Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Empreendedorismo 3 estratégias para otimizar a gestão do seu negócio

3 estratégias para otimizar a gestão do seu negócio

A gestão do seu negócio definirá o seu sucesso. Veja 3 estratégias que farão diferença na maneira com que você realiza negócios!

| Atualizado em
por Lays Xavier

Ter um negócio próprio é um grande desafio nos dias atuais e nós da Construsite Brasil, sabemos disso. Gerenciar a logística, site, atendimento ao cliente, qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e ainda se adequar as oportunidades que aparecem, são atividades que exigem tempo e dedicação.

Pensando no seu sucesso e visando melhores experiências para o seu negócio, criamos este post com 3 estratégias simples para otimizar a gestão do seu negócio. Continue a leitura e saiba quais são!

1. Logística

A logística pode ser definida como o processo de planejar, executar e controlar de forma eficiente o transporte, a movimentação e o armazenamento de mercadorias dentro e fora das empresas. O que garante que o ciclo de compra a entrega ocorra de maneira íntegra e os prazos sejam cumpridos.

cMeJqO9_8NyEjmlewAgptFYMEKJU6HIdUdG_r43R

Antes de mais nada, é fundamental criar um planejamento com as demandas e os prazos de todas as atividades que você precisa cumprir, se lembrando sempre de atualizar a medida que surgirem novos compromissos.

Liste todas as atividades a serem cumpridas e depois as separem de acordo com a sua prioridade. As mais urgentes devem ser colocadas em primeiro plano. Veja quais são as atividades que podem ser delegadas a outras pessoas da sua equipe e caso você trabalhe sozinho, se organize segundo a exigência da demanda.

Seguindo os prazos fornecidos em sua lista, separe as atividades em dias da semana, e defina um tempo para que elas possam ser realizadas. Esse planejamento auxilia no processo de execução da tarefa, evitando perda de tempo refletindo em relação aos compromissos diários.

Atividades urgentes e recorrentes

Entenda como funciona o seu fornecedor, dessa forma você pode se programar para que não hajam imprevistos. Será possível definir, por exemplo, quanto será necessário pedir para o estoque e aguardar o retorno na data prevista.

Dica: esteja atento às datas comemorativas onde a saída de serviços e produtos são maiores, e tenha um planejamento para essas ocasiões. Cuidado para não negligenciar as atividades rotineiras e realizar tarefas de menor peso em dias errados.

Nunca se desespere caso apareçam imprevistos, afinal, essa situação é comum em todo segmento. Estipular o que fazer em suas tarefas diárias auxilia na hora de administrar suas horas trabalhadas, porém não é uma rotina imutável.

Em casos de imprevistos, seja criativo e reveja suas tarefas, o cronograma permite que você veja as atividades prioritárias e encaixe tudo de forma organizada.

Organização de estoque

A disponibilidade do estoque é um ponto que deve ser visto com muito carinho. Afinal, não tem como você vender um produto ou oferecer um serviço sem ter o material necessário. No estoque as mercadorias entram e saem o tempo todo e por isso, você deve ficar atento ao que acontece em seu negócio.

Para facilitar o acesso aos itens, é necessário que o ambiente físico esteja organizado. O espaço deve ser arejado e limpo para garantir a durabilidade dos itens.

LGpOhN7l2qdi0MVpZBpP2i9vWW1Ln7Fwmhox11Co

A organização é feita para facilitar o seu dia a dia, por essa razão disponha os produtos da maneira que achar mais simples, podendo ser por cores, modelos, categorias e outros. O uso de etiquetas de identificação é uma boa opção para não precisar de abrir caixas e conferir o que tem dentro.

Separe os produtos que estão parados a muito tempo ou que estão próximos de perderem a validade. Eles são ótimas escolhas para promoções e liquidações. Assim você consegue despertar a atenção dos clientes a respeito deles. Produtos com muita saída também devem ser observados com frequência para que você não fique sem estoque.

Por último, mas não menos importante, dê baixa em todos os produtos que entraram e saíram do seu estoque, assim você não precisará fazer a conferência manual de tempos em tempos e sempre terá o controle do que está acontecendo em sua empresa.

Todas essas questões entram na parte de logística do seu negócio. É importante se planejar em relação a todas essas questões, pois problemas de estoque, distribuição e prazos podem colocar a credibilidade da sua empresa em risco.

Quando essas reclamações são feitas, muitos outros usuários podem considerar a sua empresa como uma má opção na hora de comprar um produto ou contratar um serviço. Mantenha a credibilidade da sua empresa e a reforce ainda mais no ambiente virtual cumprindo os prazos de entrega.  

2. Otimização do tempo

Você já teve a sensação de que 24 horas em um dia não são suficientes para o desempenho de todas as suas funções? Vamos falar agora sobre como otimizar o seu tempo.

SduxkC6NbHaA1jyDDJD74In1l1awR3LIx4EbwAJP

Na primeira estratégia falamos um pouco sobre a priorização das tarefas e a necessidade de organizá-las para que o seu dia seja mais produtivo. Falaremos agora sobre como se preparar para a execução dessas atividades.

Cronogramas e reuniões

Está em suas mãos a lista de tarefas a serem cumpridas com seus respectivos prazos e as suas prioridades já definidas, arranje-as então em horários. Observe quanto tempo você gasta para a execução de determinada tarefa, quais são as suas principais distrações e então, monte um cronograma.

Identificar as distrações é um passo importante para que você consiga otimizar o seu tempo. Às vezes, simples mudanças na ordem da execução dos processos, podem apresentar uma grande otimização de tempo em sua rotina.

Saber o tempo médio gasto nas atividades auxilia a montagem de um cronograma que enquadre as tarefas a serem realizadas. Estipular horários para início e término das tarefas ajudará na sua produtividade e otimização de tempo.

Lembre-se: excessos nunca são recomendados. Momentos de lazer e descanso são fundamentais para que a mente descanse, crie e funcione. Trabalhar 24 horas por dia, fazendo as tarefas a qualquer hora e sem uma ordem são prejudiciais.

Estabeleça horários e planeje o seu dia seguindo o que foi predefinido. Distribua seu tempo de forma inteligente, com certeza suas tarefas fluirão melhor.

Dica: para conseguir organizar o seu dia e planejar tarefas o uso de ferramentas é muito indicado. Algumas ferramentas como o Todoist e o Trello, permitem que você gerencie as suas tarefas de forma simples. Confira quais são as ferramentas ideais para organizar as demandas da sua empresa.

3. Relacionamento com o cliente

Falaremos agora sobre a estrela do seu negócio: o cliente. A sua empresa pode ser impecável em relação a otimização de tempo ou ter um estoque tão organizado que outras pessoas conseguiriam identificar com rapidez os seus produtos, porém sem a adesão dos clientes, todo o trabalho é em vão.

O relacionamento com o cliente é muito importante para o sucesso da empresa, já que quando conquistado ele terá em mente sempre o seu negócio como referência.

OzhJIBiGYd3tqQ99SaNCMDSbtHZvJXio6_Agz-_0

Todo o processo de atrair o cliente e convencê-lo de que a sua empresa oferece a melhor solução é longo e envolve muitas etapas, sendo assim, não perca a confiança do usuário após realizar a venda. Você deve pensar na satisfação do cliente com foco e tentar sempre que possível, surpreendê-lo positivamente.

Clientes que são conquistados se transformam em divulgadores da sua empresa que demonstram o seu negócio com ânimo e autonomia. Para que isso ocorra é preciso criar um relacionamento com eles.

Como esse relacionamento pode ser criado? Procure saber sobre a satisfação do cliente em adquirir o produto e fazer melhorias em suas empresa quando receber críticas. Pergunte a ele o que foi atrativo e quais são as suas sugestões de atendimento.

O cumprimento dos prazos estabelecidos também são importantes, por isso esteja atento a data de envio dos produtos e ao dia e horário marcado para a execução de um serviço. Capriche em tudo o que for fazer, pequenos detalhes fazem a diferença.

Dica: identifique de forma inteligente as preferências do seu cliente e o surpreenda com promoções e descontos especiais de itens relacionados. Não se esqueça dele mesmo que ele não tenha feito compras recentes e quando ele realizar uma compra, o surpreenda na realização do serviço ou envio dos itens. Quem não gosta de um mimo, né?

Veja o post: a importância de conquistar o cliente ao acessar o seu site e saiba como atrair ainda mais a atenção dos usuários da web.

Essas três dicas são os passos iniciais para ter sucesso no ambiente virtual e tornar o seu negócio cada vez mais produtivo. Veja também o post: como criar estratégias de Marketing Digital e aprenda a fixar a sua empresa na cabeça do cliente.

Para ter resultados ainda melhores em sua empresa, baixe a nossa planilha de acompanhamento de vendas e não se perca mais com os números.

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: