Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing A experiência do usuário

A experiência do usuário

Se você tem um público, deve considerar os fatores que criarão um vínculo com ele!

| Atualizado em
por Time Construsite

O termo "experiência do usuário" não é muito conhecido, mas é muito importante para qualquer pessoa que oferece um serviço ou um produto.

A experiência para o usuário remete a todos os aspectos percebidos e sentidos por ele, ao utilizar o que a marca oferece. Ou seja: são comportamentos, sensações, emoções, percepções e vínculos que a pessoa cria ao experimentar um produto, sistema ou serviço cedido à ela.

Por isso, marcas e empresas devem sempre focar em formas de ofertar a melhor experiência para o usuário. E, acredite, pode não ser tão simples quanto parece.

A questão da usabilidade

O conceito de usabilidade - ou facilidade - com que a pessoa consegue interagir com um equipamento ou um serviço é fundamental para que a companhia tenha êxito na experiência do usuário.

Um grande erro cometido por empresas é focar no visual e não pensar na utilização do produto. Muitos investimentos já foram perdidos porque o projeto não foi focado na forma útil para um lançamento.

Por isso, pesquise, crie um projeto e teste sua viabilidade. Pense em maneiras de como facilitar o uso do que você tem em mente.

Dicas para alcançar uma boa experiência

O primeiro passo é conhecer o seu usuário:

Estude o comportamento dos mesmos e faça de seu produto ou serviço, um facilitador para eles.

Seja inovador, mas entenda que erros podem acontecer. Por isso, antecipe possíveis problemas e crie soluções. Isso ditará o sucesso ou o fracasso de seu projeto.

A identidade visual é o segundo passo:

Não adianta nada ter um produto bom, se ele não for atrativo, não despertar o desejo nem gerar atração para seu público-alvo.

Torne-o de fácil acesso. Ninguém quer saber de uma novidade, se não conseguir encontrá-la. A logística é fundamental nessa etapa. Antes do lançamento, certifique-se de que todos os seus clientes conseguirão ser atendidos.

Apresente um serviço confiável e crie uma relação forte. Seu público deve confiar no que sua marca fala e propõe para testar.

Na internet

Quando se trata de ambiente virtual, a experiência do usuário é ligada à interface de um site ou um aplicativo.

Para saber se ele tem uma boa navegação, usa-se como métricas: o tempo que o internauta levou para alcançar um objetivo, sua facilidade para aprender a lidar com o sistema e navegar no site, a eficiência com que ele interage com a plataforma e a fácil memorabilidade, ou seja, se o usuário conseguiu se recordar do que usou.

Além disso, pode-se contar a quantidade de erros cometidos até que ele alcançasse seu objetivo e sua satisfação.

Destacamos que as dicas citadas anteriormente, também são válidas para o ambiente virtual.

A Construsite Brasil oferece serviços de Criação de sites, Lojas virtuais e Planos de Marketing Digital para ajudar a desenvolver a sua empresa na internet e alavancar o seu negócio. Inclusive criamos um eBook completo com tudo que você precisa saber para vender no ambiente virtual, baixe grátis agora!


Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: