Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site 11 elementos essenciais no desenvolvimento de website

11 elementos essenciais no desenvolvimento de website

O desenvolvimento de um website é considerado uma etapa especial para qualquer negócio. Leia o artigo e entenda!

| Atualizado em
por Time Construsite

O desenvolvimento de um website é considerado uma etapa especial para qualquer negócio. Nesse momento, você entende que precisa dar o próximo passo e crescer como empresa no mercado digital.

Porém, o que não pode faltar em um site? Apenas criar páginas virtuais não é o suficiente — é importante prezar pela qualidade delas. Dessa forma, você sabe que vai ter sucesso em atrair mais oportunidades de negócio.

Para lhe ajudar, saiba agora quais são as coisas importantes para um site prosseguindo com a leitura do artigo!

O que não pode faltar em um site criado de maneira profissional?

A gente sempre quer a recompensa, saber onde vai chegar, a ponto de querer tanta resposta que esquece de fazer. As etapas do caminho são fundamentais.” (Gustavo Kuerten)

A criação de um site passa por diferentes etapas — cada uma garante diversos elementos que montam um site completo. A ausência de um ou outro elemento pode diminuir a qualidade e causar a perda da melhor experiência do usuário.

Para evitar que isso aconteça, é importante que saiba o que não pode faltar em um site. Prosseguindo com a leitura, listamos 11 elementos que são essenciais!

1. Velocidade do site

A velocidade do site é tão importante, que é um dos principais critérios de ranqueamento do Google para melhor se posicionar nas pesquisas. Quanto maior a velocidade, mais você diminui a taxa de desistência dos seus usuários.

Para garantir isso, é necessário:

  • Eliminar plugins e scripts desnecessários para o seu site;
  • Revisar o código do site;
  • Contratar uma hospedagem de qualidade e ofereça espaço suficiente;
  • Habilitar o cache;
  • Realizar testes antes de publicar o site — e continuar realizando após a publicação;

O tempo recomendado pelo Google é entre 0,5 e 2 segundos — no máximo, 3 segundos!

2. Navegação intuitiva

A navegação intuitiva é uma das coisas importantes para um site, pois impacta diretamente na experiência do usuário. Um site com esse tipo de navegação é aquele em que os usuários encontram aquilo que querem sem dificuldades.

Para fornecer essa navegação, é importante manter as informações principais no topo, assim como o menu, e ter um campo de pesquisa bem visível.

3. Design responsivo

Design responsivo é aquele onde a página do site se adapta aos diferentes tipos de tela, principalmente de dispositivos móveis. É diferente de site mobile, feito especialmente para tablets e smartphones.

Através disso, a experiência do usuário não é prejudicada, independente de onde estiver vindo o acesso. Considerando que 98,1% dos brasileiros com internet acessam os sites pelo celular, isso é mais que importante.

4. Otimização do site

Um site profissional já é inicialmente preparado para as técnicas e estratégias de SEO. O SEO tem como objetivo melhorar o posicionamento do seu domínio nos mecanismos de busca, como o Google.

Com isso, fica mais fácil aparecer na primeira página de resultados e alcançar mais usuários. Por isso, a otimização de site é algo essencial para pequenas e médias empresas que não podem disputar com a publicidade paga das grandes.

5. Blog

O blog é um dos principais elementos de uma página web, tendo grande peso na exposição do seu site na internet. Através dele, ocorre a criação de conteúdo escrito, que atrai e gera potenciais clientes.

6. Informações para entrar em contato

Outro dos grandes elementos de uma página web são as informações para contato, que aparecem no site com destaque. Através delas, o potencial cliente pode entrar em contato e tirar dúvidas, reclamar ou realizar uma compra.

As principais formas de contato que devem ser disponibilizadas no seu site profissional são:

  • Telefone (para ligações e para mensagens instantâneas);
  • E-mail;
  • Redes sociais;
  • Formulário para contato;
  • Chat de autoatendimento;
  • Entre outras opções.

7. Layout personalizado

O layout personalizado interfere muito na qualidade de um site, pois aprimora os seus elementos e dá a cara da sua empresa. Se investir em um design de baixa qualidade, você pode afastar os usuários que clicarem em seu site.

Um website com layout de qualidade é aquele que apresenta equilíbrio entre os seus elementos. O título deve ser curto e suficiente, os ícones devem ser intuitivos e as imagens devem ter conexão com o que está sendo dito.

8. Identidade visual

Sabe quando falamos sobre layout? Dentro dele, existe outra coisa importante para um site: identidade visual. Ela deve ser garantida no desenvolvimento de website para que gere a identificação do público com a sua marca.

9. Domínio de site próprio e personalizado

Outro dos elementos de uma página web que não pode esquecer é o domínio do site, que deve ser próprio e de qualidade. Um bom domínio é aquele que é curto, fácil de ler e identifica bem a sua empresa.

Mas por que um domínio próprio? Acontece que dessa forma você passa mais autoridade digital — poucas pessoas confiam em sites sem domínio próprio!

10. Integração fácil e rápida com as redes sociais

Sites não funcionam sem as redes sociais, pois elas são os principais canais para relacionamento com o cliente. Ao inserir os links e botões de cada rede que possui, você facilita a vida do usuário e pode aumentar o número de visitas.

11. Atualização

Por fim, a criação de site deve garantir que consiga atualizar o seu website por meio de um painel de controle intuitivo. Dessa forma, você não fica para trás conforme o mercado digital muda.

Qual é a opção mais confiável para o desenvolvimento de website?

A Construsite Brasil é uma empresa referência no segmento de criação de site, tendo mais de 17 anos de experiência. Com bom custo-benefício, proporciona todos os recursos citados aqui e outros mais, como:

  • Suporte telefônico ilimitado e a qualquer momento;
  • Backup diário do seu site, em caso de queda;
  • Contas de e-mail específicas para a sua empresa.

O desenvolvimento de website da nossa empresa é completo e confiável. Preencha o formulário abaixo para que possamos mostrar a você o que temos de diferente a oferecer!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: