O melhor blog sobre sites e lojas virtuais
10 passos para criar um site vendedor
Ter um site entrega mais visibilidade para o seu negócio, fazendo com que consequentemente, você conquiste mais clientes e aumente as suas vendas.
Para entender que a internet é um dos melhores meios para a divulgação , não é necessário realizar milhares de estudos, basta observar as pessoas ao seu redor e as suas próprias ações. Pense quais são as suas atitudes ao buscar por um produto ou qual é o meio mais simples para adquirir informações.
Apenas observando, podemos concluir que a internet tem forte presença no dia a dia das pessoas. Por essa razão, não é uma surpresa dizer que não estar inserido no ambiente online é o mesmo que estar a perder oportunidades de expandir o seu negócio.
Para não perder mais tempo e aproveitar da melhor maneira as chances que o ambiente virtual tem a oferecer, veja a seguir o passo a passo de como criar um site vendedor.
1° - Faça um planejamento
Tudo começa no planejamento . Procure saber o que é necessário que a sua empresa adquira para se inserir no mercado e se ela está pronta para esse desafio.
Pegue um papel e responda: Qual o segmento do seu site? Quem vai administrá-lo? Qual é o orçamento disponível? É preciso saber como todos esses processos serão realizados antes de iniciar para não abandonar o projeto no caminho ao se deparar com alguma dificuldade não pensada.
Defina também a sua persona , ou seja, para quem você irá vender? Quais meios de pagamento serão disponibilizados? Qual será o tipo de entrega que será realizada ou qual frete cobrar?
Quando todas essas questões são resolvidas e pensadas previamente, o número de imprevistos diminui, além da sua empresa iniciar mais estruturada e com o direcionamento certo.
2°- Registre o seu domínio
A criação e registro de um domínio é uma das atitudes primordiais de quem deseja colocar o site no ar. Também como conhecido como endereço de URL , o domínio será o meio para que encontrem o seu site de forma direta.
Exemplo de domínio da empresa Construsite Brasil.
Existem duas maneiras de fazer o registro de um domínio nacional sendo: o Registro.br , que faz parte do CGI (Comitê Gestor de Internet) a organização que regulamenta a internet no Brasil ou através de empresas de soluções para web que prestam esses serviços, como a Construsite Brasil.
O domínio é o nome do seu site que aparecerá após o www . Ele passa um aspecto mais profissional para a sua empresa na internet.
3° - Defina o lugar aonde irá hospedar o seu site
A hospedagem de um site é um serviço que disponibiliza as informações do seu site na internet de maneira online , podendo ser visto por qualquer usuário, 24 horas por dia.
O processo de hospedagem requer muito cuidado. É necessário que a empresa que realizará o serviço tenha um servidor que suporte o fluxo de informações e que seja seguro para que não haja interrupção da conexão do seu site.
A instabilidade do servidor poderá fazer que o seu site não seja encontrado ao ser acessado ou que ao tentar realizar a compra do seu produto, ocorram interrupções que façam o usuário desistir da ação.
Avalie as empresas que oferecem esse serviço antes da contratação. Uma empresa conceituada evitará problemas futuros.
4°- Escolha uma empresa para criar o seu site
Escolha uma empresa qualificada e com uma grande cartela de clientes satisfeitos. Leia avaliações sobre a empresa e busque saber mais sobre o local. Prefira contratar os serviços em um local que poderá tirar as suas dúvidas e ensinar as funcionalidades do seu site passo a passo.
Ao falar em criação de sites , estamos nos referindo a todo o processo, desde a programação ao design. Cada etapa tem uma influência direta em como o usuário verá o seu negócio e o desenvolvimento do seu site afetará a imagem da sua empresa.
Um site mal desenvolvido e que apresente constantes problemas linkará essa imagem ao seu produto. Os usuários passarão a enxergar a solução oferecida como falha antes mesmo de adquiri-la.
O mais indicado é a contratação de uma empresa confiável , que ofereça suporte e seja conceituada no mercado com o objetivo de evitar complicações futuras. Tomar uma decisão precipitada nessa etapa poderá comprometer todo o processo a longo prazo. É como o famoso ditado em que o barato sai caro depois.
5° - Busque referências
Pesquise sites que atuam no mesmo segmento que você e identifique necessidades do seu público. Busque referências do que está em alta do seu segmento,e implemente as boas ideias do mercado.
6° - Crie conteúdo relevante
A criação de conteúdo relevante é uma das formas mais eficazes do seu site ser visto perante os buscadores (Google, Bing, Yahoo) como interessante para os usuários. Essa prática gera interesse e engajamento do público.
Pense comigo: Você entra em um site que tem uma fraca descrição dos seus produtos, nenhuma especificação e deixa vários aspectos em dúvida. Ele seria a sua primeira opção para adquirir o serviço?
Outro tipo de conteúdo como explicações das utilidades do seu serviço, dados de mercado e formas mais eficazes de usar a sua solução serão bem vistos pelo usuário que entende a preocupação da empresa em atendê-lo bem.
Ofereça conteúdos atrativos na descrição dos produtos e principalmente no blog , para que novos caminhos até o seu site sejam criados e a sua solução descoberta.
7°- Use imagens de qualidade
O principal objetivo do site é divulgar a empresa e atrair a atenção dos usuários visando expandir o alcance do seu negócio no ambiente virtual.
Quando um usuário visita o seu site e não possui nenhum conhecimento prévio, provavelmente ele passará a enxergar a sua empresa de acordo com o que encontra.
As imagens divulgadas no seu negócio serão a sua empresa perante o público. Uma foto de péssima qualidade na página inicial, nos banners ou nos portfólios, pode representar um desinteresse da empresa ou péssima prestação de serviços.
Saiba como tirar boas fotos para o seu site e melhore a imagem que os usuários tem do seu negócio!
8° - Preocupe-se com o SEO
Otimizações realizadas no conteúdo das páginas online tornam a sua empresa mais visível no Google . Isso ocorre, pois o buscador prioriza a exibição de conteúdos relevantes, atrativos e confiáveis.
Quando as otimizações são realizadas fica mais simples do Google entender aquela página e ao que ela se refere. Conteúdos divididos em subtítulos ajudam o buscador a ter uma resposta mais rápida sobre determinados temas, já que ao processar o título de um tópico, o buscador pode indicar com mais eficiência o texto quando o usuário pesquisar sobre o assunto.
Entenda: Ao buscar no Google: O que é SEO? Ele realizará uma busca nos seus conteúdos cadastrados e apresentará os mais relevantes. O seu conteúdo poderá aparecer nas primeiras posições caso os seus títulos estejam otimizados, pois aponta o tema de forma objetiva para o buscador.
Exemplo de título otimizado que indica o conteúdo do parágrafo.
Saiba mais sobre SEO no nosso post: SEO e Pagerank: o que são?
9° - Interaja com o seu público e colete contatos
Use as redes sociais para criar interação com o público para que ele se interesse em acompanhar a sua empresa e deseje os seus produtos. Muitas pessoas podem não buscar diretamente pelo seu produto, mas encontrá-lo após verem um bom atendimento ou elogio sobre a sua empresa nas redes sociais. Dê atenção a esse público.
Aproveite também para coletar leads (dados dos seus consumidores potenciais) usando as Landing Pages , ou seja, páginas de destino mais atrativas para os usuários. Através delas os usuários podem fornecer alguma informação de contato para que a sua empresa fale com ele.
10°- Invista em estratégias de marketing digital
Afinal, o que não é visto não é lembrado . O seu site pode estar no ar, mas isso não indica que estará nas primeiras posições de pesquisa e será visto por todos os usuários que buscarem pela solução oferecida na sua empresa.
Fixe-se na mente dos clientes, seja visto! O marketing digital é um conjunto de ações de comunicação para serem aplicadas no ambiente virtual e é usado principalmente para divulgar e conquistar novos clientes melhorando a sua rede de relacionamentos.
Não deixe a sua empresa permanecer no anonimato. Leve as suas soluções a um novo patamar.
Leia o nosso post: A importância do Marketing Digital e saiba mais!
Agora que você já tem um passo a passo de como criar um site campeão de vendas não espere mais e mãos à obra.
Com um site preparado para atender as demandas de sua empresa e levar o melhor serviço aos seus clientes, é necessário buscar mais conhecimento para continuar no caminho rumo ao sucesso. Baixe o nosso e-book e veja como vender mais!
Autor:
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.