Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing / Mídias Sociais Advogado da marca: você conhece esse cliente?

Advogado da marca: você conhece esse cliente?

Imagine o cliente que se apaixone tanto pela sua empresa que sai divulgando as suas soluções para todos os cantos! Parece um sonho, né? Ele pode ser real. Veja como!

| Atualizado em
por Lays Xavier

A maneira de se relacionar com os clientes têm tomado novos rumos. Caso você compare o mercado de hoje com o de 10 anos atrás, vai perceber as diferenças.

As facilidades proporcionadas pela tecnologia tiveram uma grande influência sobre as mudanças. O Marketing foi se desenvolvendo, passando por fases variadas, chegando ao que hoje é conhecido por Marketing 4.0.

Com essa nova etapa do Marketing, o consumidor assume um papel diferente na jornada de compra. As empresas que não se adaptarem irão perder espaço, já que o jeito de se relacionar com o cliente agora é diferente.

Há 10 anos, não era comum a compra pela internet, fazendo com que a maioria dos produtos fossem comprados em lojas físicas. A divulgação das soluções era realizada por meios tradicionais, como a televisão, o rádio, outdoors, panfletos e outros.

Ter que ir à loja adquirir qualquer solução era um limitador tanto para o cliente quanto para a empresa.

Advogado%20da%20marca%20voc%20conhece%20

O cliente era visto como um alvo, simplesmente um comprador que poderia ou não, adquirir soluções com uma empresa. A experiência dele com as empresas não era tão visada.

No tempo do Marketing 4.0 a tecnologia é uma aliada. As empresas utilizam a internet para se relacionar e entender mais sobre o consumidor.

Advogado%20da%20marca%20voc%20conhece%20

Os produtos devem agregar valor e trazer satisfação para os consumidores. Isso porque o poder de decisão está totalmente nas mãos do cliente, que tem dezenas de oportunidades em poucos cliques de distância.

Entenda quem é o cliente advogado da marca!

Advogado da marca: você conhece esse cliente?

O advogado da marca é aquele cliente que defende e propaga a marca sem fins lucrativos. Ou seja, o cliente ele é tão bem tratado e acredita tanto no que a empresa tem a oferecer que fala dela para seus conhecidos e se envolve em discussões para defendê-la.

Esse tipo de atitude atribui muita credibilidade a empresa, já que tudo acontece de forma espontânea.

Você pode estar pensando que este é o cliente do sonho, certo? Ele dá preferência para as suas soluções, indica a sua empresa e ainda defende publicamente o que você oferece.

Advogado%20da%20marca%20voc%20conhece%20

É muito bom para ser verdade, e é! Você pode conquistar esse cliente, mas será necessária muita dedicação.

As empresas têm que trabalhar bastante e focar no Marketing de Relacionamento, com o objetivo de ter um diferencial atrativo para conquistar os consumidores.

O processo para ser uma empresa diferenciada aos olhos do cliente não ocorre de um dia para o outro. É necessário construir um relacionamento sólido, ser relevante, oferecer valor agregado junto a sua solução, prestar um atendimento de encantamento, além de tirar as dúvidas e ser atencioso em todos os passos.

Pode parecer trabalhoso e, de fato é, porém a recompensa ao final é satisfatória. O cliente que se convence pela marca após ser conquistado, se tornará um defensor da sua empresa sempre que possível.

Quer saber quais são os processos para conquistar o cliente que será advogado da sua marca? Continue a leitura e confira!

Como adquirir um cliente advogado da marca

Segundo Philip Kotler, o criador do conceito de marketing 4.0, a jornada do cliente para se tornar um advogado da marca se resume em 5 passos, conhecidos como 5 As. São eles:

Aware (Conscientizar)

O cliente não sabe quem é a sua empresa, o que ela faz, de onde veio, se é confiável entre várias outra questões.

Esse é o seu momento, você deve mostrar para ele que a sua empresa está ali e quais são as soluções oferecidas.

Esse processo pode ser feito através de divulgações como mídias sociais, TV, rádio entre outros meios com uma estratégia de comunicação alinhada em todos os canais.

Appeal (Apelo)

Qual é o diferencial do seu produto? Mostre ao consumidor a que sua empresa veio, ou seja, a sua proposta de valor, a missão do seu negócio.

Afinal, o cliente poderá adquirir produtos semelhantes ao seu em outras empresas, mas porque a sua deveria ser a escolhida?

Os clientes advogados da marca, só estarão engajados se as intenções da empresa forem deixadas bem claras. O apelo só funciona a partir do momento que acontece a identificação com uma causa que o cliente acredita.

Ask (Interrogar)

O cliente que chegou até está fase possivelmente pesquisará sobre as suas soluções. Esse é o momento dele tirar dúvidas e fazer questionamentos.

Seja no Google, nas redes sociais, no site ou lendo comentários de clientes e buscando referências boca a boca, o consumidor deseja encontrar fundamentos de que a empresa é confiável.

Aqui é importante já ter construído um bom relacionamento com os clientes, pois as referências farão a diferença para que novos consumidores adquiram confiança na empresa.

O bom relacionamento também dará início ao processo de proximidade entre a empresa e o consumidor. As chances dele indicar a empresa ou receber uma indicação, terá muito influência para que ele se torne advogado da marca.

O cliente que receber más avaliações ou for ignorado nesta etapa, irá se desinteressar pelo que a sua empresa tem a oferecer.

Act (Ação)

A ação é o tão almejado momento em que o consumidor realiza a compra. Ele chega até aqui, somente se a fase da pesquisa for bem sucedida.

O jogo, no entanto, ainda não está ganho. Após todos estes processos, o consumidor ainda pode se decepcionar com a sua empresa e você pode perdê-lo.

Essa é praticamente a reta final para conseguir um advogado para a sua marca. O envio e recebimento do produto ou a execução do serviço, serão decisivos.

Atraso na entrega, recebimento em más condições, dano, entre outras variáveis, podem desapontar o cliente, fazendo que a sua empresa seja sempre lembrada como uma experiência ruim.

Um envio de produto que chegue em boas condições, um brinde, algo que faça a experiência mais significativa, pode ser o detalhe final para que a empresa finalmente conquiste o seu cliente fiel.

Advocate ("Advogar" ou Defender)

Após passar por todas estas etapas, o cliente estará apaixonado pelas suas soluções e sempre se lembrará de sua empresa com carinho. Quando perguntado sobre as soluções oferecidas, ele irá te indicar, pois teve uma ótima experiência.

Advogado%20da%20marca%20voc%20conhece%20

Após fidelizado, o cliente deve continuar a ser tratado com carinho e o relacionamento com a empresa deve apenas ser estreitado ainda mais.

Agora que você já sabe como adquirir um advogado para a sua marca, que tal dar uma olhada na importância do Marketing Digital para a sua empresa e aprender como criar estratégias de Marketing Digital? Dessa forma, você conquistará ainda mais usuários na web.

Por ter chegado até aqui, receba também um presente. Baixe agora de forma gratuita um e-book completo e saiba como tornar o seu site vendedor.

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: