Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Empreendedorismo 5 estratégias que você precisa conhecer antes de abrir o seu negócio online

5 estratégias que você precisa conhecer antes de abrir o seu negócio online

Criar um site profissional é o primeiro passo para seu sucesso online. Ele é responsável por te tornar a primeira opção entre os concorrentes.

| Atualizado em
por Ideal Sales

Gerir um negócio online não se trata mais de um assunto para o futuro, pois esse ambiente já modificou e está alterando os hábitos de consumo.

Apesar disso, muitos empreendedores brasileiros ainda não se adaptaram a essa realidade, principalmente por considerar esse processo de digitalização algo difícil.

Contudo, a verdade é que a transição/inclusão ao mercado não precisa ser difícil e há aspectos que podem auxiliar nesse processo.

Assim, é preciso considerar o avanço e interseção do campo digital no ambiente corporativo.

Para se ter uma ideia, o Sebrae divulgou uma pesquisa apontando que 59% das Micro e Pequenas empresas brasileiras sequer têm site ou perfil nas redes sociais.

Outro dado interessante de avaliar nesse contexto é que 65% dos brasileiros já fizeram pesquisas ou compras de produtos pela internet. Assim, estar nesse ambiente é uma oportunidade de se destacar da concorrência.

Isso porque, a partir desses dados, nota-se um desequilíbrio no mercado em potencial, considerando a demanda do público e a falta de plataformas para a oferta.

Como já foi dito, muitas dessas empresas têm a resistência em aderir a onda da digitalização por considerar algo complexo de se implementar.

No entanto,as ferramentas disponíveis têm se descomplicado cada vez mais, além de ter contribuído muito para o trabalho do empreendedor.

Mantendo-se atualizado, é possível conhecer o mercado digital, se organizar, conhecer melhor o cliente, desenvolver estratégias e melhorar as vendas, aumentando os lucros e a credibilidade da empresa.

Levando tudo isso em consideração é possível ampliar o negócio e satisfação do público. Para auxiliá-lo nesse processo, veja a seguir algumas recomendações e estratégias para abrir um negócio ou mesmo para migrar seu trabalho para o ambiente digital.

Público-alvo

Um ponto crucial para obter sucesso nas vendas ou na oferta de serviço é saber para quem ofertar o trabalho.

Não adianta ter um negócio sólido, com uma boa produção e não saber como vender, ou melhor, a quem vender. Por isso, é preciso estudar e entender seu público e suas necessidades.

Nesse contexto, com a internet, o empreendedor tem a vantagem de conhecer quem é seu consumidor, sendo possível traçar um perfil das pessoas que procuram o trabalho da empresa, identificando seus interesses e aperfeiçoando as estratégias.

Isso é feito por meio de análise tanto do site como das redes sociais.

A observação também é importante. Visitar os sites de referência, saber o que aquele determinado público está comentando nas redes sociais. Isso tudo trará mais informações para saber qual público tem de direcionar o produto e qual seu comportamento nos meios.

Plataforma de e-commerce

Uma plataforma de e-commerce é o sistema responsável pela criação de uma loja online.

Afinal, é por meio dela que o empreendedor poderá gerenciar o seu negócio, incluir produtos, administrar estoques, preços e promoções, além de cuidar de outras funções, criando uma vitrine para o consumidor.

Estratégia de SEO

Muitas pessoas têm dúvidas do que são as técnicas de SEO.

Na prática, a estratégia se trata de técnicas de otimização de sites, blogs e páginas da internet, tendo como objetivo melhorar o posicionamento nos buscadores da web, a partir de ações orgânicas.

A sigla SEO significa “Search Engine Optimization”, que significa otimização para mecanismos de busca, facilitando que os consumidores encontrem a empresa nas pesquisas.

Essas ações se tratam de:

  • Definir público-alvo;

  • Escolher as palavras-chave;

  • Otimizar o código-fonte;

  • Reduzir o tempo de carregamento das páginas;

  • Organizar os heading tags;

  • Otimizar o conteúdo textual;

  • Conferir a concorrência;

  • Socializar, automatizar, monitorar e corrigir o site.

Redes sociais

Como já foi dito, as redes sociais podem atuar com estratégias para o empreendedor. Isso porque, com ela, é possível ver as reações, comentários e tendências do público-alvo.

Além disso, também é possível conversar com o próprio público, se aproximando da audiência e criando identificação e solucionando crises.

Tudo isso tem o objetivo de captar o cliente e trazer credibilidade à empresa, aproximando o público da marca.

CRM

CRM significa “Customer Relationship Management”, ou seja, “Gestão de Relacionamento com o Cliente''.

Ele é um software que ajuda as empresas a entenderem melhor seus clientes, alcançarem a produtividade máxima e venderem mais, controlando todos os processos de venda e atendimento.

Com ele é possível gerenciar os contatos do cliente com a marca, bem como as interações, fase em que se encontra e prestar suportes mais precisos.

Junto de um crm, os empreendedores conseguem ter informações da sua própria empresa armazenadas em softwares de fácil acesso e manuseio. A partir disso, pode-se estabelecer estratégias para atingir maiores números de vendas.

O CRM, além de fidelizar, também pode atingir novos clientes, tanto de forma orgânica por meio de indicação e campanhas, quanto por meio de estratégias de impulsionamento.

Além disso, com a utilização desses softwares, é possível mapear as atividades diárias que fazem parte do processo de vendas no trabalho, mostrando todas as etapas de uma negociação.

Isso é chamado de pipeline de vendas, também conhecido como funil de vendas, que vai detalhar desde o recebimento do lead (possível cliente) do marketing até a concretização do negócio.

Esse detalhamento também permite um melhor direcionamento das campanhas, fazendo o cliente progredir no trajeto de compra, bem como padronizar os processos ao identificar gargalos.

Com essas estratégias, é possível alcançar ainda mais sucesso. Mas lembre-se que é possível contar com ferramentas e agências especializadas no setor, auxiliando no processo de migração para o meio digital.

Autor:

Ideal Sales | Parceiro Construsite Brasil
Desenvolvedora de ferramentas de CRM com enfoque no gerenciamento eficaz da equipe de vendas e otimização de seus resultados.
Outros posts feitos por Ideal Sales

Comentários: