Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Google & SEO / Loja Virtual 4 dicas de SEO para melhorar o posicionamento da sua loja virtual

4 dicas de SEO para melhorar o posicionamento da sua loja virtual

Lojas virtuais precisam ser vistas. Saiba como deixá-las em evidência.

por Lays Xavier

Um problema muito comum entre os empreendedores que possuem lojas virtuais √© a falta de visualiza√ß√£o da sua loja. 

Isso porque você pode possuir em seu negócio os melhores produtos, mas caso ele não seja visto, não terá vendas.

Imagine abrir uma loja em um por√£o, sem nenhum tipo de divulga√ß√£o, no final de uma rua sem sa√≠da? 

Com essa localiza√ß√£o, ser√° muito dif√≠cil que algu√©m compre seus produtos e que o seu neg√≥cio seja bem sucedido. No ambiente virtual, a situa√ß√£o n√£o √© diferente. 

Voc√™ pode ter uma loja com um design incr√≠vel, √≥timo pre√ßo e os melhores produtos do mercado, se ela estiver nas √ļltimas p√°ginas de busca, nada vai adiantar. 

Responda a pergunta: quantas vezes você chegou a quarta página de pesquisasdo Google na busca por alguma solução?

Provavelmente, a sua resposta ser√° igual a da maioria das pessoas: dificilmente passou da segunda p√°gina do buscador. 

Quando o resultado n√£o √© encontrado, o mais comum √© que a busca seja refeita com outras palavras e termos. 

O usu√°rio n√£o tem paci√™ncia de chegar na quarta p√°gina do buscador, ele entende que os melhores resultados s√£o colocado nas primeiras posi√ß√Ķes e que o restante √© perda de tempo. 

Por essa raz√£o, estar bem posicionado no buscador deve ser uma prioridade para a sua loja. 

Como melhorar o posicionamento da minha loja virtual?

Essa √© a grande d√ļvida de muitos empres√°rios. 

H√° duas maneiras de melhorar o posicionamento de seu neg√≥cio. 

O primeiro √© a curto prazo, atrav√©s de links patrocinados e a outra √© a longo prazo, com o posicionamento org√Ęnico

Os links patrocinados, como o nome j√° indica, s√£o pagos e resolvem o problema de divulga√ß√£o imediatamente. O Google possui uma plataforma de an√ļncios, chamada Google Ads

Atrav√©s da plataforma, voc√™ pode configurar os an√ļncios para que ele se adeque ao seu neg√≥cio. Para ficar online e exibir a divulga√ß√£o, √© necess√°rio pagar um valor para a plataforma que funcionar√° como cr√©dito

Assim que o pagamento √© reconhecido, a plataforma come√ßa a exibir os an√ļncios. Eles ficar√£o em posi√ß√£o de destaque na p√°gina, ocupando as primeiras posi√ß√Ķes, assim o usu√°rio da web conseguir√° ver o seu neg√≥cio mais facilmente. 

Os cr√©ditos ficam salvos na plataforma e a cada clique em seu an√ļncio, √© debitado um valor estabelecido no ato de cria√ß√£o da campanha. 

Sim, cada clique tem um custo real. 

Quando os cr√©ditos se esgotam na plataforma, o an√ļncio para de ser exibido at√© que novos cr√©ditos sejam depositados. 

Para que essa op√ß√£o de exibi√ß√£o e do valor investido sejam otimizados, existem profissionais especializados nessa √°rea que desenvolvem estrat√©gias para que o valor dos cr√©ditos sejam aproveitados ao m√°ximo. 

Veja mais sobre os links patrocinados do Google no post: Por que devo optar pelos links patrocinados?

Essa op√ß√£o n√£o √© definitiva e caso o an√ļncio pare de ser pago, a sua loja para de aparecer. 

Caso a op√ß√£o gratuita seja mais interessante para voc√™, saiba que ela requer muita dedica√ß√£o por parte dos gestores da empresa e apresenta resultados a m√©dio e longo prazo. 

O posicionamento da sua loja virtual ir√° melhorar gratuitamente, sendo chamado de posicionamento org√Ęnico quando o seu neg√≥cio for considerado muito relevante para o Google. 

Apesar de n√£o precisar de um investimento para a sua loja ficar em evid√™ncia no Google, ser√° necess√°ria paci√™ncia e aprimoramento do seu neg√≥cio para que voc√™ conquiste as melhores posi√ß√Ķes na primeira p√°gina. 

