CONHEÇA AS ETAPAS DO PLANEJAMENTO DAS REDES SOCIAIS DO SEU NEGÓCIO

Abaixo iremos explicar as etapas para a ativação das redes sociais do seu negócio. Você ficará familiarizado com o processo e a elaboração do planejamento será mais prazerosa.

As orientações dos processos são válidas para qualquer Plano de Gestão de Rede Social oferecido pela Construsite Brasil.

1. Conhecendo o Cliente

O setor de Marketing acaba de receber a notícia que irá alavancar as redes sociais do seu negócio. Estamos ansiosos para conhecer melhor o seu cliente e você entrará em ação com o seu conhecimento para ser também o nosso parceiro na hora de criar estratégias.

Nesta etapa iremos:
Conhecer o seu negócio;
Analisar a sua presença digital;
Realizar um briefing (coleta de informações);
Analisar os seus concorrentes no universo online.

Será feito contato telefônico para uma conversa inicial. Logo após, você receberá o documento de briefing com perguntas e pontos-chave para elaborar o planejamento de marketing do seu negócio.

Enquanto aguardamos a sua resposta, o setor de marketing não ficará parado: começaremos o nosso trabalho de FBI para analisar o seu segmento, tendências e possíveis referências no universo online.

Prazo estimado da etapa: 3 dias úteis.

Este prazo pode variar a depender do tempo de resposta do cliente.

1. Conhecendo o Cliente

2. Elaboração da Pauta

Chamamos essa etapa de elaboração de pauta - cronograma e temáticas de todas as postagens que iremos criar - mas você verá que vai muito além disso.

Essa pauta nada mais é que um documento com todas as informações coletadas e discutidas sobre o seu negócio e as projeções para as redes sociais que iremos criar/gerenciar.

Iremos elaborar a pauta após envio do briefing e alinhamento de informações da etapa 1. Por isso, essa etapa pode ser prorrogada caso a etapa 1 esteja com pendências.

Prazo estimado da etapa: 2 dias úteis para envio da pauta após a conclusão da etapa 1.

2. Elaboração da Pauta

3. Aprovação de Pauta e 4. Criação de Peças

As etapas, 3 e 4, irão acontecer em paralelo. Enquanto aguardamos a sua aprovação da pauta, entrará em ação o nosso time de designers. Conforme indicações e referências da comunicação visual desejada para divulgar o seu negócio, nossos designers criarão modelos de imagens que seguiremos em qualquer postagem na rede social.

A padronização da comunicação visual é importante para que o seu cliente passe a conhecer a sua empresa por outros elementos além do nome, como cores, símbolos e uma comunicação contínua que reforce os seus valores e missão de mercado.

Veja um exemplo

Cliente Gilvan Transportes - Rede Social Facebook

Cliente Gilvan Transportes - Rede Social Facebook
Cliente Gilvan Transportes - Rede Social Facebook
Cliente Gilvan Transportes - Rede Social Facebook
Cliente Gilvan Transportes - Rede Social Facebook
Cliente Gilvan Transportes - Rede Social Facebook
Cliente Gilvan Transportes - Rede Social Facebook

Sobre a criação dos modelos de peças

O nosso time de designers têm competências e domínio da área para criar uma comunicação interessante, moderna e exclusiva para o seu negócio. Seguimos as indicações de expectativas e principalmente, a sua logo.

Quando conversamos sobre referências visuais na etapa 1, tudo que foi indicado por você será considerado e guiará este trabalho.

Fique tranquilo! Enviamos os modelos de peças para a sua aprovação e você poderá fazer considerações e realizar a aprovação atendendo as suas expectativas.

O cliente tem direito a 1 prova nesse momento do trabalho, já que estaremos seguindo indicações anteriores.

Sobre mudança futura dos modelos de peças

Ao longo do trabalho estaremos construindo uma identificação de valor da comunicação da sua empresa. Caso deseje fazer uma segunda prova ou alterações nos modelos no decorrer do trabalho, será cobrado o valor R$100,00 (cem reais) por prova adicional.

Sobre as redes sociais

É durante essa etapa que iremos assumir a gestão da rede social caso já exista para personalizá-la e caso seja preciso, faremos a criação dela para que o nosso trabalho comece com tudo em perfeita harmonia!

Sobre a aprovação da pauta

Você poderá neste momento, indicar possíveis mudanças nos temas de cada postagem sugerida conforme o plano contratado. Atente-se ao cronograma que será enviado indicando qual o dia de cada postagem pois ao aprovar um tema, por exemplo, de promoção de um produto, você precisa verificar a disponibilidade futura dele.

Caso sejam feitas indicações e mudanças na pauta, iremos enviá-la para a sua nova aprovação e se for aprovada de primeiro, já iremos seguir com o trabalho!

*Após aprovação da pauta serão criadas as peças e conteúdo de cada postagem. Para solicitar possível mudança na pauta no decorrer do trabalho, o cliente precisa informar com antecedência mínima de uma semana da postagem, podendo o time de marketing não conseguir atender a alteração da semana em prazos menores.

Prazo estimado da etapa: 3 dias úteis. Este prazo pode variar a depender do tempo de resposta do cliente sobre as etapas 3 e 4.

Chegamos ao fim do planejamento da gestão das redes sociais do seu negócio e, caso tenha acontecido tudo dentro dos prazos esperados, será concluído após 8 dias úteis.

Entendemos que para todo empreendedor a rotina é corrida e cuidar de mais uma área na empresa pode ser uma tarefa difícil. Estamos aqui para sermos parceiros. Por isso, caso o início do seu trabalho ultrapasse o prazo inicial de 8 dias úteis fique tranquilo.

O período mínimo de contrato da gestão do seu negócio, 6 meses, só começa a contar a partir do início do trabalho na rede social, ou seja, a primeira postagem na rede social.

Start no Trabalho!

A rede social da sua empresa já está personalizada, com conteúdo interessante sendo oferecido ao público e agora, precisamos mostrar isso ao máximo de pessoas que compreendem ao seu público, certo?

É nessa etapa, após início do trabalho na rede social, que começamos a realização de campanhas. Para isso, faremos contato para coletar informações de possíveis ofertas e valor disponível para as campanhas. O valor disponível para anúncios só poderá ser cobrado via um cartão de crédito da empresa ou do seu representante.

*Este valor será pago para a rede social que irá circular o anúncio, não estando incluso no valor fixo pago a Construsite Brasil.

VEJA UM EXEMPLO DE ANÚNCIO

Os anúncios são compostos de imagens e legendas.

Os anúncios são compostos de imagens e legendas.
Os anúncios são compostos de imagens e legendas.

Confira o trabalho em tempo real realizado nas redes sociais de nossos clientes:

Conheça mais os termos das Redes Sociais

Anúncio/patrocínio: conteúdo pago que irá veicular na rede social com uma mensagem, promoção e/ou informação de valor para atrair novos clientes para a sua rede social, site e outras ações.

Briefing: documento com as principais informações sobre o seu segmento e os objetivos do seu negócio. Este documento é preenchido pelo cliente.

Engajamento: conjunto das ações realizadas pelos usuários na sua rede social que são vistas com valor para conquistar os nossos objetivos: curtidas, reações, compartilhamentos, comentários, clicks no link disponibilizado e o simples fato do usuário ter visualizado o nosso conteúdo.

Legenda: conteúdo textual que irá complementar e/ou descrever os objetivos de cada peça na rede social.

Orgânico: conteúdo gratuito, ou seja, que será postado na sua rede social e não terá nenhum investimento. Os retornos gerados por esses conteúdos gratuitos são chamados de orgânico na rede social.

Pauta: cronograma e temas das postagens que acontecerão no período de um mês para a sua rede social.

Peça: imagem produzida com foco em atração do público reforçando a sua marca - contendo cores e presença do logo - e com um texto publicitário.

Postagem: é formado pelo conjunto da peça e legenda que serão veiculadas na sua rede social conforme cronograma apresentado.

Planejamento: documento final que integra as informações discutidas durante todas as etapas para criar/gerenciar a rede social.

Quer ir além e conhecer os termos exclusivos das principais redes sociais? Temos conteúdos para você! Facebook I Instagram I LinkedIn

Conheça as principais Redes Sociais

Facebook

A mais conhecida rede social do mundo, tem atualmente 2 bilhões de usuários ? sendo 130 milhões no Brasil ? e esse universo é hoje tomado por empresas que utilizam os seus recursos e soluções para estar cada vez mais próximas do seu público.

A plataforma de gerenciador de negócios do Facebook, proporciona apresentar as empresas de forma interativa, personalizada e ainda reconhecer diferentes níveis de engajamento do público com a marca.

Reações

Além disso, o Facebook possui o Messenger uma ferramenta de mensagens instantâneas que pode ser um forte aliado para a sua estratégia, uma vez que o Messenger possui recursos diversos, como bots e respostas inteligentes para agilizar o atendimento ao cliente.

Com o Facebook, é possível também buscar engajamento através da criação de eventos, divulgação de Lives, lançamento de produtos, além de publicar Stories que ficam disponíveis 24 horas (contaremos logo mais o que é um stories).

Veja mais: Perfil da Construsite Brasil

Facebook

Instagram

O Instagram é a rede social queridinha do momento e tem ganhado números expressivos de novos seguidores que são atraídos por seus recursos descontraídos e atualizações frequentes. Essa rede social quando criada, foi pensada exclusivamente para acesso via mobile (dispositivos móveis) e aos poucos vem ganhando recursos para a sua visualização em computadores.

A rede social possui grande apelo visual por isso, é preciso caprichar ainda mais nas peças e fotos que entregamos aos usuários. O recurso da história - popularmente conhecido na sua nomenclatura em inglês, stories - tem um grande potencial de alcance e ainda permite apresentar conteúdos de forma interessante e que desperta a atenção dos usuários. Os stories podem ser destacados no perfil da empresa alongando a sua vida útil na rede social. Além disso, a rede social pode oferecer muitos outros recursos para fortalecer a imagem da sua empresa.

Veja mais: Perfil da Construsite Brasil

Instagram

LinkedIn

Rede social com grande potencial de conexões profissionais - para pessoas e empresas. É nela, que muitos conteúdos mercadológicos são discutidos com uma pauta de mais vínculo com a seriedade e profissionais conquistam a autoridade na sua área de atuação.

O perfil de público que a utiliza diz muito sobre o poder da sua segmentação para campanhas: é possível selecionar com mais propriedade que a sua campanha seja vista por profissionais de um cargo relevante dentro de empresas. O foco em campanhas e uso dessa rede social é muito indicado para empresas que possuem público B2B. Mas, é preciso dizer que quanto mais informação, mais elas valem.

Veja mais: Perfil da Construsite Brasil

Twitter

Rede social em que acontece troca de informações cotidianas dos usuários em poucas palavras. As marcas através dos tweets contam a sua história, dividem promoções e também, interagem com os usuários. É uma rede social com grande perfil de descontração e utilizada em maioria pelo público jovem.

Além disso, é nessa rede social que as pessoas comentam, discutem e interagem em tempo real sobre os assuntos do momento: esporte, jornalismo, programas de TV e outros. Para estar nessa rede social é preciso ter bastante alinhamento com o tempo para identificar oportunidades certas de interagir com o público.

Pinterest

Vista como um grande painel de inspirações, o Pinterest é uma rede social de grande apelo visual onde são compartilhadas dicas, tutoriais e fotos de modo geral de vários assuntos. Com isso, é uma rede social de grande alcance e referência para segmentos que envolvem beleza, moda, arte, culinária e outros.

Se você deseja, entre outras coisas, construir autoridade, conexão e envolver o seu público com um ótimo conteúdo, é uma grande aposta!

YouTube

Vídeos hoje são tudo! O YouTube além de ser um grande concentrador de conteúdo do segmento musical, passou a ser visto como um grande canal para aprender, compartilhar dicas, tutoriais e opiniões para serem discutidas. É por isso, que hoje temos grandes influenciadores, chamados de youtubers que fizeram o seu nome através de um bom trabalho na rede social.

A rede social é hoje a maior plataforma de vídeos do mundo, possuindo cerca de 98 milhões de usuários só no Brasil. Se a sua empresa quer apostar no conteúdo em vídeo, é nessa rede social que começará a nossa estratégia. Nela há espaço para gerenciar conteúdos de diversos segmentos.

Veja mais: Canal da Construsite Brasil

Vamos em busca do sucesso da sua empresa nas redes sociais? Conte com a gente!

© 2020 Desenvolvido por  Construsite Brasil  -  Criação de Sites
Orçamento por WhatsApp