Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Google & SEO / Loja Virtual 4 dicas de SEO para melhorar o posicionamento da sua loja virtual

4 dicas de SEO para melhorar o posicionamento da sua loja virtual

Lojas virtuais precisam ser vistas. Saiba como deixá-las em evidência.

| Atualizado em
por Lays Xavier

Um problema muito comum entre os empreendedores que possuem lojas virtuais é a falta de visualização da sua loja.

Isso porque você pode possuir em seu negócio os melhores produtos, mas caso ele não seja visto, não terá vendas.

Imagine abrir uma loja em um porão, sem nenhum tipo de divulgação, no final de uma rua sem saída?

Com essa localização, será muito difícil que alguém compre seus produtos e que o seu negócio seja bem sucedido. No ambiente virtual, a situação não é diferente.

Você pode ter uma loja com um design incrível, ótimo preço e os melhores produtos do mercado, se ela estiver nas últimas páginas de busca, nada vai adiantar.

Responda a pergunta: quantas vezes você chegou a quarta página de pesquisasdo Google na busca por alguma solução?

Provavelmente, a sua resposta será igual a da maioria das pessoas: dificilmente passou da segunda página do buscador.

Quando o resultado não é encontrado, o mais comum é que a busca seja refeita com outras palavras e termos.

O usuário não tem paciência de chegar na quarta página do buscador, ele entende que os melhores resultados são colocado nas primeiras posições e que o restante é perda de tempo.

Por essa razão, estar bem posicionado no buscador deve ser uma prioridade para a sua loja.

Como melhorar o posicionamento da minha loja virtual?

Essa é a grande dúvida de muitos empresários.

Há duas maneiras de melhorar o posicionamento de seu negócio.

O primeiro é a curto prazo, através de links patrocinados e a outra é a longo prazo, com o posicionamento orgânico.

Os links patrocinados, como o nome já indica, são pagos e resolvem o problema de divulgação imediatamente. O Google possui uma plataforma de anúncios, chamada Google Ads.

Através da plataforma, você pode configurar os anúncios para que ele se adeque ao seu negócio. Para ficar online e exibir a divulgação, é necessário pagar um valor para a plataforma que funcionará como crédito.

Assim que o pagamento é reconhecido, a plataforma começa a exibir os anúncios. Eles ficarão em posição de destaque na página, ocupando as primeiras posições, assim o usuário da web conseguirá ver o seu negócio mais facilmente.

Os créditos ficam salvos na plataforma e a cada clique em seu anúncio, é debitado um valor estabelecido no ato de criação da campanha.

Sim, cada clique tem um custo real.

Quando os créditos se esgotam na plataforma, o anúncio para de ser exibido até que novos créditos sejam depositados.

Para que essa opção de exibição e do valor investido sejam otimizados, existem profissionais especializados nessa área que desenvolvem estratégias para que o valor dos créditos sejam aproveitados ao máximo.

Veja mais sobre os links patrocinados do Google no post: por que devo optar pelos links patrocinados?

Essa opção não é definitiva e caso o anúncio pare de ser pago, a sua loja para de aparecer.

Caso a opção gratuita seja mais interessante para você, saiba que ela requer muita dedicação por parte dos gestores da empresa e apresenta resultados a médio e longo prazo.

O posicionamento da sua loja virtual irá melhorar gratuitamente, sendo chamado de posicionamento orgânico quando o seu negócio for considerado muito relevante para o Google.

Apesar de não precisar de um investimento para a sua loja ficar em evidência no Google, será necessária paciência e aprimoramento do seu negócio para que você conquiste as melhores posições na primeira página.

Você pode apostar em SEO (Search Engine Optimization), ou seja, otimizações para que os mecanismos de busca encontrem a sua loja virtual.

Veja 4 dicas de SEO para melhorar o posicionamento da sua loja virtual

Dica 1: Conteúdo útil e relevante

Esse é um dos critérios mais importantes para um bom posicionamento. A produção de conteúdo relevante é muito visado pelo buscador do Google.

Veja só que é a produção de conteúdo deve ser relevante de forma que acrescente algo ao usuário, respondendo a uma pergunta e curiosidades.

Outra característica do conteúdo, é que ele convence o usuário a permanecer no site e cria interesse pelas soluções da empresa.

Saiba tudo sobre como produzir conteúdo relevante para a sua loja virtual conferindo também os seguintes posts: como criar conteúdo relevante e com personalidade.

Dica 2: Tempo de criação da página

Para ficar bem posicionada, uma página pode demorar mais de um ano. Lembre-se disso para que você não ache que o seus esforços não estejam sendo recompensados.

O tempo de criação da página e o tempo no qual ela está disponível na internet são levados em consideração pelo Google. Após uma análise o buscador define a página como confiável e apura os demais critérios.

Quanto mais cedo as páginas da sua loja virtual forem disponibilizadas no ambiente online, mais rápido ela será considerada como confiável, se aproximando das primeiras posições.

Dica 3: Ter uma versão responsiva ou mobile da sua loja

Para um bom posicionamento é fundamental que a sua loja virtual seja responsiva, ou seja, possa ser exibida em diversos tipos de tela sem perder a qualidade do que é exibido.

O Google já deixou claro através de declarações que usa a responsividade do site como prioridade para o posicionamento.

A plataforma não exibe lojas virtuais que não estão prontas para receber de forma significativa o usuário. O buscador valoriza a experiência do usuário e os sites que não estão aptos para oferecer uma boa navegação a desejar nesse quesito, perdendo a preferência do buscador.

Dica 4: Protocolo HTTPS - Segurança acima de tudo

O Protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), é a versão segura do Protocolo HTTP (Hyper Text Transfer Protocol).

Estes protocolos permitem a comunicação entre sistemas de informação e a transferência de dados entre redes de computadores, principalmente na internet.

Esse protocolo garante a segurança das transações efetuadas em páginas online.

1DGQyp7vVpJDFEvjrK88taVFxI2ten4rXs06qycG

Exemplo de site que possui o Protocolo HTTPS.

O Protocolo HTTPS criptografa a sessão com um Certificado Digital chamado SSL (Secure Sockets Layer) utilizado pelos navegadores.

Ou seja, para colocar em prática o Protocolo HTTPS é necessário adquirir um certificado SSL.

O Certificado SSL age em sua loja virtual, criptografando todos os dados fornecidos pelos clientes.

O certificado possui muito impacto nos resultados de busca. A segurança do usuário é outro requisito muito importante para o navegador.

As empresas devem proporcionar ambientes seguros para os seus usuários, principalmente, as lojas virtuais que realizam transações financeiras frequentemente.

Páginas "não seguras" estão em desvantagem na busca pelo posicionamento.

Saiba mais sobre como funciona o Certificado SSL clicando aqui! E se sua página ainda não possui um, a Construsite Brasil oferece o serviço de instalação e manutenção de Certificado SSL!

Agora é com você!

Chegando até aqui, você fica ciente dos principais fatores de rankeamento observados pelo Google. Então, não perca mais tempo!

Confira os posts: SEO e Pagerank o que são? e Como o SEO pode fazer a diferença? para otimizar a sua loja e fazê-la ser encontrada nas primeiras posições. Baixe nosso e-book para ir além!

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: