Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Mídias Sociais Qual a melhor rede social? Parte III - LinkedIn

Qual a melhor rede social? Parte III - LinkedIn

Como escolher a rede social certa para a sua empresa?

| Atualizado em
por Time Construsite

Quer inserir sua empresa no mundo digital? Então você deve estar se perguntando muito sobre criação de sites e redes sociais, certo? Anteriormente, vimos características específicas do Facebook e do Twitter para a atuação de perfis comerciais. Hoje você irá descobrir se o LinkedIn foi, ou não, feito para o seu negócio! Vamos lá?

LinkedIn_Logo_svg.png

 

O LinkedIn

Pensa-se muito que esta é um rede social voltada para divulgação de currículos e vagas de emprego. Embora esta seja uma de suas características, a verdade é que ela não se restringe apenas a isso. Imagine um espaço dedicado ao universo profissional, com uma série de informações a respeito e pessoas influentes em inúmeras áreas de atuação. Este é o LinkedIn.

Seu objetivo central é o relacionamento entre profissionais de diversas áreas. O Brasil, atualmente, conta com cerca de 20 milhões de usuários¹ e, no ranking de Principal Rede Social no país², o LinkedIn ocupa a terceira posição. Além de realizar ligações entre usuários, ele também atua como uma  ferramenta de disseminação de conteúdo, tanto para empresas, quanto para pessoas em busca de referências e conexões em sua área profissional.

 

Vantagens gerais do LinkedIn:
Por ser voltado para o meio profissional, a personalização da página de uma empresa é maior do que qualquer outra rede social. Ao criar uma Company Page, página exclusiva para a sua empresa, você adiciona informações relevantes aos usuários e, com isso, você entra em um universo de interações diretas (curtir, comentar e compartilhar). Além disso, há a possibilidade de:
- Criar grupos fechados e abertos para debates e, através deles, você ainda pode tornar sua empresa influente.
- Criar um portfólio de conteúdo, uma vez que, assim como no Facebook, esse conteúdo não some da noite para o dia. Dica: Inserir palavras-chave do seu negócio no conteúdo, pode tornar a sua página mais fácil de ser encontrada, ampliando seu alcance na rede social.
- Ter maior visibilidade nos relacionamentos profissionais, o que pode firmar uma boa imagem da sua empresa.

Como o objetivo é a interação entre os profissionais, no LinkedIn é possível visualizar um histórico profissional na página da empresa, o que permite:
- Manter contato com colaboradores e ex-colaboradores, além da possibilidade de estreitar os laços profissionais entre colegas de trabalho.
- Criar listas de conexões das quais as pessoas conheçam, confiam e indicam.

Assim como no Facebook, aqui há a possibilidade de integrar o Twitter nas publicações, o que aumenta ainda mais as chances de interações com a audiência.

Também há a possibilidade de ser usado o LinkedIn Ads, o link patrocinado, para divulgar a imagem da empresa. Além disso, você ainda pode usar da ferramenta de análise para otimizar as estratégias de comunicação.

 

Novidades:
O LinkedIn vem lançando novas funcionalidades para a plataforma, como por exemplo:
- A criação de uma Showcase Page. Nada mais é que uma ramificação da Company Page, para tratar públicos diversos, de uma variedade de produtos e serviços de uma mesma empresa. A Showcase Page direciona melhor a comunicação de assuntos variados, para públicos diferentes, sem perder o interesse geral pela companhia.
- Possibilidade de interação com os usuários através de publicação de artigos relevantes para o seu mercado de trabalho, como dicas, visões sobre os negócios e outros.
- Espaço para bate papo e mensagens, reservadas ou em grupo, entre usuários com conexões. O formato do bate papo é mais clean e lembra muito o chat do Facebook, podendo inserir GIFs animados, stickers e etc.

 

Em relação ao público alvo:
O público jovem está em peso! Atualmente, fazem parte dessa rede, profissionais de várias áreas como Recursos Humanos, Saúde, Marketing e Educação. A participação do público feminino é crescente, agora elas já são 45% dos usuários brasileiros.

Se você ainda acredita que o LinkedIn é apenas uma rede de procura de empregos, está na hora de desencanar! O próprio LinkedIn divulgou ano passado um perfil de usuários Brasileiros, que conta um fato curioso:

Capturar(3).JPG

Lá um local onde as pessoas buscam por conhecimento e novas conexões, além de interagir com perfis comerciais quando estão interessados em seus produtos, pois consideram o LinkedIn como uma fonte confiável de informações. Confira o infográfico completo clicando na imagem acima.

 

Dificuldades:
- Para quem deseja muita interação com as postagens, o LinkedIn pode não ser o ideal. Ele é uma rede mais focada em visibilidade de conteúdo, do que em interações.
- Para algumas empresas, os requisitos para a criação de uma  Company Page, podem dificultar a inserção delas nessa rede social. Felizmente, o LinkedIn indica para essas empresas a criação de Grupos Abertos e Fechados, como uma alternativa de inserção.

Confira se sua empresa possui os requisitos para um Company Page.

- E por fim, se sua intenção é contratar pelo LinkedIn, a ferramenta para divulgação de oportunidades de emprego é paga.

 

O LinkedIn em relação às demais redes sociais

Informação mais relevantes: para cada área de atuação, existem conteúdos muito mais relevantes e significativos para os usuários. Segundo pesquisa do próprio LinkedIn, ele é uma fonte de informações confiáveis, organizadas e inovadoras, sendo 2x mais confiável que o Facebook e o Twitter.

infogrfico-conectando-consumidores-e-mar

 

Empresas que dão certo no LinkedIn

Todas! Realmente, essa é uma rede social que não dá motivos para que alguma empresa não esteja presente. Mesmo que exista apenas um perfil informando do que se trata o seu negócio, já é um bom motivo para estar por lá.

Um bom desempenho, por outro lado, exige uma grande participação em grupos e em disseminação de conteúdo, afinal, lá é o lugar ideal para falar sobre o seu negócio, suas opiniões sobre o mercado, publicar conteúdo, pesquisas Enfim, mostrar que você entende da sua área para tornar-se referência em seu segmento.

 

¹segundo o próprio LinkedIn, em fevereiro de 2015, o número de usuários superava a marca de 20 milhões de usuários no Brasil.
² Segundo pesquisas da comScore, o LinkedIn é a terceira principal rede social no Brasil, ficando atrás do Google + e Facebook.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: