Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual Conheça 7 critérios de uma loja virtual profissional

Conheça 7 critérios de uma loja virtual profissional

Você quer ter a melhor loja virtual? Se a resposta é sim, veja agora os critérios que tornam a sua loja um site profissional!

| Atualizado em
por Time Construsite

Com o crescimento do comércio online, cada vez mais pessoas se lançam no mercado com diferentes propostas. Contudo, muitas delas não são capazes de diferenciar uma loja virtual profissional de uma amadora.

Segundo estudo da BigData Corp em 2013, 52% do comércio online nacional era amador. O número pode ser menor atualmente, mas há ainda muitos exemplares de amadorismo em lojas online.

Por isso, perguntamos: você quer ter a melhor loja virtual? Se a resposta é sim, veja agora os critérios que tornam a sua loja um site profissional!

Qual é a definição de loja virtual profissional e como reconhecer uma?

Toda produção se destina, em última análise, a satisfazer o consumidor.” (John Maynard Keynes)

A loja virtual se trata de um ambiente digital pensado para a realização de compras online. Em termos técnicos, é um software desenvolvido para a web que permite transações financeiras entre um comprador e um vendedor.

E o que define a loja virtual que é profissional? Trata-se de uma loja online que atua com excelência e consistência, tendo um alto padrão em todos os processos executados pelo negócio.

Seu foco é o cliente, proporcionando a ele a melhor experiência de compra possível. Por exemplo:

  • Entregando produtos com qualidade atestada;

  • Apresentando a melhor qualidade no atendimento ao cliente;

  • Fornecendo a melhor experiência digital por meio do design, responsividade e tempo de carregamento das páginas.

Como identificar uma loja online de alto padrão?

Os critérios falados acima são externos, ou seja, são identificados pelo cliente na sua loja online. Eles são úteis para a avaliação da sua loja virtual, mas não sozinhos. Também devem ser considerados os critérios internos.

Esses são bastante utilizados para identificar possíveis problemas nos processos internos. Eles são obtidos por uma boa gestão de negócio e também pela criação de loja virtual profissional.

E quais são esses critérios internos para a loja virtual?

1. Gestão de negócio virtual profissional

A gestão profissionalizada com visão estratégica é um critério determinante para que sua loja digital vá longe. Ela deve ser realizada com consistência, tendo um projeto de longo prazo e uma visão completa dos processos internos.

O ideal é que a gestão seja integrada à loja digital. Dessa forma, ela tem acesso rápido aos resultados da loja virtual e às informações relevantes do cliente.

2. Ter uma equipe qualificada por trás dos processos da loja virtual

Na loja virtual, você ainda vai contar com a presença de funcionários (mesmo que em menor escala). Contudo, não basta apenas ter funcionários - é necessário ter uma equipe qualificada para trabalhar em e-commerce.

Essa equipe precisa apresentar dedicação no trabalho e um certo conhecimento de como funciona o comércio online. Na sua equipe, você pode ter 2 funcionários (no caso de loja virtual em seu começo) ou a partir de 4.

3. Atendimento ao cliente com uma estrutura bem definida

O atendimento ao cliente é uma ferramenta poderosa de fidelização, sendo um dos diferenciais competitivos no e-commerce. Ele deve ser estruturado e diversificado, tendo mais de uma forma de contato.

4. A segurança dos dados deve ser assegurada

A melhor loja virtual é, muitas vezes, aquela que pode garantir segurança digital aos seus clientes. O seu site profissional deve possuir diferentes mecanismos de segurança contra invasões de hackers ou quedas do sistema.

É importante lembrar que sua loja digital vai processar transações financeiras. Sem segurança nesse processo, se trata de uma loja amadora.

5. A logística da sua loja virtual deve ser otimizada

Outra característica que tornará melhor a sua loja virtual é a logística otimizada. Sua loja deve ser capaz de entregar os produtos ou serviços no prazo e sem qualquer defeito adquirido durante a entrega.

A otimização vem em três partes:

  • Controle de frete, que não deve estar muito acima da média do mercado e que deve ser mostrado ao cliente;

  • Logística externa, que precisa ser ágil após o recebimento do produto para entrega;

  • Logística interna, que deve ocorrer sem falhas ou distorções desde a retirada do estoque.

6. Adoção de tecnologias atuais no mercado

A criação da loja virtual profissional deve acompanhar as principais tecnologias aplicadas na criação de sites. Por exemplo, muitas lojas amadoras ainda não apresentam design responsivo em seus sites.

Por isso, você deve ter uma gestão de tecnologia que fique atenta às novas atualizações que o site pode receber. Se não quiser contratar um profissional para esse papel, pode contar com uma desenvolvedora de site antenada.

7. Retorno financeiro relevante no curto e no longo prazo

Enfim, o principal critério da loja virtual profissional é que seja capaz de retornar o seu investimento. A loja digital precisa gerar lucro no curto e no longo prazo, de forma que você não acabe tendo que declarar falência.

O primeiro passo para possuir um resultado financeiro significativo é ter um planejamento financeiro antes de abrir a loja virtual. O segundo passo é investir na criação de loja virtual profissional.

Com quem contar para criar a melhor loja virtual?

No desenvolvimento de loja virtual, a Construsite Brasil cumpre com todos os critérios que fazem uma loja ser profissional. Por exemplo:

  • Em questão de segurança, traz um certificado SSL que assegura ao cliente a confiabilidade do seu site;

  • Em questão de atendimento ao cliente, oferece botão do WhatsApp, formulário de contato e integração com as redes sociais;

  • Em gestão de negócio, garante um gestor integrado à sua loja que não precisa de conhecimento técnico para uso;

  • Em questão de logística, há um controle de estoque automatizado e também o controle de envio das mercadorias. Além disso, o cálculo de frete é automatizado;

  • Em questão de tecnologia, é assegurado um design responsivo e mobile friendly, além de um layout moderno.

E em questão financeira, trazemos o melhor custo-benefício do mercado para loja virtual profissional. Preencha o formulário abaixo para podermos mostrar mais da nossa criação de sites!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: