Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site 8 Dicas para criar seu site

8 Dicas para criar seu site

Entenda como essa caminhada pode ser mais simples com o parceiro certo.

| Atualizado em
por Time Construsite

Criar seu site pode ser uma tarefa mais complicada do que parece. Hoje em dia é muito fácil criar um site em plataformas como WordPress ou Wix. Contudo, o que é preciso para criar um site profissional?

Um site profissional é a diferença entre um usuário perdido e um cliente. 75% dos usuários julgam um site pela aparência. 85% deles acreditam que um site mobile deve ser tão bom quanto um site no computador.

Considerando que vivemos num mercado competitivo, proporcionado pela internet, você deve atender aos desejos do público. Venha comigo e garanta agora algumas dicas para montar um site!

Como criar um bom site: 8 dicas para criar o seu site agora!

“Um problema bem definido já é um problema meio resolvido.” (Charles Kettering)

A criação de sites é um campo recheado de técnicas e boas práticas conhecidas por profissionais. Para ter o que é preciso para criar um site profissional, você deve conhecer essas técnicas e práticas.

Veja aqui 8 práticas para criar seu site!

1. Busque por um site leve e rápido

Um site que demora a carregar não é algo bom – costumam causar um prejuízo estimado de 2,6 bilhões de dólares. Por isso, há algumas práticas que deve adotar para melhorar a performance do site:

  • Manter o conteúdo estático em memória cache;

  • Otimizar a página para os browsers, evitando plugins em excesso e poluição visual;

  • Manter o código-fonte da página limpo;

  • Reduzir excesso de mídias presentes na página.

Basicamente, como criar um bom site? No desenvolvimento, evite recursos em excesso – privilegie um site mais sóbrio!

2. Ao fazer site, use HTML5

O HTML 5 é uma evolução do HTML 4, que se destaca por facilitar a manipulação dos elementos. Com isso, no desenvolvimento de sites, é possível modificar as características dos objetos no código de forma não intrusiva.

E essas mudanças ficam visíveis para o usuário final, mantendo um site leve e funcional. Além disso, a escrita do código e organização da página se tornou mais semântica.

Com isso, essa estrutura de código proporciona dois benefícios:

  • Torna mais simples a manipulação de elementos pelo código;

  • Sua estrutura é melhor reconhecida por motores de busca, o que permite melhor ranqueamento nos resultados.

3. Busque um design responsivo

85% dos usuários acreditam que um site mobile deve ser tão bom quanto o site em computador, ou seja, deve ser responsivo. Não ter um design responsivo é ter abandonos e má avaliação por parte dos usuários.

Ao ter um site responsivo, você tem o contrário e ainda ranqueia melhor no Google.

4. Proporcione uma identidade visual

Como criar um bom site? Comece pensando em sua identidade visual. Ao executar ações de design no site, você deve elaborar uma proposta visual que permeie todas as páginas do site.

Com isso, seu público notará o capricho da empresa, chamando a atenção dele. Contudo, não exagere no visual, pois um estilo minimalista é muito mais forte!

Obs: cores fortes podem ser utilizadas, como azul, verde, amarelo, vermelho, etc. Busque traduzir sua personalidade na paleta de cores do seu site. Por exemplo, o uso de verde e azul para um hospital.

5. Edite suas fotos antes de publicá-las

Uma das grandes dicas para montar um site é contar com uma ferramenta de edição de imagens por perto. Ao editar suas fotos, você consegue:

  • Melhorar a velocidade de carregamento da página, pois opta por imagens mais leves;

  • Aprimorá-las para o mecanismo de busca, tornando-as fáceis de serem achadas no Google Imagens, por exemplo.

Além disso, não esqueça de preencher o Alt Text, a legenda da foto, com uma palavra-chave que a torne mais fácil de ser achada. Saiba que 1 em cada 3 buscas na Internet são feitas por imagens!

6. Use de uma única fonte no site

Outra das grandes dicas para montar um site é se atentar para a tipografia utilizada nas páginas. Esse elemento também é importante no design do site, pois serve como detalhe visual e também pode aprimorar a legibilidade do conteúdo escrito.

Para definir a melhor tipografia, leve em conta detalhes como:

  • Plataforma onde o site será exibido;

  • Quantidade de conteúdo escrito;

  • Posicionamento do texto na página.

É importante que não haja poluição visual, pois isso também interfere na legibilidade do texto!

7. Pense nos títulos da página utilizando do SEO

O que é preciso para criar um site profissional? SEO. A otimização de páginas para os mecanismos de busca se trata de um conjunto de técnicas utilizadas para tornar seu conteúdo mais relevante.

O ranqueamento do Google nos resultados de busca parte de vários critérios e um deles é o título utilizado nas páginas. Ele é a “headline” do seu conteúdo, que deve traduzir em poucas palavras o que será falado em texto.

Por isso, utilize das palavras-chave mais pesquisadas no mecanismo de busca relacionadas à sua área. Para achá-las, pode usar do Google Keyword Planner, que oferece a densidade de busca.

8. Crie uma hierarquia de páginas

Por fim, ao fazer site, você deve organizar suas páginas de maneira hierárquica, criando um menu intuitivo para guiar os usuários por elas. Isso permite alguns benefícios para seu site:

  • Torna-o mais leve, pois as páginas estão estruturadas e não apenas jogadas sob um único guarda-chuva;

  • Demonstra organização, o que pode garantir que o usuário permaneça na página;

  • Melhora seu ranqueamento do Google.

No desenvolvimento de sites, é importante fazer um trabalho profissional. A criação de sites é complexa, pois envolve mais de um detalhe: conteúdo, design, SEO, organização, código-fonte, hospedagem… porém, você não precisa fazer sozinho.

Para criar seu site, conte com um de nossos especialistas e veja o que podemos fazer para criar ou tornar seu site profissional. Clique aqui para entrar em contato e descomplique a criação de sites!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: