de 150 milhões de usuários no Brasil, sem dúvidas divulgar e captar clientes por essa ferramenta é um passo certeiro para obter sucesso ao vender online;
  • E-mail Marketing: Solicite seus clientes que cadastre o e-mail em sua plataforma para que a interação seja mantida e você possibilite disseminar cada vez mais informações e trazer para perto o público procurado;
  • CRM: Buscando automatização, utilizar uma ferramenta que integre todos os pontos de relacionamento e faça a união e conexão com os consumidores;
  • ERP: Visando uma organização interna, otimizar e automatizar os processos, melhorar a logística através de ferramentas próprias é ideal para o progresso;
  • Plataforma própria: Ouse ao vender online e busque a sua própria base para criar, instaurar, divulgar e ampliar sua trajetória digital e vender online.

Dicas para ter sucesso ao vender online

Muito se engana se pensa que só as ferramentas ajudam no impulsionamento para vender online e crescer no mercado digital. Muitas outras estratégias e ações fazem com que todo esse processo seja melhorado e a obtenção de conquistas seja uma realidade próxima.

Por isso, segue 11 dicas de sucesso para vender online e alcançar cada vez mais destaque e credibilidade nos seus serviços.

  1. Elabore um excelente plano de negócios;
  2. Estude o mercado digital;
  3. Busque a plataforma ideal para vender online de acordo com as possibilidades de seu negócio;
  4. Promova estratégias de marketing digital;
  5. Desenvolva um bom design e layout para atrair esteticamente seus clientes;
  6. Agregue valor ao seu produto;
  7. Firme contato com seus clientes;
  8. Tenha equipe qualificada e empenhada para exercer as funções;
  9. Invista em segurança do seu site;
  10. Invista em anúncios patrocinados;
  11. Organize sistemas de atendimento ao cliente que promovam a solução de problemas.

Organizando essas dicas e colocando em prática os seus conteúdos, alcançar sucesso será apenas uma consequência na sua trajetória em vender online.

Afinal, como engatar de vez nas vendas online?

O que impede muitos empreendedores de dar o passo inicial e engatar de vez em vender online é a falta de conhecimento e experiência no mercado. Contudo, já mostramos que basta apenas dedicação para mudar esse cenário.

Para qualquer projeto, planejamento e estruturação são necessários para que haja desenvolvimento e equilíbrio entre a teoria e a prática. Para isso, entenda de vez maneiras de como começar a vender online e crescer no comércio digital.

Em primeiro momento, conforme já explicado é primordial decidir o que vai vender, qual seu público alvo, quais seus concorrentes e qual o preço para iniciar essa jornada. Posteriormente, investir na gestão tecnológica é ideal para que haja o engajamento.

Estabeleça o domínio e a hospedagem do site, que dê um perfil único e com qualidade, além de segurança na transmissão e uso de dados e estabilidade de acesso faz toda a diferença.

Paralelo a isso, invista na parte estética e visual, buscando entender que mais que palavras, as imagens falam por si e podem ser a chave de virada para conquistar seu cliente. Criar seu próprio design permite uma chamada atrativa e dá uma nova cara para o seu negócio.

Além disso, otimizar e buscar a automatização permite maior produtividade ao vender online. Por isso, estudar técnicas de SEO e agregados podem te ajudar a sair de vez da zona de conforto e proporcionar uma nova experiência ao vender online.

Por fim, coloque mais opções de pagamento para seus clientes. Integre as possibilidades em sua plataforma para que o cliente já visualize as opções que possui e possa já fechar negócio.

Donos de lojas físicas: estão esperando o que para começarem a vender online?

Comerciantes que já possuem tempo de mercado, estão locados no mesmo ambiente há bastante tempo, tem uma cartela fixa de clientes e um conforto em realizar suas vendas, pensam que abandonar tudo isso para vender online é perder tempo e dinheiro.

Mas quem disse que para vender online é preciso abandonar as lojas físicas? Uma não substitui a outra, e sim atua como uma extensão que permite ampliar seu habitat de comercialização.

Então, aprenda como fazer a integração entre a loja física e a loja virtual e aderir ao mercado digital também.

Busque domínio e hospedagem para seu site

Já comentamos a importância de ter um site bem estruturado para vender online e receber sua loja virtual sem ter problemas com acesso e estruturação. Logo, busque domínios confiáveis, que garantam a veracidade de sua loja virtual.

Também busque plataformas que disponibilize armazenamento avançado e seja um meio para resguardar as informações e arquivos de seu comércio.

Faça a regularização em conjunto

Questões tributárias e demais regularizações não mudam pela criação da loja virtual, já que o meio de venda foi apenas expandido. Logo, pesquise como realizar esse procedimento em conjunto e mantenha ajustes já firmados na loja física.