Voc√™ pode apostar em SEO (Search Engine Optimization), ou seja, otimiza√ß√Ķes para que os mecanismos de busca encontrem a sua loja virtual. 

Veja 4 dicas de SEO para melhorar o posicionamento da sua loja virtual

Dica 1: Conte√ļdo √ļtil e relevante

Esse √© um dos crit√©rios mais importantes para um bom posicionamento. A produ√ß√£o de conte√ļdo relevante √© muito visado pelo buscador do Google.

Veja s√≥ que √© a produ√ß√£o de conte√ļdo deve ser relevante de forma que acrescente algo ao usu√°rio, respondendo a uma pergunta e curiosidades. 

Outra caracter√≠stica do conte√ļdo, √© que ele convence o usu√°rio a permanecer no site e cria interesse pelas solu√ß√Ķes da empresa. 

Saiba tudo sobre como produzir conte√ļdo relevante para a sua loja virtual conferindo tamb√©m os seguintes posts: Como criar conte√ļdo relevante e com personalidade.

Dica 2: Tempo de criação da página

Para ficar bem posicionada, uma p√°gina pode demorar mais de um ano. Lembre-se disso para que voc√™ n√£o ache que o seus esfor√ßos n√£o estejam sendo recompensados. 

O tempo de cria√ß√£o da p√°gina e o tempo no qual ela est√° dispon√≠vel na internet s√£o levados em considera√ß√£o pelo Google. Ap√≥s uma an√°lise o buscador define a p√°gina como confi√°vel e apura os demais crit√©rios. 

Quanto mais cedo as p√°ginas da sua loja virtual forem disponibilizadas no ambiente online, mais r√°pido ela ser√° considerada como confi√°vel, se aproximando das primeiras posi√ß√Ķes.

Dica 3: Ter uma vers√£o responsiva ou mobile da sua loja

Para um bom posicionamento √© fundamental que a sua loja virtual seja responsiva, ou seja, possa ser exibida em diversos tipos de tela sem perder a qualidade do que √© exibido. 

O Google j√° deixou claro atrav√©s de declara√ß√Ķes que usa a responsividade do site como prioridade para o posicionamento. 

A plataforma não exibe lojas virtuais que não estão prontas para receber de forma significativa o usuário. O buscador valoriza a experiência do usuário e os sites que não estão aptos para oferecer uma boa navegação a desejar nesse quesito, perdendo a preferência do buscador.

Dica 4: Protocolo HTTPS - Segurança acima de tudo

O Protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), é a versão segura do Protocolo HTTP (Hyper Text Transfer Protocol).

Estes protocolos permitem a comunicação entre sistemas de informação e a transferência de dados entre redes de computadores, principalmente na internet.

Esse protocolo garante a seguran√ßa das transa√ß√Ķes efetuadas em p√°ginas online.

 

1DGQyp7vVpJDFEvjrK88taVFxI2ten4rXs06qycG

 

Exemplo de site que possui o Protocolo HTTPS.
 

O Protocolo HTTPS criptografa a sess√£o com um Certificado Digital chamado SSL (Secure Sockets Layer) utilizado pelos navegadores. 

Ou seja, para colocar em prática o Protocolo HTTPS é necessário adquirir um certificado SSL.

O Certificado SSL age em sua loja virtual, criptografando todos os dados fornecidos pelos clientes.

O certificado possui muito impacto nos resultados de busca. A seguran√ßa do usu√°rio √© outro requisito muito importante para o navegador. 

As empresas devem proporcionar ambientes seguros para os seus usu√°rios, principalmente, as lojas virtuais que realizam transa√ß√Ķes financeiras frequentemente. 

P√°ginas "n√£o seguras" est√£o em desvantagem na busca pelo posicionamento.

Saiba mais sobre como funciona o Certificado SSL clicando aqui! E se sua página ainda não possui um, a Construsite Brasil oferece o serviço de instalação e manutenção de Certificado SSL!

Agora é com você!

Chegando até aqui, você fica ciente dos principais fatores de rankeamento observados pelo Google. Então, não perca mais tempo!

Confira os posts: SEO e Pagerank o que s√£o? e Como o SEO pode fazer a diferen√ßa? para otimizar a sua loja e faz√™-la ser encontrada nas primeiras posi√ß√Ķes. Baixe nosso e-book para ir al√©m! 

 

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conte√ļdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, a√ßa√≠ e m√ļsica, n√£o sabe como seria a vida caso n√£o houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a pr√°tica de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Coment√°rios:

Orçamento por WhatsApp