Crie a loja virtual em parceria com especialistas

Finalmente, para que não seja criada uma loja virtual desconectada da loja física e o processo de vender online se torne um desenvolvimento à parte, invista em plataformas que gerenciam e garantem que seu negócio irá crescer em conjunto.

Mudanças da pandemia: como vender online se tornou essencial para salvar o mercado?

A pandemia foi sem dúvidas um divisor de águas para todos. No comércio, a necessidade de fechar as portas para controlar os casos de infecção não apresentava alternativa, muito menos visão de retorno.

Foi nesse contexto que o e-commerce foi ganhando cada vez mais espaço e mostrando ser a solução que o mercado buscava. Vender online deixou de ser uma opção e passou a ser o caminho básico para se dar bem no mercado.

Antes de 2020 as vendas digitais já vinham aumentando, já que o consumidor começou a priorizar a comodidade em comprar online e esperar a entrega direto em sua casa. Quando isso se tornou a única opção, tudo ficou muito mais intenso.

Com a diminuição de vendas físicas e o mercado digital se mostrando cada vez mais seguro e adepto a receber as empresas, os empreendedores começaram a entender a importância de vender online e trazer soluções.

Só na pandemia, mais de 60 bilhões de reais foram faturados pelo e-commerce e quase 150 milhões de pedidos foram realizados. Somente esse número é suficiente para mostrar que a inserção e busca por esse meio não foi pouca.

Assim, embarcar de vez no mercado digital promissor é a ação vital para que sua empresa saia das mesmas ideias e pare de ver seu faturamento despencar.

A mudança parte de você. Não vire as costas para a realidade proporcionada quando se decide vender online e dar um novo rumo para sua atuação.

Extra: Aprimore seu site para vender cursos online

Se tem algo que agrada todo aquele que busca conhecimento é fazer cursos. Rápidos, práticos e principalmente onlines, os cursos atuais despertam interesse nos consumidores pela comodidade, segurança e possibilidade de profissionalização.

Muitos são os segmentos que podem ser escolhidos para vender online. Contudo, todos podem usar seus sites para promover a venda de cursos, gerando até mesmo certificados e novas oportunidades para os clientes.

Para começar, é ideal traçar quais cursos serão ofertados e qual público busca atingir. Será o mesmo ramo de atuação ou proporcionará novos caminhos? Planejamentos assim devem ser primeiro fundamentados.

Após isso é importante partir para a etapa de criar o site e vender online. Nesse momento é muito importante implantar ferramentas que permitam a interação com os alunos, controle de acesso, definir planos de aula, entre outros.

Depois, adote uma postura transparente, com plataformas dinâmicas, investimento em design e layout, elementos que buscam ser chamativos para os alunos.

Aqui entra novamente a questão da ampliação do site, com investimento que gerem um acesso tranquilo e seguro para os estudantes, sem causar problemas com o uso da plataforma.

Por fim, podemos citar novamente o investimento em pagamentos. Dando mais opções e automatizando esse processo, pode esperar fechar muitos contratos e promover um segmento tão importante para a educação brasileira.

A moda não fica de fora dessa!

Para fechar com chave de ouro, como a dica final de nicho a ser seguido ao vender online, a beleza e moda seguem como setores disparados em faturamento e vendas.

Sempre preocupados com uma boa aparência e montar o look perfeito, os consumidores nunca deixam de dar aquela olhadinha em roupas que fazem parte do seu estilo e despertam interesse de usar.

Com o funcionamento de 24 horas por dia além de um alcance absurdo de clientes, não perca tempo em investir em um segmento que chama bastante atenção e permite várias maneiras de divulgação e parcerias.

Roupas são portas de entrada para fechar diversas publis, fazer sorteios, promoções e destacar em vários anúncios, como vimos diariamente na internet.

Além disso, as lojas físicas já mostraram o peso que possuem na comercialização de roupas e acessórios. Lojas sempre lotadas, buscas frequentes.

No mercado virtual não seria diferente. Com todos os investimentos tecnológicos, será possível fornecer uma melhor experiência ao seu cliente ao vender online, para que ele sinta a qualidade e tenha certeza em adquirir o produto.

Pensou em qual área investir? Dicas de segmentos é o que não falta para vender online.

Crie agora mesmo seu site e comece a vender online já!

Mude a sua história e faça parte desse time que vem crescendo a cada dia mais no mercado digital investindo em formas de vender online.

A transformação de sua empresa está em suas mãos. E para que essa experiência seja completa, buscar profissionais que auxiliem na criação de sites e desenvolvam esse papel lado a lado com você é fundamental.

A Construsite Brasil está atuando há anos no mercado buscando a resolução perfeita para que sua empresa saia do vermelho e ganhe um novo rumo: as vendas online.

Observando constantemente as mudanças do mercado e o aumento da necessidade dos clientes, a Construsite se preocupa em estar perto de você fornecendo a solução para seu negócio.

Fale com especialistas e seja o responsável por todo o avanço administrativo, material e financeiro da sua loja virtual!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: